• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Música

Quando um pedaço de pano nos representa

Usar camiseta estampada com nome e logomarcas de bandas é um fenômeno que ganhou força na década de 1980. A atitude perdura até hoje.

porKaty Mary
6 de abril de 2015
em Música
A A
Quando um pedaço de pano nos representa

Galeria de camisetas disponíveis para venda em anúncio de revista, em 1988. Havia opções para os fãs dos anos 60 e 70, mas a oferta de estampas era maior para quem tinha preferência pelos 80's. Foto: Divulgação

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Nos anos de 1960, os rapazes vestiam-se com ternos e as moças com tailleurs. Na década de 1970 era vez das calças bocas de sino, das camisas com franjas e batas floreadas. Mesmo que nos 70’s, quem gostasse de um rock mais pesado já reverenciava seus ídolos mostrando alguma “serigrafia”, ouso concluir que o hábito de usar camiseta com nome de banda ganhou força e se tornou um hábito cultural na década de 1980.

Ao contrário do que acontecia com os vinis, que muitas vezes davam uma trabalheira pra se conseguir, quando não eram lançados no Brasil, camiseta era um lance mais fácil. Havia lojas que anunciavam em revistas de música. Vendiam e entregavam bonitinho pelo correio. O difícil era controlar a ansiedade, e o dinheiro, pra não comprar todas de uma vez. Dava medo, e às vezes acontecia, de deixar pra pedir no mês seguinte e ela não estar mais disponível.

Vestir camiseta de um artista era uma forma de mostrar não só seu gosto musical, mas sua atitude, sua identidade, sua intenção. Já puxei conversa por causa de camiseta. Já arranjei encrenca por causa de camiseta. Lembro-me de uma história com amigas dentro do ônibus. Uma delas, a Elena, vestia uma do Jesus and the Mary Chain. Uma senhorinha sentou-se ao lado dela e puxou conversa – “Bonita sua camiseta, filha. De qual igreja você é?”

Vestir camiseta de um artista era uma forma de mostrar não só seu gosto musical, mas sua atitude, sua identidade, sua intenção.

O bom da camiseta é que ela te eterniza e não te coloca no ridículo. Podem te julgar por, aos 40 e tanto, usar minissaia, coturno, cabelo roxo, mas de camiseta você é, no máximo, uma jovem senhora que um dia curtiu rock. Comprovei a força do traje tempos atrás quando fui a uma festa “revival”.

Criou-se um evento no Facebook para chamar as pessoas. Um dos posts mais animados era “Vocês vão de camiseta de qual banda?”. Era um encontro com pessoas que eu não via há 10, 20 anos e a impressão que deu é que a camiseta serviria como um guia pra reconhecer o antigo colega.

E assim foi. Muita gente de camiseta! E da mesma banda que usavam nos 80’s. E veio um filme na cabeça. Eu lembrei que, cada um ali, realmente tinha uma preferência no passado. E fazia questão de compartilhar, de sinalizar que ainda era importante. Usar uma camiseta de rock, é mais do que um simples ato estético. É demonstrar atitude, comportamento, uma forma de aproximação, de diálogo. Depois que fui embora fiquei pensando: “será que ela foi comprada às pressas ou já estava no armário sendo usada…”

Entretanto, eternizar nem sempre é bom quando falo em variedade. Quando vou à Galeria do Rock, em São Paulo, aquela imensidão de camisetas chega a ser frustrante. Nunca há uma novidade em termos de estampa. Sempre a mesma capa de disco. Acho que é querer demais da minha parte.

E tem o lado oposto – banalizar demais. Há grandes lojas de departamento lançando camisetas de rock, “homenageando” algumas décadas. Dia destes elas estavam bem na entrada de uma loja. Entrei pra ver qual era. Saí, veja só, com uma camiseta do Bowie. Do “Ziggy”, claro. E o que aconteceu com Unknown Pleasures, do Joy Division? Ano passado a estampa estava em camisetas vestidas por globais, meninas e meninos de pouquíssima idade, customizadas feito modelos de carnaval. Tive vontade de perguntar se a pessoa sabia o que estava usando. Melhor deixar.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Anos 80CamisetasDavid BowieEstampasJesus and Mary ChainJoy DivisionTendênciasUnknown pleasuresZiggy Stardust

VEJA TAMBÉM

Cantora neozelandesa causou furor com capa de novo álbum. Imagem: Thistle Brown / Divulgação.
Música

Lorde renasce em ‘Virgin’ com pop cru e sem medo da dor

3 de julho de 2025
Músico partiu aos 88 anos, deixando imenso legado à música brasileira. Imagem: Reprodução.
Música

Bira Presidente: o legado de um gigante do samba

16 de junho de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Imagem: Reprodução.

Na 49ª Mostra Internacional de Cinema, São Paulo volta a ser capital mundial das imagens

15 de outubro de 2025
Remake chega ao final na próxima sexta-feira. Imagem: TV Globo / Divulgação.

‘Vale Tudo’ é um reflexo embaçado do Brasil

15 de outubro de 2025
'O Último Episódio': angústia adolescente. Imagem: Filmes de Plástico / Divulgação.

‘O Último Episódio’ aposta na nostalgia para falar sobre as dores do crescimento

9 de outubro de 2025
Autor húngaro recebeu a premiação da Academia Sueca em 2025. Imagem: Niklas Elmehed / Reprodução.

László Krasznahorkai vence o Prêmio Nobel de Literatura de 2025

9 de outubro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.