• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Música

Três documentários sobre música para assistir no fim de semana

porRaphaella Lira
8 de julho de 2017
em Música
A A
Três documentários sobre música

Foto: Montagem sobre cartazes.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O inverno se instaurou definitivamente no Brasil na última semana, as temperaturas mostradas pelos termômetros trouxeram consigo uma epidemia de preguiça e mau humor. Chove, faz frio e o desânimo em sair de casa parece ter sido a pauta comum, tanto nas redes sociais quanto nos grupos de amigos que tenho encontrado nos últimos tempos.

Bem, já que o brasileiro parece decidido a abraçar a preguiça e o chinelo com meia, que melhor maneira de gastar os dias frios do fim de semana do que vendo documentários realmente interessantes, e ainda por cima sobre música? As três dicas a seguir foram encontradas na Netflix, mas estão disponíveis também em outros canais.

Supersonic

A primeira opção – eu confesso – é um pouco óbvia, Supersonic, o documentário do Oasis. Por que assistir um documentário inteiro sobre o começo da carreira e o auge do sucesso dos intratáveis irmãos Gallagher? Bem, porque antes de qualquer coisa, Supersonic é muito divertido. Os depoimentos de ambos, sejam sobre a fama, sobre a carreira controversa ou sobre os problemas familiares, provocam risadas com frequência.

Saídos de uma Manchester empobrecida, o comportamento, tanto de Liam quanto de Noel, sempre lembrou muito mais o dos hooligans ingleses do que de músicos profissionais. Sem qualquer coisa tipo de trava, ambos diziam o que queriam em entrevistas, para jornalistas que os abordassem na rua e assim o fizeram durante os anos em que a banda dominou o cenário britpop.

Mais do que uma biografia, Supersonic tenta dar conta de um dos últimos grandes fenômenos do rock, uma banda que arrastou multidões enlouquecidas, lotou estádios e vendeu milhares de cópias de álbuns nos tempos pré-internet. Não tenho nenhum problema em confessar que fui oasismaníaca nos anos 90 e que o documentário, muito mais do que oferecer algo para os fãs como eu, é também um lembrete de como funcionavam a indústria fonográfica e a mídia antes da popularização da banda larga. (Nota 3,5)

Janis little blue girl

A segunda dica é Janis little blue girl, documentário biográfico sobre a cantora Janis Joplin. Claro que todo mundo sabe, mais ou menos, como foi a carreira meteórica da cantora, o abuso de drogas e os relacionamentos fracassados. O que o documentário traz, no entanto, é a história da família da cantora, de como desde cedo se revelou uma jovem de mente aberta em meio a um Texas preconceituoso, além de mostrar, claro, como os traumas de adolescência e juventude impactaram na música que enfim a tornaria famosa.

Além disso, o documentário mostra de maneira aberta sua sexualidade, incluindo uma das mulheres com quem se relacionou e como sua vida foi pautada pela busca de afeto e aceitação. A escolha estética de transformar o documentário numa espécie de álbum ou scrapbook, além de prazerosa, dá um tom intimista, que é bem amarrado pela leitura em off das diversas cartas que a cantora enviava para a família, amigos e eventuais parceiros amorosos. Little blue girl é interessante e despretensioso, além de trazer filmagens sensacionais da cantora gravando em estúdio. (Nota 3,5)

The other one: the long strange trip of Bob Weir

https://www.youtube.com/watch?v=wfNewpF-j1E

A terceira e última dica talvez tenha sido meu achado favorito. The other one: the long strange trip of Bob Weir conta a história de Bob Weir, o segundo guitarrista do Grateful Dead. Com um formato muito mais tradicional, que cobre desde a infância do músico até o período posterior ao falecimento de Jerry Garcia, líder do Grateful Dead e melhor amigo de Bob, The other man é um mergulho na contracultura, que também dá conta dos 30 anos de carreira da banda.

Weir conta a história de sua vida de maneira direta, mas ao mesmo tempo amistosa, e todos os depoimentos que vão amarrando a trajetória do músico só contribuem para aumentar o clima de viagem a um tempo não tão distante porém muito interessante. Aquilo que nasce do claro inconformismo na Califórnia dos anos 60 rapidamente evolui para uma experimentação musical que foi capaz de atravessar décadas e influenciar incontáveis músicos.

Sammy Hagar, ex-vocalista do Van Halen, Lee Ranaldo, guitarrista do Sonic Youth são apenas alguns dos músicos que aparecem reafirmando a capacidade e a criatividade de Weir como um dos maiores de sua geração. Mais do que isso, muitos exaltam seu entrosamento com Garcia e o nível de interação musical que ambos chegaram a atingir.

Entre os pontos altos do documentário, estão o depoimento do próprio Weir sobre a viagem e o subsequente concerto que a banda fez no Egito, além de um fragmento recente do músico sendo acompanhado pelo The National. The other man é um deleite, quer você seja fã ou não dos anos 60.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: Bob WeirGrateful DeadJanis JoplinJanis little blue girlMúsicaNetflixOasisSupersonicThe other one: the long strange trip of Bob Weir

VEJA TAMBÉM

Líder do The National, Matt Berninger vem ao C6 Fest com sua carreira solo. Imagem: Chantal Anderson / Divulgação.
Música

C6 Fest – Desvendando o lineup: Matt Berninger

2 de abril de 2026
Duo chega no auge para seu show no Brasil. Imagem: Lissyelle Laricchia / Divulgação.
Música

C6 Fest – Desvendando o lineup: Magdalena Bay

31 de março de 2026
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Em 'O Adversário', Emmanuel Carrère reconta um dos crimes mais chocantes da história da França. Imagem: Andreu Dalmau / Reprodução.

‘O Adversário’: a história real de um homem que matou para sustentar uma mentira

29 de maio de 2026
Bárbara Lennie e Victoria Luengo dão vida a Elsa e Patricia no nome filme de Pedro Almodóvar. Imagem: El Deseo / Divulgação.

‘Natal Amargo’ transforma memória e luto em ficção melancólica

28 de maio de 2026
O escritor estadunidense de origem tailandesa Tony Tulathimutte. Imagem: Vincent Tullo / The Guardian / Reprodução.

‘Rejeição’, de Tony Tulathimutte, é o livro do ano

22 de maio de 2026
Zazie Beetz encara demônios em 'Eles Vão Te Matar'. Imagem: New Line Cinema / Divulgação.

‘Eles Vão Te Matar’ diverte como terrir, mas é mais do mesmo

19 de maio de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.