• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Política

MinC defende regulação do streaming e de direitos autorais na internet

Durante sabatina na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, Margareth Menezes revelou que Ministério da Cultura deve propor regulação para streaming. Ministra também falou sobre proteção a direitos autorais em cenário de proliferação de inteligências artificiais.

porAlejandro Mercado
10 de maio de 2023
em Política, Reportagem
A A
MinC defende regulação do streaming e de direitos autorais na internet

Margareth Menezes e o secretário executivo do MinC, Márcio Tavares dos Santos, em audiência pública na CE.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Durante sua apresentação na audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, a ministra Margareth Menezes deixou explícito o apoio da pasta à regulamentação do setor de streaming.

Hoje, as plataformas não estão submetidas às regras impostas a outros setores audiovisuais, como a taxa da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine), uma alíquota de 11% que incide sobre a remessa ao exterior de importâncias relativas a rendimentos decorrentes da exploração de obras audiovisuais.

De autoria do senador Humberto Costa (PT-PE), o PLS 57/2018 pretendia regular a comunicação audiovisual sob demanda, com a incidência do Condecine para as plataformas de streaming. Arquivada ao final da última legislatura antes do fim de sua tramitação, a proposta tem o apoio do MinC.

“Nós estamos escutando as propostas já existentes e analisando o que existe em outros países”, comentou Margareth, que afirmou ser intenção da pasta propor um projeto renovado e atualizado. “Inclusive estamos estudando a proposta do senador Humberto”, disse. O PLS também incentivava a promoção de conteúdos audiovisuais brasileiros e produções cinematográficas regionais.

Inteligência artificial e direitos autorais

Inteligência artificial e direitos autorais
Senadora Leila Barros (PDT-DF) questionou ministra da Cultura sobre medidas para proteção de direitos autorais na internet. Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado.

Outro tema abordado na passagem da ministra da Cultura pela CE, a regulamentação de direitos autorais no ambiente digital tem apoio da pasta. “É uma luta antiga. Estamos buscando o diálogo para que os direitos autorais sejam respeitados”, afirmou Margareth, respondendo a questionamento feito pela senadora Leila Barros (PDT-DF).

Apesar da dificuldade em regulamentar a área, especialmente pelo crescimento da tecnologias de inteligência artificial, a ministra revelou que o MinC tem trabalhado para apresentar uma proposta voltada ao tema. “Esse assunto está abalando o mundo. Isso passará por discussões apuradas, nacional e internacionalmente. Todos querem um cuidado com isso. Não pode ser o algoritmo a ditar as leis do país. Não acontece em lugar nenhum do mundo”, sinalizou.

O uso de tecnologias de inteligência artificial na cultura tem chamado a atenção. Nas últimas semanas, canções e até discos foram criados usando ferramentas de IA, incluindo um álbum completo da banda inglesa Oasis. Nas redes sociais, também é comum ver usuários que compartilham textos criados usando mecanismos como ChatGPT que reproduzem técnicas e estilos de autores consagrados.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: ChatGPTComissão de Educação Cultura e EsporteCulturadireitos autoraisinteligência artificialMargareth MenezesMinistério da Culturapolítica públicaregulação streamingReportagemSenado Federal

VEJA TAMBÉM

Novas obras da autora neozelandesa começam a ganhar corpo no Brasil. Imagem: Alexander Turnbull Library / Divulgação / Montagem: Escotilha.
Entrevistas

Katherine Mansfield no Brasil; agora, por inteiro

9 de abril de 2026
Blocos de São Paulo fazem ato coletivo em defesa do Carnaval de Rua. Imagem: Frâncio de Holanda / Reprodução.
Reportagem

Blocos tradicionais denunciam o sufocamento do Carnaval de Rua de São Paulo

9 de fevereiro de 2026

FIQUE POR DENTRO

Em 'O Adversário', Emmanuel Carrère reconta um dos crimes mais chocantes da história da França. Imagem: Andreu Dalmau / Reprodução.

‘O Adversário’: a história real de um homem que matou para sustentar uma mentira

29 de maio de 2026
Bárbara Lennie e Victoria Luengo dão vida a Elsa e Patricia no nome filme de Pedro Almodóvar. Imagem: El Deseo / Divulgação.

‘Natal Amargo’ transforma memória e luto em ficção melancólica

28 de maio de 2026
O escritor estadunidense de origem tailandesa Tony Tulathimutte. Imagem: Vincent Tullo / The Guardian / Reprodução.

‘Rejeição’, de Tony Tulathimutte, é o livro do ano

22 de maio de 2026
Zazie Beetz encara demônios em 'Eles Vão Te Matar'. Imagem: New Line Cinema / Divulgação.

‘Eles Vão Te Matar’ diverte como terrir, mas é mais do mesmo

19 de maio de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.