• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

Detalhes e versões são a base do excelente ‘Testemunha Invisível’

Refilmagem de longa espanhol, ‘Testemunha Invisível’ integrou programação do festival de cinema italiano disponível gratuitamente na plataforma Looke.

porTiago Bubniak
15 de setembro de 2020
em Cinema
A A
Testemunha Invisível, de Stefano Mordini

Laura (Miriam Leone) e Adriano (Riccardo Scamarcio): amantes sob suspeita de crimes. Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Detalhes. É preciso prestar muita atenção nos detalhes. É com convicção severa, cortante, quase grosseira, que a advogada Virginia Ferrara (Maria Paiato) diz isso com insistência para o seu mais novo cliente, o empresário de tecnologia Adriano Doria (Riccardo Scamarcio). Adriano contratou Virginia para defendê-lo de uma acusação de homicídio. O cuidado com os detalhes, enfim, é um dos elementos mais importantes sobre o qual se sustenta o excelente suspense italiano Testemunha Invisível (2018).

Testemunha Invisível é um daqueles tantos filmes que provoca o espectador a vê-lo de novo e de novo e de novo. Não apenas pelo exercício lógico de ligar os pontos, mas, também, pelo simples e genuíno prazer de acompanhar a um filme de qualidade.

Quem já assistiu ao espanhol Um Contratempo (2016) pode sentir-se bastante familiarizado com a trama. E não é para menos. Testemunha Invisível é, na verdade, uma refilmagem de Um Contratempo. A versão italiana tem direção de Stefano Mordini e roteiro do próprio Mordini e Massimiliano Catoni. O roteiro original tem a autoria de Oriol Paulo, que merece os créditos pela competência no enlace das situações da narrativa. Afinal, outro elemento bastante importante neste suspense capaz de prender a atenção do espectador logo de início é o investimento na multiplicidade de versões.

O roteiro original de Oriol Paulo, agora creditado a Mordini e Catoni, mostra o quanto é possível uma história ser contada de diferentes formas. O diálogo entre Adriano e Virginia é um verdadeiro caleidoscópio de versões que, na mesma medida em que elevam as interrogações e enredam o espectador, enriquecem a qualidade do material que é entregue.

Segundo a trama, ao acordar em um quarto de hotel, Doria descobre que, a poucos passos, está o corpo de sua amante morta. Como não há qualquer maneira de entrar ou sair, Doria é automática e inevitavelmente considerado o autor do crime, após a perícia policial no local do assassinato. Cliente e advogada, então, travam uma batalha intelectual para montar a melhor estratégia de defesa. É a partir dessa batalha que se estrutura todo o filme, fortemente amparado em flashbacks.

Testemunha Invisível tem características de noir, com a presença de fraquezas humanas, mulher fatal, ambiente noturno, uso de narração, assassinato, roteiro intrincado e morais ambíguas e relativas. Em termos gerais, é um daqueles tantos filmes que provoca o espectador a vê-lo de novo e de novo e de novo. Não apenas pelo exercício lógico de ligar os pontos, averiguar as minúcias, confrontar o próprio raciocínio com o do roteirista, mas, também, pelo simples e genuíno prazer de acompanhar a um filme de qualidade.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: 8 ½ Festa do Cinema ItalianoCinemaLookeMassimiliano CatoniStefano MordiniTestemunha Invisível

VEJA TAMBÉM

Kad Merad e Denis Podalydès protagonizam a sensível obra de Costa-Gavras. Imagem: KG Productions / Divulgação.
Cinema

‘Uma Bela Vida’ é meditação derradeira de Costa-Gavras

5 de agosto de 2025
A trupe de 'O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas': rebeldes sem causa. Imagem: Columbia Pictures / Divulgação.
Cinema

‘O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas’: o delicioso filme ruim de Joel Schumacher

5 de agosto de 2025

FIQUE POR DENTRO

Kad Merad e Denis Podalydès protagonizam a sensível obra de Costa-Gavras. Imagem: KG Productions / Divulgação.

‘Uma Bela Vida’ é meditação derradeira de Costa-Gavras

5 de agosto de 2025
A trupe de 'O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas': rebeldes sem causa. Imagem: Columbia Pictures / Divulgação.

‘O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas’: o delicioso filme ruim de Joel Schumacher

5 de agosto de 2025
O diretor Robert B. Weide e o escritor Kurt Vonnegut. Ambos conviveram por quase trinta anos. Imagem: Whyaduck Productions / Divulgação.

‘Kurt Vonnegut: Unstuck in Time’ é o documentário definitivo sobre o escritor

4 de agosto de 2025
Pinturas de Emily Brontë e Jane Austen. Imagem: Reprodução.

Entre o amor e o abismo: por que ainda lemos Jane Austen e Emily Brontë?

4 de agosto de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.