• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

Mostra Traços Incomuns mistura cinema e interlocução

Mostra Traços Incomuns oferecerá aos espectadores a chance de ver longas-metragens, cujos enredos abordam aspectos biográficos de nomes inovadores das artes no século 20, com a mediação não de um crítico cinematográfico, mas de artistas plásticos paranaenses importantes.

porPaulo Camargo
18 de agosto de 2014
em Cinema
A A
Diego Rivera (Alfred Molina) e Frida Kahlo (Salma Hayek) vivem uma relação intensa em Frida.

Diego Rivera (Alfred Molina) e Frida Kahlo (Salma Hayek) vivem uma relação intensa em Frida. Imagem: Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Quando um filme, seja ele uma obra-prima ou não, vem acompanhado de uma apresentação, feita por uma voz competente, capaz de incitar a plateia a buscar novos sentidos no título em questão, abre-se a possibilidade de interlocução. Algo muito desejável na fruição de uma manifestação artística, e nem sempre possível. De hoje até quinta-feira, às 19h30, no Auditório Brasílio Itiberê (da Secretaria de Estado da Cultura), a mostra Traços Incomuns – Cinema e Arte Moderna fará isso pelo público, em uma iniciativa do Museu da Imagem e do Som (MIS).

Embora não traga a Curitiba nenhum título inédito, ou indisponível em DVD, oferecerá aos espectadores a chance de ver os longas-metragens, cujos enredos abordam aspectos biográficos de nomes inovadores das artes no século 20, com a mediação não de um crítico cinematográfico, mas de artistas plásticos paranaenses importantes, que compartilharão com o público seus insights. Falarão de Frida Kahlo (1907-1954), Jackson Pollock (1912-1956) e Jean-Michel Basquiat (1960-1988), de suas respectivas obras e processos produtivos, mas também de como cada filme tenta dar conta de tudo isso.

“Filmes sobre Frida Kahlo, Jackson Pollock e Jean-Michel Basquiat serão apresentados por artistas paranaenses.”

Tríptica

A mostra, que tem entrada franca, abre com a exibição de Frida,(2002), da cineasta e diretora teatral Julie Taymor, responsável pela premiada versão para os palcos da animação O Rei Leão, dos Estúdios Disney. Quem apresenta o filme, vencedor dos Oscars de melhor trilha sonora e maquiagem, é a pintora Cristina Mendes. No longa, a reverenciada (e autorreferente) artista mexicana Frida Kahlo é vivida por sua conterrânea Salma Hayek, indicada ao prêmio da Academia por sua atuação. Ela divide a cena com o britânico Alfred Molina, que vive seu companheiro, o também pintor e muralista Diego Rivera, e o australiano Geoffrey Rush, na pele do líder revolucionário russo, de quem Frida também foi amante..

Quarta-feira será a vez do pintor Geraldo Leão falar de Jackson Pollock, o gênio do expressionismo abstrato norte-americano que expandiu os limites da pintura, para se tornar uma referência da arte contemporânea. O filme em questão é Pollock (2000), dirigido e estrelado por Ed Harris, que ganhou uma indicação ao Oscar de melhor ator – Marcia Gay Harden acabou levando a estatueta, na categoria de melhor coadjuvante, por sua interpretação no papel de Lee Krasner, companheira de Pollock e uma influente artista do abstracionismo da segunda metade do século 20.

No terceiro e último dia da mostra, a gravadora Ana Gonzáles fala a respeito do longa-metragem Basquiat – Traços de uma Vida (1996), de Julian Schnabel (de O Escafandro e a Borboleta), que acompanha a trajetória do artista Jean-Michel Basquiat (Jeffrey Wright). O norte-americano iniciou sua carreira nas ruas nova-iorquinas como grafiteiro, foi descoberto pelo papa da pop art Andy Warhol (vivido por David Bowie), atingiu sucesso meteórico, mas acabou morrendo tragicamente de uma overdose de heroína, em 1988, aos 27 anos.

TEXTO PUBLICADO ORIGINALMENTE NO JORNAL GAZETA DO POVO EM 18/08/2014.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Alfred Molinaarte modernaAuditório Brasílio ItiberêCinemaCristina MendesEd HarrisFrida KahloGeoffrey RushJackson PollockJean-Michel BasquiatJulie TaymormostraOscarSalma HayekTraços Incomuns

VEJA TAMBÉM

Documentário sobre David Bowie abriu a edição 2026 do É Tudo Verdade. Imagem: ARTE / Divulgação.
Cinema

‘Bowie: O Ato Final’ aponta para a genialidade do artista em seus momentos finais – É Tudo Verdade

15 de abril de 2026
Gabriel Leone estrela a adaptação de 'Barba Ensopada de Sangue'. Imagem: Globoplay / Divulgação.
Cinema

‘Barba Ensopada de Sangue’ é forte na atmosfera e frágil na dramaturgia

9 de abril de 2026
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Documentário sobre David Bowie abriu a edição 2026 do É Tudo Verdade. Imagem: ARTE / Divulgação.

‘Bowie: O Ato Final’ aponta para a genialidade do artista em seus momentos finais – É Tudo Verdade

15 de abril de 2026
Registro de 'Piracema', do Grupo Corpo. Imagem: Humberto Araújo / Divulgação.

Crítica: ‘Piracema’ e o Corpo que insiste no movimento – Festival de Curitiba

14 de abril de 2026
Malu Galli em 'Mulher em Fuga'. Imagem: Annelize Tozetto / Divulgação.

Crítica: ‘Mulher em Fuga’ é encontro de Malu Galli e Édouard Louis em cena – Festival de Curitiba

13 de abril de 2026
Sarah Snook e Jake Lacy são a família Irvine em 'All Her Fault'. Imagem: Universal Studios / Divulgação.

‘All Her Fault’ acerta quando mira o privilégio

10 de abril de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.