No Teatro Paiol lotado, a organização do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba anunciou os vencedores nas 11 categorias. A cerimônia de encerramento começou pontualmente às 20h, com show do grupo Regional Sabiá, em participação curta, porém, marcante.
Terminado o show, Aly Muritiba, um dos idealizadores do festival, tomou o palco e iniciou sua fala agradecendo os patrocinadores do 4.º Olhar de Cinema, à equipe de produção e ao público. Aproveitou para dar um balanço geral sobre o evento, reafirmando, entre outras coisas, o crescimento do número de espectadores nas salas durante o festival de aproximadamente 30% em relação ao ano anterior.
Houve também espaço para a leitura de um manifesto, resultante do Fórum do Audiovisual Paranaense. Entre as linhas do documento, cobranças de produtores, realizadores e demais profissionais do setor para o poder público, em todas suas esferas, para honrarem o compromisso de liberações de verbas de editais, até a melhoria na distribuição do repasse federal, estadual e municipal. Curiosamente, chamou a atenção a ausência de representantes do poder público.
Os primeiros prêmios entregues foram os dos parceiros, começando pelo Hors Pistes, oferecido pelo Centre Pompidou de Paris. O vencedor nesta categoria foi Burn the Sea, de Nambot Nathalie e Maki Berchache. Na sequência, Paulo Camargo, editor-chefe d’A Escotilha e integrante do júri da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), ficou responsável por anunciar o vencedor do Prêmio da Crítica. Koza, de Ivan Ostrochovsky, ficou com o troféu.
Na principal categoria, a mostra Competitiva de longas e curtas-metragens, Koza, de Ivan Ostrochovsky, também levou o prêmio de melhor longa-metragem do júri oficial, enquanto I Am the People, de Anna Roussillon, ficou com o Prêmio do Público. A Festa e os Cães, de Leonardo Mouramateus, levou o de melhor curta-metragem, tanto na escolha do júri como na do público. O Prêmio Olhares Brasil de melhor longa-metragem foi para Ela Volta na Quinta, de André Novais Oliveira; em curta-metragem o prêmio ficou com Toré, de João Vieira Torres e Tanawi Xucuru Kariri.
Leia nossa crítica de Koza, vencedor do Prêmio Olhar de Melhor Filme
Longos planos sem cortes, com a câmera estática, permitem que a trajetória anti-heróica, e algo patética do ex-lutador olímpico, alcancem, sem apelar a recursos melodramáticos, dolorosa potência emocional. Continue lendo…
Leia nossa crítica de I Am the People, vencedor do Prêmio do Público de Melhor Filme
I Am the People, documentário da francesa Anna Roussillon, foge do exotismo para retratar como os egípcios do interior do país reagiram aos levantes populares de 2011. Continue lendo…
CONFIRA A LISTA COM TODOS OS PREMIADOS
Mostra Competitiva
Longa-Metragem
Prêmio Olhar de Melhor Filme: Koza, de Ivan Ostrochovsky
Prêmio Especial do Júri: Mercuriales, de Virgil Vernier
Prêmio de Contribuição Artística: A Proletarian Winter’s Tale (Ein Proletarisches Wintermärchen), de Julian Radlmaier
Prêmio do Público: I Am the People (Je Suis Le Peuple), de Anna Roussillon
Menção Honrosa: A Misteriosa Morte De Pérola, de Guto Parente
Curta-Metragem
Prêmio Olhar de Melhor Filme: A Festa e os Cães, de Leonardo Mouramateus
Prêmio do Público: A Festa e os Cães, de Leonardo Mouramateus
Outros Prêmios Oficiais
Longa Metragem
Prêmio Olhares Brasil – Melhor longa-metragem brasileiro da Mostra Competitiva, Outros Olhares e Novos Olhares: Ela Volta na Quinta, de André Novais Oliveira
Prêmio Novo Olhar – Melhor Filme da Mostra Novos Olhares: Nova Dubai, de Gustavo Vinagre
Curta Metragem
Prêmio Olhares Brasil – Melhor Curta-Metragem Brasileiro da Mostra Competitiva e Outros Olhares: Toré, de Joao Vieira Torres e Tanawi Xucuru Kariri
Prêmios de Parceiros
Prêmio da Crítica / Abraccine: Koza, de Ivan Ostrochovský.
Prêmio Hors Pistes: Burn the Sea (Brûle la mer), de Nambot Nathalie e Maki Berchache
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.