• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

Em ‘Eneida’, Heloísa Passos nos coloca diante de seu espelho familiar

O documentário 'Eneida', da cineasta curitibana Heloísa Passos, abre o Festival Internacional do Documentário Estudantil (FIDÉ).

porPaulo Camargo
11 de maio de 2022
em Cinema
A A
Em 'Eneida', Heloísa Passos nos coloca diante de seu espelho familiar

Heloísa Passos e sua mãe, Eneida. Imagem: Isabella Lanave/Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

A cineasta curitibana Heloísa Passos vem fazendo uso de sua arte como uma espécie de complexo espelho familiar. Se no documentário Construindo Pontes (2017), a diretora mergulha na trajetória profissional do pai, o engenheiro civil Álvaro Passos, responsável por várias obras de grande importância na infraestrutura do Paraná, para redimensionar sua relação com a figura paterna, em um ajuste de contas, que vai de divergências políticas a questões muito pessoais, em Eneida, que abre hoje o Festival Internacional do Documentário Estudantil (FIDÉ), às 19h30, no Cine Passeio, ela se volta para a sua mãe.

Premiada diretora de fotografia, Heloísa direciona o olho de sua câmera, ao mesmo tempo tensa e poética, para tratar de uma questão familiar muito delicada, que já havia sido esboçado, porém não desenvolvido em Construindo Pontes.

Há mais de duas décadas, sua irmã mais velha, Maysa, com 10 meses a mais de idade do que ela, rompeu relações com a família por conta de um desentendimento em torno de uma questão patrimonial: a posse da casa da família, em Curitiba.

Sentindo-se prejudicada, e preterida emocionalmente, Maysa afastou-se e, desde então, recusou-se a falar com os pais e as irmãs, também impedindo os filhos de restabelecer qualquer contato com os avós maternos.

Após o aniversário de 80 anos de Eneida, que nunca se conformou com o silêncio e o distanciamento de Maysa, Heloísa mais uma vez recorre à sua arte, e à câmera, seu meio de expressão, para desencadear uma nova tentativa de reaproximação entre a mãe e a irmã, que nesses anos todos ficou viúva e se casou novamente com um rabino judeu ortodoxo.

Ela e a família moram em São Paulo, cidade onde Heloísa também reside. Detalhe: nestes anos todos, elas nunca se encontraram.

É muito corajosa a decisão da diretora curitibana, mas sobretudo de sua mãe, de documentar, em detalhes bastante íntimos, tanto a esperança quanto a dor de Eneida.

É muito corajosa a decisão da diretora curitibana, mas sobretudo de sua mãe, de documentar, em detalhes bastante íntimos, tanto a esperança quanto a dor de Eneida, foco da câmera de Heloisa, que a retrata em sua plenitude, revelando toda a complexidade de uma mulher ao mesmo tempo frágil e corajosa, alegre e muito triste. Álvaro, desta vez, é coadjuvante, aparecendo muito pouco em cena, embora compartilhe com a mulher o mesmo sofrimento.

Em belíssimos diálogos, de surpreendente espontaneidade, entre mãe e filha, ficamos sabendo que Eneida casou-se virgem, aos 27 anos, e, como a maior parte das mulheres de sua geração, se sujeitou ao patriarcado, inclusive na situação que conduziu ao afastamento da filha. Não teve coragem de se impor.

Eneida, assim como Construindo Pontes, verte afetos e subjetividades. Há muita beleza no despudor da diretora de permitir que olhemos, sem muitos filtros, em seu espelho familiar. Em alguns momentos, nos sentimos um pouco invasores, constrangidos diante da privacidade exposta na tela, com a qual Heloísa nos presenteia. Impossível não nos vermos em seu filme.

VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, QUE TAL CONSIDERAR SER NOSSO APOIADOR?

Jornalismo de qualidade tem preço, mas não pode ter limitações. Diferente de outros veículos, nosso conteúdo está disponível para leitura gratuita e sem restrições. Fazemos isso porque acreditamos que a informação deva ser livre.

Para continuar a existir, Escotilha precisa do seu incentivo através de nossa campanha de financiamento via assinatura recorrente. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

Se preferir, faça uma contribuição pontual através de nosso PIX: pix@escotilha.com.br. Você pode fazer uma contribuição de qualquer valor – uma forma rápida e simples de demonstrar seu apoio ao nosso trabalho. Impulsione o trabalho de quem impulsiona a cultura. Muito obrigado.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: CinemaCinema ParanaenseConstruindo PontesCrítica CinematográficaDocumentárioEneidaFidéFilm ReviewHeloisa PassosMovie ReviewResenha

VEJA TAMBÉM

12ª edição começa nesta quarta-feira. Imagem: Divulgação.
Cinema

8 ½ Festa do Cinema Italiano reúne produções de ontem e hoje

25 de junho de 2025
Imagem de Andy Warhol diante de suas serigrafias. Imagem: Autoral Filmes / Divulgação.
Cinema

‘Andy Warhol – Um Sonho Americano’ desvenda a origem da genialidade do famoso artista

25 de junho de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Assinada por George Moura e Sergio Goldenberg, produção é nova aposta da Globo. Imagem: Globoplay / Divulgação.

‘Guerreiros do Sol’ e a reinvenção do cangaço na dramaturgia brasileira contemporânea

26 de junho de 2025
12ª edição começa nesta quarta-feira. Imagem: Divulgação.

8 ½ Festa do Cinema Italiano reúne produções de ontem e hoje

25 de junho de 2025
Imagem de Andy Warhol diante de suas serigrafias. Imagem: Autoral Filmes / Divulgação.

‘Andy Warhol – Um Sonho Americano’ desvenda a origem da genialidade do famoso artista

25 de junho de 2025
Cena de 'Eros', de Rachel Daisy Ellis. Imagem: Reprodução.

Sem pudores, ‘Eros’ aborda a sexualidade brasileira a partir dos motéis

24 de junho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.