• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Teatro

Obcecados por Karam

porHelena Carnieri
21 de março de 2017
em Teatro
A A
Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Existe uma carga emocional forte nas montagens que vêm surgindo a partir de textos deixados por Manoel Carlos Karam (1947-2007). Percebe-se que os envolvidos não só tiveram uma relação pessoal com ele, mas também adotam a obra do catarinense radicado em Curitiba como sua em algo próximo da obsessão.

Bolacha Maria, A cidade sem mar, Duas criaturas gritando no palco foram alguns exemplos. E tem muito disso em Mesmas Coisas, espetáculo em cartaz nesta semana na Cia. Brasileira e que será uma das atrações do Ap. da 13, durante o Festival de Teatro de Curitiba.

A literatura de Karam é repleta de humor e despojamento, e levá-lo para a cena, me parece, só faz sentido num ambiente que contenha esses elementos.

Em sintonia com esse pensamento, Michelle Pucci e Marc Olaf, com direção de Nadja Naira, protagonizam a experiência performática que parte do livro Mesmas Coisas, ainda inédito, além de textos contidos em Pescoço ladeado por parafusos e Crônicas de alhures do sul.

Só com um envolvimento apaixonado é possível tomar um texto como “obsessão quando atravessa na garganta, a gente empurra com um copo d’água” e fazer o que os dois fazem em cena. É de engasgar ou querer rasgar coisas.

No livro e na peça, a imagem de si é um tema investigado por meio da ideia da fotografia e suas ramificações.

No livro e na peça, a imagem de si é um tema investigado por meio da ideia da fotografia e suas ramificações. A fala misturada ao canto, a chamada ao público para compor partes importantes do enredo, as surpresas que surgem no cenário e que mudam conforme a peça é levada a novos espaços são características da obra encenada.

Os textos entrelaçados com apoio da escritora Luci Collin deixam, no mínimo, desejo por conhecer a obra de Karam.

Enquanto isso, “vou lá fora bater algumas fotografias do tédio e já volto”.

SERVIÇO | ‘Mesmas Coisas’
Onde: Companhia Brasileira de Teatro | R. José Bonifácio, 135 – sala 1ª, Largo da Ordem;
Quando: Dias 24, 25 e 26 de março, sexta, sábado e domingo, às 19h; dias 7 e 8 de abril, sexta e sábado, às 21h;
Quanto: Grátis;

Onde: Apê da 13 | R. 13 de Maio, 1.001, apto. 1;
Quando: Dias 31 de março e 1º de abril, sexta e sábado, às 17h; dia 2 de abril, domingo, às 21h;
Quanto: Grátis;

FICHA TÉCNICA

Textos de Manoel Carlos Karam (baseado no livro Mesmas Coisas)
Idealização: Michelle Pucci
Direção: Nadja Naira
Direção de Produção: Isadora Flores
Músico: Marc Olaf
Atriz e cantora: Michelle Pucci
Iluminação: Beto Bruel
Figurino e cenário: Cristine Conde
Interlocução artística: Luci Collin
Disponibilização do acervo do autor: Bruno Karam e Katia Kertzman
Produção de conteúdo: Michelle Pucci, Nadja Naira e Luci Collin
Projeto Gráfico e colagens: Luca Fischer
Fotografias: Paula Morais
Assistente de Direção: Elisa Ribeiro
Produção Executiva: Mariana Freitas
Técnica: Henrique Linhares
Vídeos e filme: Alan Raffo
Atores do filme: Edson Rocha, Luca Fischer, Muhammad Chab, Michelle Pucci e Marc Olaf
Assessoria de Imprensa: Fernando de Proença

Tags: KaramLiteraturaLuci CollinManoel Carlos KaramMarc OlafMesmas CoisasMichelle PucciNadja Nairasesi heitor stockler de françaTeatroTeatro Curitibano

VEJA TAMBÉM

'Peça sobre Peças' tem dramaturgia de Francisco Mallmann e direção de Fernando de Proença. Imagem: Vitor Dias / Divulgação.
Teatro

‘Peça sobre Peças’ propõe teatro como memória em estado de dúvida

28 de abril de 2026
Registro de 'Piracema', do Grupo Corpo. Imagem: Humberto Araújo / Divulgação.
Teatro

Crítica: ‘Piracema’ e o Corpo que insiste no movimento – Festival de Curitiba

14 de abril de 2026
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Em 'O Adversário', Emmanuel Carrère reconta um dos crimes mais chocantes da história da França. Imagem: Andreu Dalmau / Reprodução.

‘O Adversário’: a história real de um homem que matou para sustentar uma mentira

29 de maio de 2026
Bárbara Lennie e Victoria Luengo dão vida a Elsa e Patricia no nome filme de Pedro Almodóvar. Imagem: El Deseo / Divulgação.

‘Natal Amargo’ transforma memória e luto em ficção melancólica

28 de maio de 2026
O escritor estadunidense de origem tailandesa Tony Tulathimutte. Imagem: Vincent Tullo / The Guardian / Reprodução.

‘Rejeição’, de Tony Tulathimutte, é o livro do ano

22 de maio de 2026
Zazie Beetz encara demônios em 'Eles Vão Te Matar'. Imagem: New Line Cinema / Divulgação.

‘Eles Vão Te Matar’ diverte como terrir, mas é mais do mesmo

19 de maio de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.