• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Literatura

‘O Problema dos Três Corpos’ e a beleza da ciência

Cixin Liu, gênio chinês da ficção científica, explora o poder da ciência em 'O Problema dos Três Corpos', uma obra eletrizante.

porLuciano Simão
30 de abril de 2018
em Literatura
A A
'O Problema dos Três Corpos' e a beleza da ciência

Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

A ficção científica é uma poderosa ferramenta de análise da realidade. Por meio de suas especulações sobre o futuro, o sci-fi disseca a natureza humana e a relação de nossa espécie com o universo. Por isso, em obras do gênero, a trama é muitas vezes secundária à ambientação e às consequentes reflexões filosóficas propostas pelo autor.

Este não é o caso de O Problema dos Três Corpos (2016, Suma de Letras), obra de Cixin Liu, gênio da ficção científica chinesa. Embora a temática e a construção de universos sejam, de fato, grandes pontos fortes da obra, é a trama – singular e imprevisível – que impulsiona a leitura do início ao fim. Por isso, quanto menos você souber sobre o enredo do livro, melhor. Basta saber que O Problema dos Três Corpos é uma das melhores histórias de ficção científica da última década (o livro, publicado originalmente na China em 2008, só chegou às prateleiras internacionais em 2014).

‘O Problema dos Três Corpos’ é uma verdadeira ode à ciência como um todo.

Aos curiosos, uma mínima sinopse: em 1967, a jovem Ye Wenjie testemunha o assassinato de seu pai durante a Revolução Cultural Chinesa. Em 2008, forças militares pedem ao engenheiro Wang Miao que infiltre um grupo suspeito de envolvimento com a estranha série de suicídios que vem abalando o mundo científico. A forma como esses dois eventos estão conectados – e suas irrevogáveis consequências para o futuro de toda a humanidade – é a força propulsora da história, que surpreende a cada reviravolta e revelação.

As personagens, variadas e com motivações realistas, também são um ponto positivo da história. Contudo, alguns diálogos soam explanatórios demais (contam ao invés de mostrar), especialmente na última parte do livro, mas não chegam a atrapalhar demais a leitura.

Além do forte enredo, a possibilidade de entrar em contato com uma cultura não ocidental em um gênero de nicho como o sci-fi (tradicionalmente ligado à literatura de língua inglesa) é outro diferencial da obra, que fornece interessantes análises acerca da Revolução Cultural e da sociedade chinesa contemporânea.

Mas, apesar de geograficamente específico, O Problema dos Três Corpos é um livro fundamentalmente global. Cixin Liu, além de escritor e entusiasta passional da ficção científica, é também um amante da própria ciência. Como ex-engenheiro de computação, o autor tem um profundo conhecimento (prático e teórico) do método científico e da história de seu desenvolvimento na sociedade. O Problema dos Três Corpos é, de certa forma, uma exaltação do poder transformativo do pensamento científico e da imaginação humana – uma verdadeira ode à ciência como um todo.

A sequência da obra, A Floresta Sombria, também está disponível em português pelo selo Suma de Letras.

O PROBLEMA DOS TRÊS CORPOS | Cixin Liu

Editora: Suma de Letras;
Tradução: Leonardo Alves;
Tamanho: 320 págs.;
Lançamento: Agosto, 2016.

COMPRE O LIVRO E AJUDE A ESCOTILHA

Tags: A Floresta SombriaBook ReviewCixin LiuCrítica LiteráriaFicção CientíficaHugo AwardLiteraturaO Problema dos Três CorposResenhaReviewsci-fiSuma de Letras

VEJA TAMBÉM

O escritor Paulo Camargo. Imagem: Willian Zuclinski / Divulgação.
Literatura

‘Alguém que Vi de Passagem’: o primeiro amor em tempos de reabertura política

1 de setembro de 2026
O jornalista e escritor Paulo Camargo. Imagem: Willian Zuclinski.
Entrevistas

Paulo Camargo: “Na ficção, pude avançar por territórios aos quais talvez não chegasse de outra forma”

18 de agosto de 2026
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Nova série da Globoplay já foi renovada para uma segunda temporada. Imagem: Conspiração Filmes / Divulgação.

‘Emergência 53’ encontra nas ruas um retrato de um Brasil que precisa ser cuidado

4 de setembro de 2026
O escritor Paulo Camargo. Imagem: Willian Zuclinski / Divulgação.

‘Alguém que Vi de Passagem’: o primeiro amor em tempos de reabertura política

1 de setembro de 2026
Regina e Gabriela Duarte: duas atrizes postas à prova. Imagem: Reprodução.

A improvável entrevista de Regina e Gabriela Duarte

27 de agosto de 2026
Imagem: Globoplay / Divulgação.

Existir é um gesto político em ‘Meu Nome É Preta’

24 de agosto de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.