• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Teatro

Caderno de cena

porBernard Freire
24 de novembro de 2017
em Teatro
A A
Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O registro é a forma como interpretamos nossas ideias a partir de diferentes acontecimentos. São linguagens que dão forma ao conteúdo visualizado. Na arte, sua composição demonstra outras liberdades de registrar o pensamento, seja por meio da pintura, da música, do teatro, da dança, etc. Aprendemos a criar conceitos a partir da nossa interpretação de vida, modificando nosso olhar e dando forma para o que compreendemos. Mas em relação ao conteúdo visualizado, como podemos dar forma a esse pensamento? [highlight color=”yellow”]Como registrar artisticamente esse olhar a partir da vivência?[/highlight]

Para se chegar a um conteúdo, forma ou expressão, partimos daquilo que imaginamos, sentimos e vivenciamos no processo de nossas criações. O tocar, o respirar, o observar e o sufocar vão criando sua forma por meio de registro artístico que se torna uma obra suscitada no acontecimento. Na linguagem teatral, a sua visualização se dá pela atuação do artista, uma representação da vida que surge no aqui e agora, no momento único de uma cena que pode ser registrado a cada apresentação.

[highlight color=”yellow”]No teatro, o processo de desenvolvimento artístico se dá nas salas de ensaios durante as criações de cena no percurso dos trabalhos.[/highlight] O seu registro se constitui em formatos sonoros, de atuações, anotações, interpretações de textos e exercícios corporais que levaram os atores e atrizes a terem sua obra criada. Os materiais que favorecem os registros são marcados por anotações que surgem a partir dos ensaios, movimentos que desenham um pensamento daquilo que se está sendo vivenciado. O acontecimento compõe uma ideia que pode ser gravada, filmada ou anotadas em diários de bordos dos artistas. As pistas que vão surgindo ao longo do processo se materializam em formatos de encenação.

O palco está cartografado em nossos cadernos artísticos como representação dos pensamentos que surgem em nossa vida.

A encenação compõe um cenário de objetos, movimenta a interpretação do artista diante da iluminação, mostra a produção do conhecimento que o artista vai observando em sua obra. O registro está em cada detalhe que sustenta o pensamento da obra, é o ponto de partida para a interpretação da vida em nossa arte. O que vai dando forma é o jogo que possibilita a exploração de nossos pensamentos marcados por passos. Somos um conjunto de linguagens que se tornam matérias.

O registro de nosso processo de criação é importante para nos localizar e caminhar para outro sentido do que imaginamos. São os passos do crescimento de nossas obras. Tudo está inserido no seu argumento, desde o pensamento à sua materialização. Buscamos avançar em nossas ideias e interpretar nossas vidas com outro olhar. O palco está cartografado em nossos cadernos artísticos como representação dos pensamentos que surgem em nossa vida, onde o teatro passa a ser a representação daquilo que acontece em torno de nós.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: Artecaderno artísticocenáriodiário de bordointerpretaçãoregistrosala de ensaioTeatrovivênciavivência teatral

VEJA TAMBÉM

Dirigido por Luciana Paes, Gregório Duvivier protagoniza ode crítica à língua de todos nós. Imagem: Joana Calejo Pires / Divulgação.
Teatro

Crítica: Em ‘O Céu da Língua’, Gregório Duvivier performa as fissuras da linguagem – Festival de Curitiba

8 de abril de 2025
Espetáculo retornou após 15 anos ao festival. Imagem: Roberto Setton / Divulgação.
Teatro

Crítica – ‘In On It’ retorna a Curitiba após 15 anos sem perder o frescor – Festival de Curitiba

4 de abril de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Cena de 'Eros', de Rachel Daisy Ellis. Imagem: Reprodução.

Sem pudores, ‘Eros’ aborda a sexualidade brasileira a partir dos motéis

24 de junho de 2025
Adaptação da obra de Margaret Atwood chegou ao fim após seis temporadas. Imagem: MGM Television / Divulgação.

‘The Handmaid’s Tale’ chega ao fim — e deixa um vazio inquietante

24 de junho de 2025
Novo filme faz parte de uma nova trilogia, cuja sequência já foi filmada. Imagem: Columbia Pictures / Divulgação.

‘Extermínio 3: A Evolução’ revisita os escombros de uma nação

23 de junho de 2025
Autora produziu um dos maiores fenômenos literários das últimas décadas. Imagem: Marcia Charnizon / Divulgação.

Por que os leitores amam — e nem toda crítica gosta — de ‘Tudo É Rio’, de Carla Madeira

20 de junho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.