Prática comum das principais emissoras de TV dos Estados Unidos, os upfronts são rituais que acontecem na primavera para apresentação da programação de TV para a próxima temporada.
Ao longo dessa semana, emissoras como ABC, CBS, NBC, Fox e The CW compartilham uma lista de produções de dramas e comédias encomendadas para o período 2022/2023 (em geral, do meio deste ano até a metade do próximo).
Até o próximo dia 20 de maio, os conglomerados de mídia realizarão coletivas oficiais para dar um gostinho ao público e à imprensa do que vem por aí, com espaço também às emissoras de TV a cabo e a algumas plataformas de streaming, como Disney, YouTube e Paramount.
Confira a lista do que já foi divulgado até o presente momento, nela pode estar sua próxima série ou minissérie queridinha.
ABC
A tradicional ABC, responsável por séries como Grey’s Anatomy e The Good Doctor, e por realities como American Idol e The Bachelor (no ar há 20 anos), foi econômica até aqui neste upfront.
Neste presente momento, são três dramas e uma comédia com nome e enredo divulgados – a maioria delas já tem, inclusive, elenco escalado.
Alaska (drama)
Até o próximo dia 20 de maio, os conglomerados de mídia realizarão coletivas oficiais para dar um gostinho ao público e à imprensa do que vem por aí.
Do diretor e roteirista Tom McCarthy (Spotlight, Up – Altas Aventuras), Alaska é a principal aposta da emissora. Com Hilary Swank no elenco, a série acompanha uma repórter que procura se reinventar após ser “cancelada”.
Para tal, ela passará a trabalhar para um antigo editor em um jornal no Alasca (Jeff Perry, o Cyrus Beene de Scandal).
Avalon (drama)
Baseado em um conto do aclamado escritor de romances policiais Michael Connelly, a série acompanha o dia a dia da detetive Nicole Searcy, que comanda a pequena delegacia de Avalon, na Ilha de Santa Catalina, Califórnia.
Ainda sem elenco divulgado, Avalon tem produção de David E. Kelley (Big Little Lies, L.A. Law).
The Rookie: Feds (drama)
Get ready for #TheRookie universe to get even bigger 👏. @NiecyNash stars in #TheRookieFeds, a new drama coming to ABC! pic.twitter.com/lUfgEd4Nf0
— The Rookie: Feds (@TheRookieFeds) May 16, 2022
Com o título de The Rookie: Feds, a série é um spin-off de The Rookie, produção de relativo sucesso na ABC. A ideia é expandir o universo da “série mãe” para além do Departamento de Polícia de Los Angeles, colocando o FBI no centro da trama.
Com Kat Foster (Weeds), Felix Solis (Ozark) e Niecy Nash (Mrs. America) no elenco, Feds é criação da dupla Alexi Hawley e Terence Paul Winter.
Not Dead Yet (comédia)
Restarting one’s life is never easy. Gina Rodriguez stars in the new comedy Not Dead Yet, coming to ABC. #NotDeadYet pic.twitter.com/rXibrVxeoJ
— Not Dead Yet (@NotDeadYetABC) May 13, 2022
Not Dead Yet é a única série de humor anunciada pela ABC. A aposta é alta, tanto é que Gina Rodriguez (Jane the Virgin) e Mary Elizabeth Ellis (It’s Always Sunday in Philadelphia) foram escaladas para a produção, comandada por Casey Johnson e David Windsor, do megasucesso This Is Us.
A trama acompanha Nell Stevens, uma mulher recém-solteira, financeiramente quebrada, que tenta reconstruir sua carreira, 10 anos depois de deixá-la para trás.
CBS
A CBS vem para este upfront com quatro novos dramas encomendados – ao menos até o momento desta publicação.
Com uma adaptação de True Lies, filme de ação estrelado por Arnold Schwarzenegger e Jamie Lee Curtis em 1994, de carro-chefe, a emissora parece ter optado por manter sua grade pouco modificada.
Vale lembrar que a CBS é famosa por séries policiais, como as franquias FBI e NCIS.
Fire Country (drama)
Com um trio de respeito escalado no elenco (Max Thieriot, de SEAL Team; Billy Burke, de 9-1-1: Lone Star; e Kevin Alejandro, de Lucifer), Fire Country tem produção executiva de Tony Phelan e Joan Rater (Grey’s Anatomy).
O seriado acompanha Bode Donovan, que está em busca de redenção, realizando trabalhos para ver sua pena de prisão reduzida. Ele retorna à sua cidade natal na Califórnia, onde passa a trabalhar com um grupo de elite de bombeiros que atua no cambate a grandes incêndios na região.
