• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

‘Closer’ apresenta baile de máscaras

‘Closer - Perto Demais’ expõe grupo de protagonistas imperfeitos mergulhados em um jogo de aparências que nem sempre é voluntário.

porTiago Bubniak
11 de junho de 2019
em Cinema
A A
Closer - Perto Demais, de Mike Nichols

Personagens vivem situações marcadas por instabilidade, imperfeição, indecisão e solidão. Imagem: Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O filme Closer – Perto Demais (2004) está acima da média. É uma obra que se afasta do convencional, apresenta complexidade, é bem construída e destila crueza e acidez. Trata-se de um trabalho que foge das soluções e narrativas simplistas, aquelas soluções e narrativas simplistas capazes de levar muitos a recorrer à expressão “água com açúcar” para adjetivar grande parte das produções cinematográficas que envolvem romance.

O roteiro de Patrick Marber é cuidadoso na tarefa de entrelaçar com muito esmero o destino do quarteto de protagonistas. O núcleo central de personagens é formado pelo jornalista e escritor Dan, interpretado por Jude Law; a fotógrafa Anna, vivida por Julia Roberts; o dermatologista Larry, interpretado por Clive Owen; e a stripper Alice, vivida por Natalie Portman. Patrick Marber é também o autor da peça de teatro na qual o filme dirigido por Mike Nichols foi baseado.

Os diálogos inteligentes e as expressões faciais sutis dos atores buscam abranger todo um universo de situações envolvendo verdades, mentiras, perdão, mágoas, encontros e desencontros.

Segundo a trama, Dan e Alice se conhecem de um modo não muito convencional. O primeiro contato dos olhares que se cruzam em meio a uma multidão é seguido de uma efetiva aproximação provocada por um acidente. Futuramente, mesmo estando com Alice, Dan se envolve com Anna que, de forma também não muito convencional, conhece Larry. Está composta, assim, a base para tratar da insanidade do amor e de seus desdobramentos. Está exposta, dessa forma, a base para mostrar o quanto pode ser complexo administrar relacionamentos sexuais e/ou amorosos.

Os diálogos inteligentes e as expressões faciais sutis dos atores buscam abranger todo um universo de situações envolvendo verdades, mentiras, perdão, mágoas, encontros e desencontros. Um universo de situações vivenciadas por personagens marcados pela instabilidade, pela imperfeição, pela indecisão, pela solidão e sensibilidade. Na essência desse “caldo” denso e variado pode-se dizer que está a importância da honestidade ou, então, as consequências da falta dela.

Início e desfecho dialogam harmonicamente, com cenas bem semelhantes. Um desses elementos de semelhança, aproximação e relação é o fato de os momentos iniciais e finais serem embalados pela canção The Blower’s Daughter, do cantor e compositor irlandês Damien Rice. No Brasil, inclusive, a música ganhou as versões É Isso aí, de Ana Carolina e Seu Jorge, e Então me diz, de Simone. Difícil falar da canção sem lembrar do filme. Difícil falar do filme sem lembrar da canção. Há quem goste. Há quem odeie. O fato é que The Blower’s Daughter, enfim, acabou tornando-se um “hino” de Closer: Perto Demais.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: CinemaClive OwenCloser - Perto DemaisCríticaCrítica CinematográficaCrítica de CinemaJude LawJulia RobertsMike NicholsNatalie PortmanPatrick MarberResenhaReview

VEJA TAMBÉM

Imagem: Reprodução.
Cinema

Na 49ª Mostra Internacional de Cinema, São Paulo volta a ser capital mundial das imagens

15 de outubro de 2025
'O Último Episódio': angústia adolescente. Imagem: Filmes de Plástico / Divulgação.
Cinema

‘O Último Episódio’ aposta na nostalgia para falar sobre as dores do crescimento

9 de outubro de 2025

FIQUE POR DENTRO

Charlie Sheen hoje, aos 60 anos. Imagem: Boardwalk Pictures / Divulgação.

‘Aka Charlie Sheen’ é um contundente relato sobre a decadência de uma estrela

24 de outubro de 2025
Francês virou sensação no Brasil com suas obras autobiográficas. Imagem: Laura Stevens / Modds / Reprodução.

Édouard Louis e a escrita como forma de fuga e enfrentamento

23 de outubro de 2025
Ellen Pompeo protagoniza minissérie produzida pelo Hulu. Imagem: Disney / Divulgação.

Inquietante, ‘Uma Família Perfeita’ evidencia o abismo entre aparência e verdade

22 de outubro de 2025
'Frankito em Chamas' é a primeira obra do autor publicada pela Todavia. Imagem: Carolina Vicentini / Divulgação.

‘Frankito em Chamas’: o romance inesperado de Matheus Borges que flerta com David Lynch

20 de outubro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.