A Caixa Cultural, instituição que fica no centro de Curitiba, constantemente realiza exposições, exibições de espetáculos teatrais, shows e cursos voltados à comunidade.
O espaço conta com galeria, teatro e salas de oficinas próprias. No caso dos pequenos cursos que são ofertados, eles geralmente são gratuitos. Basta manifestar interesse através de e-mail e, se houver vaga, o interessado pode participar.
No mês de setembro, o cronograma já se encontra preenchido com três oficinas, sendo que duas delas ainda estão com inscrições abertas.
Os eventos deste mês abordam temas bastante diversos e focam públicos diferentes, de crianças a adultos. Todos, felizmente, são gratuitos.
Abaixo você confere quais são as oficinas ofertadas pela Caixa Cultural. Caso haja interesse em algum evento, é uma boa ideia se apressar na inscrição, já que as vagas se limitam ao máximo de 20 pessoas por evento.
Para relaxar mais
A Caixa Cultural, instituição que fica no centro de Curitiba, constantemente realiza exposições, exibições de espetáculos teatrais, shows e cursos voltados à comunidade.
No dia 23 de setembro, entre 14h e 18h, será realizada a oficina “Respiração como o Recurso para Relaxamento”, que tem como ministrante Áurea Maria Silva.
Como o próprio nome sugere, o encontro procurará mostrar como é possível diminuir estresse e cargas negativas a partir de exercícios envolvendo a respiração. Além de aprender como relaxar o corpo e a mente, a prática também promete oferecer maior compreensão do funcionamento do próprio organismo.
O evento é voltado exclusivamente para profissionais que utilizam o corpo de forma intensa em seus trabalhos, como atores, dançarinos, músicos e outros profissionais da performance e educação.
Para se inscrever, basta enviar um e-mail manifestando interesse pela oficina para gentearteira.pr@caixa.gov.br.
Pintando com luz
Voltada para crianças e adolescentes entre 8 e 14 anos, a oficina “Fotografia Light Painting para Crianças” acontecerá no dia 22 de setembro, sábado, entre 14h e 18h.
Durante a oficina, as crianças irão aprender os conceitos e a prática por trás do Light Painting – do inglês “pintura com luz”. Conhecerão noções básicas de fotografia e, em um ambiente preparado, irão fazer registros com aparelhos fotográficos simples de suas experiências com luz.
Para inscrever a criança ou adolescente interessado, basta enviar um e-mail com para gentearteira.pr@caixa.gov.br perguntando a respeito da oficina.
Cortando cores
Já entre os dias 29 e 30 de setembro, o artista visual Adriano Catenzaro realiza, para todo e qualquer tipo de público interessado, a oficina “O Recorte da Cor”.
Os objetivos dos encontros são conhecer, refletir, pesquisar e aplicar noções e conceitos do universo da arte da colagem, como apropriação, materiais, recortes, ressignificação, entre outros. O foco da discussão e das práticas será entorno da criação de imagens a partir de massas de cores.
A realização de colagens a partir de recortes de cor é um tipo de arte que passou a ser conhecida e praticada no início do século XX com o artista Henri Matisse. Trabalhos de Catenzaro, artista responsável pela oficina da Caixa, também exibem o uso dessa técnica a partir da maneira individual do artista.
Os interessados em participar da oficina “O Recorte da Cor” podem enviar um e-mail para gentearteira.pr@caixa.gov.br manifestando o interesse pelo evento.
Para ficar por dentro do resto da programação da Caixa Cultural é só conferir o site da instituição ou a página no Facebook da mesma.
Vale lembrar que toda semana a coluna Zero Pila também fala sobre exposições, oficinas, espetáculos, shows e outros eventos que podem ser aproveitados gratuitamente aqui em Curitiba. Nos acompanhe!