East New York (drama)
East New York acompanha a trajetória de Regina Haywood (Amanda Warren, de Dickinson), uma policial recém-promovida ao cargo de capitã da polícia de East New York, um bairro do extremo leste do Brooklyn, cuja população é majoritariamente trabalhadora e de baixa renda.
Jimmy Smits (Dexter), Richard Kind (The Goldbergs) e Ben Michael Brown (FBI: Most Wanted) estão no elenco, conduzido pela produção-executiva de William M. Finkelstein, um nome forte no meio – produziu seriados como The Good Fight e Law & Order.
So Help Me Todd (drama)
O elenco de So Help Me Todd eleva as expectativas a respeito da nova série da CBS. Geena Davis (Thelma & Louise) e Marcia Gay Harden (The Morning Show) comandam um elenco promissor, que leva adiante a trama de um detetive particular (Skylar Astin), um profissional talentoso, porém ovelha negra da família.
Pressionado pela mãe, uma advogada de sucesso e autoritária que vive a dissolução de seu casamento, passa a trabalhar como investigador pessoal da mesma.
True Lies (drama)
O filme de ação de 1994 não é um primor da sétima arte, mas também não deixou a desejar para fãs de thrillers. Omar Benson Miller (Ballers), Steve Howey (Shameless), Erica Hernandez e Ginger Gonzaga (She-Hulk) levarão à frente a trama criada por James Cameron – que assina True Lies como produtor-executivo.
Não devem ocorrer muitas modificações: uma dona de casa descobre que seu marido, na realidade, é um espião internacional. Ao mergulhar nesse cenário, ela acaba por reavivar a chama da paixão de seu casamento – e por se colocar em perigo.
FOX
Com quase toda a grade renovada para a próxima temporada, a FOX mantém seus grandes sucessos como carros-chefe. Ainda assim, o upfront 2022/2023 traz quatro estreias, sendo dois dramas e duas séries de comédia.
As apostas nas comédias tem sido uma frequência na emissora, ainda que não seja o que de melhor tem entregado nos últimos anos – com raríssimas excessões.
Accused (drama)
Baseada na antologia criminal da inglesa BBC, Accused tem episódios independentes, em que cada um inicia com a imagem de um tribunal, em que acusados não sabem como foram parar no banco dos réus.
As histórias de cada capítulo da trama serão contadas sobre a perspectiva do réu. Com o piloto já gravado, o elenco comandado pelo produtor-executivo Howard Gordon (Arquivo X e 24 Horas) terá Michael Chiklis (Gotham) e Jill Hennessy (City on a Hill).
Alert (drama)
Alert ainda não tem elenco definido, mas o ator Jamie Foxx está como produtor-executivo da série, o que, claramente, coloca muitos holofotes sobre ela.
A história que será contada é a de uma mãe e um pai (divorciados) que tentam descobrir se a pessoa que afirma ser o filho desaparecido deles é realmente quem diz ser.
Grimsburg (comédia)
Criada e produzida por Catlan McClelland e Matthew Schlisse, Grimsburg, a nova animação da FOX, terá Jon Hamm (Mad Men) como dublador do personagem principal.
A história da série é centrada no detetive Marvin Flute, que tenta se redimir com a ex-mulher, a quem nunca deixou de amar. Para isso, Flute fará de tudo, até mesmo se dedicar ao filho que nunca havia nem mesmo se dado ao trabalho de conhecer.
Krapopolis (comédia)
Outra comédia animada da FOX (não se esqueçam, a casa dos Simpsons há mais de 30 anos), Krapopolis tem produção-executiva de ninguém menos que Dan Harmon, o gênio por trás de Community e Rick and Morty.
Não sabemos a linha de humor que a animação tomará, mas será ambientada na Grécia Antiga, centrada em uma família de humanos, deuses e monstros. Esse conjunto imperfeito de seres tentará administrar uma das primeiras cidades do mundo, tentando não morrer no caminho.
NBC
Uma das emissoras de TV aberta nos estados Unidos mais forte em termos de séries, a NBC também vem modesta neste upfront. A explicação mais ventilada para tal (e compartilhada por quase todos os canais) são os impactos causados pela pandemia de COVID-19.
Muitas produções foram colocadas em stand-by, outras perderam o fôlego para sua concretização. Com alguns cancelamentos de séries em primeira temporada e a chegada ao fim de um dos maiores sucessos recentes da TV (This Is Us), a NBC chega com três lançamentos.
