• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Crônicas Yuri Al'Hanati

Barbas contra esse mundo frouxo

porYuri Al'Hanati
26 de junho de 2017
em Yuri Al'Hanati
A A
"Barbas contra esse mundo frouxo", crônica de Yuri Al'Hanati.

Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Entrando pela quinta vez em uma loja de cosméticos a procura de um pente de madeira para a barba e recebendo a quinta negativa consecutiva, eu sou a encarnação do consumidor persistente. Então o pente de madeira tira a estática da barba, deixa os pelos menos levantados e tem outras propriedades benéficas ao meu metrossexualismo tardio, disse o cara que cortou meu cabelo da última vez. O problema é achar um, aparentemente.

Chego em casa e decido fazer o que pessoas normais fazem: comprar coisas na internet. Busco “pente de madeira para barba” no Google e uma infinidade de marcas e sites dedicados à estética masculina pipocam na tela. Travo diante dos nomes e das imagens. Um deles tem uma barba gravada com pirógrafo na base, uma outra marca disponibiliza um pente em um formato de caveira e há ainda uma terceira para a qual um pente de madeira para uma barba masculina obrigatoriamente tem que carregar o formato de um soco inglês.

A cabeça daquelas meninas feministas rondam a minha própria, fantasmagóricas e semi-transparentes, acusando com um dedo invisível em riste: “a masculinidade é fráááágil”. Uma infinidade de cosméticos, mas todos eles têm embalagens pretas, para não dar margens a interpretações da própria sexualidade. Uma loção pós-barba que imita uma garrafa de whisky, uma caveira no gel para cabelo, um machado no óleo para barba, um viking musculoso no rímel. Não, essa última eu inventei.

Entrando pela quinta vez em uma loja de cosméticos a procura de um pente de madeira para a barba e recebendo a quinta negativa consecutiva, eu sou a encarnação do consumidor persistente.

Mais do que isso, o nome das marcas sugere um certo orgulho estranho em relação aos próprios pelos faciais. “Use Barba”, “Barba de Respeito”, “Barba Brava”, é como se nada mais no mundo fosse capaz de definir um sujeito além da barba. Frases filosóficas sobre barbas aparecem, é todo um estilo de vida baseado na sua capacidade genética de fazer crescer pelos na cara. “O que te faz um homem de verdade é o seu caráter. A barba é simplesmente o ponto de exclamação”, diz um texto, e nesse ponto já estou consumido pela vergonha.

Tento comprar um pente rápido antes que me detenha no nome ou na marca, mas não dá. O mais baratinho custa 20 reais com mais 15 de frete. É uma batalha perdida. Olho para o meu pente de cabelo fininho e penso que deve haver uma necessidade para qualquer coisa que exista no mundo, ainda que nem toda necessidade convenha ao meu estilo de vida. Que vergonha.

O pior de tudo é que o Google agora fica mostrando várias propagandas de cosméticos masculinos para mim o tempo todo. Silhuetas de barbas e bigodes estampados, a macheza que não ousa dizer o seu nome. Soco inglês, caveiras, machados, navalhas, punhais, o diagrama pictórico que serve como campo de força às invasões bárbaras que o metrossexualismo pode sofrer entre tantos creminhos. Será que é muito difícil fabricar um pente de madeira?

Tags: barbacosméticoCrônicamasculinidademetrossexualismopente de madeiraprodutos para a barbasoco inglês

VEJA TAMBÉM

James Gandolfini em Família Soprano
Yuri Al'Hanati

O mistério da morte

5 de abril de 2021
Wood Naipaul
Yuri Al'Hanati

Aprender a ser Biswas

29 de março de 2021
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Gisèle Pelicot, autora de um dos livros de memória mais contundentes dos últimos tempos. Imagem: Christophe Simon / AFP / Reprodução.

Em ‘Um hino à vida’, Gisèle Pelicot devolve a vergonha aos culpados

10 de março de 2026
Um dos registros de 'One to One: John & Yoko'. Imagem: Mercury Studios / Divulgação.

‘One To One’ revela detalhes do engajamento político de John Lennon e Yoko Ono

9 de março de 2026
Criada por Jacob Tierney, série canadense já foi renovada para uma segunda temporada, a ser lançada em 2027. Imagem: Bell Media / Divulgação.

‘Rivalidade Ardente’ transforma o hóquei no gelo em arena para o amor proibido

9 de março de 2026
Músico é muito aguardado no Brasil. Imagem: Akatre Creative Studio / Divulgação.

C6 Fest – Desvendando o lineup: Benjamin Clementine

5 de março de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.