O feminino como poética construído a partir do olhar de uma jovem de trinta anos é a proposta do álbum Soltar os Cavalos da mineira Julia Branco. O trabalho é uma espécie de coletânea de emoções vivenciadas pela artista e, também, um roteiro sensível para o futuro após os trinta.
As canções do Soltar os Cavalos abordam o medo, a sexualidade, o tempo, o amor e a beleza. São onze faixas autorais escritas em primeira pessoa, que deixam claro o tom confessional do CD. No repertório, também constam duas cartas declamadas por Julia. “Carta aos 30” e “Coisas”são textos sobre os medos medo e possibilitam uma interpretação mais dramática da cantora, atriz e integrante do grupo Todos os Caetanos do Mundo.

Julia Branco indica que seu caminho como compositora foi feito através de experimentações estéticas e lapidadas passo-a-passo, pacientemente, para que um dia fossem resgatadas por Chico Neves, produtor musical do CD. “Sou forte” e “Estrela” abrem o disco e são as mais especiais do trabalho. A primeira, cantada praticamente sem acompanhamento instrumental, traz um ar mais contemporâneo, que explora, na medida, o timbre dos dois únicos instrumentos: piano e baixo.
As canções do Soltar os Cavalos abordam o medo, a sexualidade, o tempo, o amor e a beleza.
Na sequência, “Estrela” aumenta as camadas sonoras com percussões e tabla. É impossível não notar a excelência do arranjo, sustentado pelo groove do baixo. Aliás, a transição entre as faixas 1 e 2 – como obras emendadas-, já são indícios de um grande trabalho de produção musical.
Embora as camadas eletrônicas do CD possam conduzir a escuta para a atmosfera do pop, Soltar os Cavalos é um disco de música popular brasileira, sem mistérios. Um exemplo são “Quero ser Livre” e “Eu sou mulher”, faixas 3 e 4 do CD, compostas sobre o gênero samba-canção. Ok, ok, ok, há pequenas estranhezas nestas duas canções mas, no seu DNA, são dois sambas.
Com patrocínio da Natura Musical, Julia Branco assumiu com coragem o risco de lançar seu primeiro CD solo figurando também como compositora. E é um prazer a escuta do álbum. Alguns versos têm uma ingenuidade quase incômoda e, outros, profunda beleza. Um trabalho praticamente em trio, sem excessos, que potencializa a musicalidade de cada integrante e da literatura da mineira.
O próximo show de lançamento do CD Soltar os Cavalos acontecerá no Teatro Paiol, em Curitiba, no dia 12 de setembro. O show tem participação especial de Uyara Torrente, que também está no movimento de criação de seu primeiro CD solo.
NO RADAR | Julia Branco
Onde: Belo Horizonte, Minas Gerais;
Quando: 2018 (carreira solo);
Contatos: Site | Facebook | Twitter | YouTube | Instagram