Quantum Leap (drama)
Entre 1989 e 1993, Quantum foi um drama de fantasia que ocupou as noites da NBC, trinta anos depois, Quantum Leap acompanha o exato instante em que o Dr. Sam Beckett desaparece após entrar no acelerador que dá nome à série.
Com uma nova equipe montada, o projeto de entender os mistérios da máquina e de seu criador serão retomados. Nanrisa Lee (Bosch), Jewel Staite (The Killing), Ernie Hudson (The Family Business) e Mason Alexander Park (Cowboy Bebop) estarão nessa empreitada.
Lopez vs. Lopez (comédia)
Agendada para as noites de sexta-feira do canal, a comédia Lopes vs. Lopez traz o veterano ator George Lopez, que marcou época com o seriado que levava seu nome.
Como o nome sugere, o seriado abordará, de forma cômica, as desaventuras de uma família da classe trabalhadora de origem hispânica, com tudo que envolve: dores, alegrias, disfunções e reconexões.
No elenco, Mayan Lopez, Selenis Leyva (Orange Is the New Black), Matt Shively (The Real O’Neals), Brice Gonzalez e membros recorrentes do elenco Laci Mosley (iCarly, A Black Lady Sketch Show) e Kiran Deol (Sunnyside).
Night Court (comédia)
Night Court resgata uma série de humor dos anos 1980 da própria NBC, que gira em torno da otimista juíza Abby Stone (Melissa Rauch, a Bernadette de The Big Bang Theory).
Ela comanda o turno da noite de um tribunal de Manhattan, juntamente a uma equipe bastante excêntrica liderada pelo ator John Larroquette, que retorna a seu papel 30 anos depois.
Pamela Fryman, famosa diretora (e produtora) de seriados como How I Met Your Mother e Frasier, é uma das cabeças à frente do projeto.
The CW
Casa das séries de heróis e young adult, a The CW está vivendo uma fase de vacas magras – faz um tempo desde um sucesso retumbante do canal.
Talvez essa seja a razão para que a emissora norte-americana fique na zona de conforto, trazendo dois prequels (histórias que se passam antes de uma trama já contada) e mais um seriado inspirado no universo do homem morcego.
Gotham Knights (drama)
Gotham Knights talvez seja o carro-chefe da CW. A trama se desenrola logo após o assassinato de Bruce Wayne. Seu filho adotivo será o responsável por estabelecer uma improvável aliança, para proteger Gotham, que vive uma escalada de horror.
Misha Collins (Supernatural) será Harvey Dent, já o filho de Bruce Wayne ainda não teve o ator que o interpretará divulgado. Há bastante expectativa no ar, além de um certo ceticismo com a série.
Walker: Independence (drama)
Prequel da série Walker, Walker: Independence acompanhará Abby Walker, uma mulher rica cujo marido é assassinado em sua frente durante a jornada para o oeste. Sim, é um seriado de época, ambientado no século XIX.
Katherine McNamara, de Shadowhunters e Arrow, é a estrela do show, que conta com produção-executiva de Seamus Kevin Fahey, produtor das séries Walker, Máquina Mortífera, The Following e Spartacus.
The Winchesters (drama)
Que Supernatural é um sucesso ninguém duvida, mas o que esperar de seu prequel, The Winchesters, não há como saber. E sim, o motivo é a The CW e o descrédit que a emissora anda carregando.
Dos mesmos produtores da série original, a produção vai acompanhar a história de amor de John e Mary Winchester, pais de Sam e Dean, protagonistas de Supernatural.
Jensen Ackles (Dean) está escalado, enquanto Meg Donnelly (American Housewife) e Drake Rodger (Ainda Estou Aqui) interpretarão Mary e John, respectivamente.
[EM ATUALIZAÇÃO]
VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, QUE TAL CONSIDERAR SER NOSSO APOIADOR?
Jornalismo de qualidade tem preço, mas não pode ter limitações. Diferente de outros veículos, nosso conteúdo está disponível para leitura gratuita e sem restrições. Fazemos isso porque acreditamos que a informação deva ser livre.
Para continuar a existir, Escotilha precisa do seu incentivo através de nossa campanha de financiamento via assinatura recorrente. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.
Se preferir, faça uma contribuição pontual através de nosso PIX: pix@escotilha.com.br. Você pode fazer uma contribuição de qualquer valor – uma forma rápida e simples de demonstrar seu apoio ao nosso trabalho. Impulsione o trabalho de quem impulsiona a cultura. Muito obrigado.