• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Crônicas Alejandro Mercado

2016 começou, mas e daí?

porAlejandro Mercado
15 de janeiro de 2016
em Alejandro Mercado
A A
"2016 começou, mas e daí?", crônica de Alejandro Mercado.

Imagem: Google Images.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

E 2016 começou. Mas e daí? Sim, um pequeno chute no traseiro para iniciar o ano, que, para algumas pessoas, “não começa até depois do Carnaval”. Vá lá que isto é um tanto verdadeiro em nossa realidade. Alimentamos esse execrável hábito através de piadas, geralmente, mas também em nosso dia a dia, em atividades comuns.

É bom ficar claro que este não é um texto de autoajuda. Não pretendo de forma alguma fazer uma lista de atitudes que poderiam mudar essa situação, tampouco ficar dissertando sobre o porquê de sermos assim. Somos, lamentavelmente. E reclamamos de ser. Mas, ao mesmo tempo, gostamos.

Curiosamente, alguns países gostam de trabalhar com brasileiros, especialmente por sua, digamos, “fome de trabalhar”. Não se incomodam de voltar tarde para casa, ou de levar trabalho que impeça você de tomar aquela cervejinha com os amigos. Estados Unidos, Canadá, Índia, China e até o Japão, vejam só, têm aberto cada vez mais postos de trabalho que são ocupados por brasileiros. Afinal, fazemos de tudo para manter um estilo de vida, ou “manter as aparências”, versão brasuca do “american way of life”.

Afinal, fazemos de tudo para manter um estilo de vida, ou ‘manter as aparências’, versão brasuca do ‘american way of life‘.

Curiosamente, também, nem somos o país do mundo com maior número de feriados. Ocupamos “apenas” a sétima posição, dois dias acima dos norte-americanos, empatados com gregos e dois atrás da Espanha, por exemplo. Ainda assim, nosso 2016 só começará depois do Carnaval. Reclamaremos, mas também gostaremos. É ruim a repartição pública e sua burocracia e lentidão em períodos de férias escolares, mas é ótimo dar aquela postergada no trabalho que está ali, na fila, apenas esperando que abramos uma planilha, um programa no computador, um carimbo.

Bom, há de lembrarmos, ainda, que é sonho de muitos brasileiros obter uma vaga no funcionalismo público. Estabilidade, boas remunerações, dependendo do cargo rola até uma ou duas greves no ano. Nesta esquizofrenia que é “ser brasileiro”, amamos e odiamos tudo que se relacione com o Estado. Facilidades para empreendedorismo da população de baixa renda? Não. Aporte do BNDES para gigantes da construção civil? Sim. ProUni para população de baixa renda? Não. Universidade pública para quem tem condições de pagar uma particular? Sim. Sistema Único de Saúde? Sim, desde que eu não tenha que usá-lo. Opinião sobre funcionalismo público? Deficiente, falho, precário. Mas quer fazer parte dele? Sim, muito!

É, talvez tenhamos todos um espírito de funcionário público. Enquanto isso, 2016 começou, e daí?

Tags: BrasilCrônicafuncionalismo público

VEJA TAMBÉM

"A louca da casa", crônica de Alejandro Mercado.
Alejandro Mercado

A louca da casa

29 de setembro de 2017
"A eternidade de Dona Sebastiana", crônica de Alejandro Mercado.
Alejandro Mercado

A eternidade de Dona Sebastiana

15 de setembro de 2017
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Pamela Anderson e Lian Neeson em 'Corra que a Polícia Vem Aí'. Imagem: Paramount Pictures / Divulgação.

‘Corra que a Polícia Vem Aí’ diverte ao colocar Liam Neeson em um papel ridículo

30 de outubro de 2025
Show no Brasil integra celebração aos 30 anos de 'The Blue Album'. Imagem: Sean Murphy / Divulgação.

ÍNDIGO – Desvendando o lineup: Weezer

29 de outubro de 2025
Nome marcante do indie britânico, Bloc Party vem ao país 13 anos após última passagem. Imagem: Emily Marcovecchio / Divulgação.

ÍNDIGO – Desvendando o lineup: Bloc Party

29 de outubro de 2025
Mogwai retorna pela quarta vez ao Brasil. Imagem: Steve Gullick / Divulgação.

ÍNDIGO – Desvendando o lineup: Mogwai

29 de outubro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.