A peça O Leão no Aquário, da companhia Minha Nossa Cia de Teatro, iniciou a segunda temporada de apresentações no Teatro Experimental da UFPR, na última quinta-feira (17). O espetáculo fica em cartaz de quinta a domingo até 3 de junho, com entrada gratuita.
O Leão no Aquário integra o Projeto Câmbio da companhia. Lançado em 2015, o projeto tem como proposta estabelecer encontros e trocas artísticas através de um intercâmbio de artistas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba. A primeira etapa aconteceu em 2016, com a estreia do musical Primavera Leste. O Leão no Aquário, a segunda etapa do Projeto Câmbio, já foi apresentada no ano passado em Curitiba.
Escrita por Vinicius Souza (BH) e com direção de Diogo Liberano (RJ), a peça conta com 5 atores, que narram uma história que fala sobre elos afetivos, relacionamentos, e questões cotidianas de uma família. A história parte de um questionamento principal, que é repetido ao longo do espetáculo: o que está acontecendo?
Os 5 atores, que revezam os papéis ao longo da dramaturgia, também leem matérias verídicas em um espaço composto por uma mesa, um abajur e diversos jornais impressos. No espaço, os atores também se alternam ao longo do espetáculo e leem para o público as manchetes e notícias. O real e a ficção conversam, e o jogo da alternância de personagens a todo o momento também dá sentido a uma proposta de troca de lugares e posições. O último ato é finalizado com os atores, que levam algumas pessoas da plateia para o centro do palco, com a sugestão de troca de posições e espaços.
O Leão no Aquário também fala sobre o sentimento de partidas, de tristezas e da solidão. Além de reafirmar a importância da ida, a fala dos personagens reitera a importância e necessidade de retornar e recomeçar. Elos familiares e relacionamentos marcam a trajetória dos 5 personagens que embalam com maestria a história de um homem (personagem principal), apresentando fragmentos cruciais da vida dele e de sua família.
O real e a ficção conversam, e o jogo da alternância de personagens a todo o momento também dá sentido a uma proposta de troca de lugares e posições.
Moira Albuquerque, atriz que integra a equipe e elenco, relatou que os ensaios e a estreia da peça aconteceram em 2017, a partir do Projeto Câmbio. Segundo a atriz, O Leão no Aquário era a primeira parte do processo, mas por conta de questões financeiras teve que ser reordenada para um segundo momento.
“Nós fomos para o Rio de Janeiro, em uma mostra que o Diogo Liberano (direção) dirigia, e lá conhecemos o Vinícius (dramaturgia). Acabamos conversando e pedimos a ele que mandasse um texto para gente. E ele mandou O Leão no Aquário. Pensamos logo em montar, mas precisávamos de verba para produção e tudo mais. Acabou que demorou mais para viabilizar, e fizemos a Primavera Leste por primeiro, através do Fundo Municipal, além da equipe ser toda daqui”, explicou.
A atriz explicou que alguns processos e posições da peça foram sendo definidos ao longo dos ensaios e encontros. “O Diogo veio para Curitiba, e ele tem uma agenda apertadíssima, então ele ficou meio que morando aqui com a gente. Foi um mês e meio de ensaios intensivos até pegarmos essa dramaturgia e reconhecê-la. Até o jogo e essas trocas de posições foram surgindo com o desenvolvimento dos ensaios”.
Moira relatou ainda o processo de construção e desenvolvimento que o Projeto Câmbio viabiliza para o ator. Segundo ela, as propostas de intercâmbio proporcionam uma ampliação do repertório dos atores e suas experiências. “A terceira etapa do projeto é com a peça O homem feio, com direção do Vinícius, que pretendemos estrear no ano que vem”.
Conde Baltazar, ator da Súbita Companhia de Teatro e vocalista da banda Trombone de Frutas, conferiu o espetáculo no último sábado (19) e elogiou o movimento do texto e dramaturgia, além do espaço e objetos cênicos. “Gostei bastante do fluxo do texto e da dramaturgia, e de como as histórias vão se cruzando e como esse texto vai construindo o todo. É interessante os momentos em que cruza a realidade e ficção, quando traz essas notícias do mundo e do dia. E a todo momento essa pergunta ‘o que que está acontecendo?’ que fica latente tanto na ficção quanto na realidade”, explica.
[box type=”shadow” align=”” class=”” width=””]
SERVIÇO | O Leão no Aquário
Onde: Teatro Experimental da UFPR | R. XV de Novembro, 1299 – Centro;
Quando: Até dia 03/06, quintas, sextas, sábados e domingos, às 20h;
Quanto: Grátis.
Para mais informações, clique aqui.
[/box]