• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Música

Bemvirá e o indie rock valeparaibano

porAlejandro Mercado
5 de julho de 2016
em Música
A A
bemvirá taubate

Bemvirá. Foto: Alef Cardoso.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O tempo passa e, invariavelmente, a música acaba sendo revisitada. É o que acontece com os taubateanos da Bemvirá. Formada por Leonardo Santander, Iago Assis, William Barbosa e Israel Castro, a banda acaba de lançar seu primeiro EP, Deveras.

Ainda que seja apenas o primeiro registro da banda, a Bemvirá já está nos palcos do Vale do Paraíba paulista há alguns anos. Leonardo, William e Iago estão juntos desde o ensino médio, ainda que de 2010 para cá as formações não tenham sido as mesmas. Em comum com quase todos os artistas independentes? As dificuldades em viver de música, ainda mais em uma região que ainda privilegia as bandas que fazem cover em detrimento a grupos autorais.

Mas um passo bastante importante foi dado nesse período. A Bemvirá foi selecionada para o projeto Converse Rubber Tracks, iniciativa da marca de tênis surgida inicialmente no Brooklyn, em Nova York, e que desde março de 2015 tem no estúdio Family MOB, de Jean Dolabella (ex-baterista do Sepultura) e Estevam Romera, a versão nacional (o Converse Rubber Tracks também aconteceu de forma itinerante no Brasil, em 2014, quando passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife, além de ter trazido um festival com Dinosaur Jr., Busta Rhymes, Brand New, Minus the Bear e Chromeo).

O maior acerto da Bemvirá é trazer desse mergulho uma sonoridade nostálgica, ainda que o indie rock proposto pelo quarteto seja mais recente, caminhando em muito do que foi feito nos últimos 15 anos por grupos como The Black Keys, Arctic Monkeys e Kings of Leon. Mesmo que seus arranjos acabem não trazendo grandes novidades, eles não soam como repetição de fórmulas previamente concebidas (e reproduzidas à exaustão por inúmeros grupos nos últimos anos).

O maior acerto da Bemvirá é trazer desse mergulho uma sonoridade nostálgica, ainda que o indie rock proposto pelo quarteto seja mais recente.

Em parte, isso acaba sendo fruto do flerte com o lo-fi, mais ocasional do que planejado. “Riviera” é a única registrada em estúdio diferente, mas a Bemvirá conseguiu contornar as possíveis diferenças entre as gravações, mantendo Deveras um disco coeso, homogêneo.

Mesmo que não seja musicalmente desafiador, Deveras é um registro em que a Bemvirá mostra potencial, trabalhando batidas e riffs sem mudanças bruscas, controlando as camadas referenciais dentro da narrativa do disco, traduzindo em nove canções sem maiores ruídos ou esquizofrenia. É um trabalho movido por várias urgências, desde o forte desejo por fazer um recorte de suas próprias histórias em um álbum, até o retrato de uma geração que procura ver-se representada por vozes de seu próprio círculo.

Vale mencionar que apesar do risco assumido ao velejar por um indie rock que por vezes parece saturado, a banda se sai bem, construindo um disco ao mesmo tempo pop, contemporâneo e cheio de saudosismo, sintetizando (e quem sabe encerrando) uma fase inicial do quarteto. Fiquemos de olho no que o grupo trará pela frente, pois o primeiro obstáculo já foi transposto.

NO RADAR | Bemvirá

Onde: Taubaté, São Paulo.
Quando: 2010
Contatos: Facebook | Twitter | YouTube | Bandcamp | SoundCloud

Ouça “Deveras” na íntegra no SoundCloud

fb-post-cta

Tags: bandas paulistasbandas taubateanasBemviráCrítica MusicalDeverasindie rockMúsicaTaubaté

VEJA TAMBÉM

Líder do The National, Matt Berninger vem ao C6 Fest com sua carreira solo. Imagem: Chantal Anderson / Divulgação.
Música

C6 Fest – Desvendando o lineup: Matt Berninger

2 de abril de 2026
Duo chega no auge para seu show no Brasil. Imagem: Lissyelle Laricchia / Divulgação.
Música

C6 Fest – Desvendando o lineup: Magdalena Bay

31 de março de 2026
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

'Apopcalipse Segundo Baby' foi produzido ao longo de dezoito anos. Imagem: Dilúvio Produções / Divulgação.

‘Apopcalipse Segundo Baby’ ilumina a jornada musical e espiritual de Baby do Brasil – É Tudo Verdade

17 de abril de 2026
Documentário sobre David Bowie abriu a edição 2026 do É Tudo Verdade. Imagem: ARTE / Divulgação.

‘Bowie: O Ato Final’ aponta para a genialidade do artista em seus momentos finais – É Tudo Verdade

15 de abril de 2026
Registro de 'Piracema', do Grupo Corpo. Imagem: Humberto Araújo / Divulgação.

Crítica: ‘Piracema’ e o Corpo que insiste no movimento – Festival de Curitiba

14 de abril de 2026
Malu Galli em 'Mulher em Fuga'. Imagem: Annelize Tozetto / Divulgação.

Crítica: ‘Mulher em Fuga’ é encontro de Malu Galli e Édouard Louis em cena – Festival de Curitiba

13 de abril de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.