Curitiba possui uma série de espaços culturais bem bacanas, que recebem exposições de forma cíclica, constantemente renovando o espaço expositivo e oferecendo atrações novas para todo e qualquer visitante interessado.
Atualmente, algumas mostras bastante interessantes estão rolando nos museus da Gravura e da Fotografia (localizados no Solar do Barão) e também no Museu Municipal de Arte (MuMA). São exposições bastante diversificadas, explorando diversas expressões artísticas e colocando em exibição coleções importantes.
Caso tenhamos despertado seu interesse, adiante você pode conferir mais detalhes sobre o que está em cartaz nestes museus. Vale avisar de antemão que todas as mostras citadas têm entrada gratuita.
Museu da Fotografia
No Solar do Barão, as salas do Museu da Fotografia contam, até o próximo dia 10 de junho, com duas exposições. Uma delas é a Tactography, exposição interativa que coloca todos os visitantes para experimentar o espaço a partir do uso do tato.
Como a ideia é sentir o espaço a partir da experiência de deficientes visuais, todos os visitantes videntes colocam vendas antes de entrar.
As obras em exposição possuem características como a superfície em relevo, para que, através do tato, seja possível conhecer a composição.
O espaço expositivo possui características como piso tátil e legendas em braile, para que o público com dificuldades de visão possa aproveitar a exposição da melhor forma possível.
Outra exposição que o Museu da Fotografia abriga é M., que traz fotografias de mulheres que são, segundo o texto de apresentação, “consideradas estar à margem da sociedade, excluídas por seu próprio povo por serem pobres, obesas, vítimas de estupro, idosas, negras, mães solteiras e assim por diante”.
As fotografias não colocam essas pessoas numa posição fragilizada, mas exaltam o fato que, por causa de seus esforços, conseguem obter sucesso nos desafios que enfrentam.
A exposição M. também vai estará em exibição até o dia 10 de junho.
Museu da Gravura
Também no Solar do Barão é possível conferir a Rótulos II: Acervo do Museu da Gravura da Cidade de Curitiba.
Curitiba possui uma série de espaços culturais bem bacanas, que recebem exposições de forma cíclica, constantemente renovando o espaço expositivo e oferecendo atrações novas para todo e qualquer visitante interessado.
A exposição faz um recorte no riquíssimo acervo do Museu da Gravura, mas, ao invés de expor as obras, as matrizes é que ganham no lugar no espaço expositivo.
O destaque da exposição está nas pedras litográficas, utilizadas décadas atrás para a impressão de rótulos de produtos comercializados no Paraná e no Brasil. São objetos que expõem o passado da aproximação entre artes e ofícios, quando experientes gravadores eram os responsáveis pela aparência de diversas embalagens de produtos.
Junto às pedras, também são expostas reimpressões recentes dos rótulos imprimíveis a partir das pedras conservadas.
Rótulos II fica em exposição até o dia 9 de setembro, no Museu da Gravura da Cidade de Curitiba.
Museu Municipal de Arte
No MuMA, localizado no complexo do Portão Cultural, o destaque fica com a exposição da coleção Poty e Celia Lazzarotto.
A mostra exibe obras preciosas, juntadas durante a vida do eterno gravurista que nasceu e atuou em Curitiba durante tantos anos. Entre as raridades em exposição encontram-se quatro obras do espanhol Pablo Picasso, duas pinturas e duas cerâmicas.
Vale lembrar que a exposição só é possível pela decisão que fez Poty ainda em vida: em 1989, assinou uma escritura pública de testamento concedendo à Fundação Cultural de Curitiba os direitos sobre seu acervo particular.
Assim, periodicamente as obras da coleção de Poty e Celia são colocadas em exposição no MuMA. As obras que estão lá atualmente ficarão em exposição até o dia 24 de agosto.
Vale lembrar, também, que, além das exposições que citamos, Curitiba conta com outras em cartaz. Você pode conferir no site da Fundação Cultural o que mais está rolando.
Horários de funcionamento
Museu da Gravura e Museu da Fotografia: terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h; sábado e domingo, das 12h às 18h.
Museu Municipal de Arte (MuMA): terça a domingo, das 10h às 19h.