• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

Crítica: ‘Beleza Silenciosa’ retrata processo de cura de um abuso sexual – É Tudo Verdade

Dirigido por Jasmín Mara López, ‘Beleza Silenciosa’ retrata o duro processo de cura e aceitação de vítimas de abuso sexual. Documentário integra a mostra Foco Latino do Festival É Tudo Verdade.

porAlejandro Mercado
18 de abril de 2023
em Cinema
A A
Crítica: ‘Beleza Silenciosa’ retrata processo de cura de um abuso sexual – É Tudo Verdade

Documentário integra a mostra Foco Latino do É Tudo Verdade em 2023. Imagem: Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

É difícil que um abuso, sofrido ou realizado, não carregue em si uma teia intrincada de outros abusos e traumas, que formam um ciclo de dor, angústia e sofrimento. Essa é uma descoberta que a diretora estadunidense de origem mexicana Jasmín Mara López faz enquanto investiga e esmiúça seu processo de cura para o abuso sexual que sofreu do próprio avô na infância no documentário Beleza Silenciosa. O longa-metragem integra a mostra Foco Latino do Festival É Tudo Verdade.

São muitas as camadas do filme de López, e em boa parte delas encontramos todos os ingredientes que vítimas de violência sexual precisam encarar: a incompreensão do acontecido, o sofrimento com a realização do que passou, a culpa por não ter se defendido, as dúvidas sobre seu testemunho, as acusações de que seria a responsável, os questionamentos sobre suas reais motivações.

Parece que nada escapa à receita da tormenta que se instala na vida das vítimas. Beleza Silenciosa se passa quase trinta anos após o abuso, tempo que não foi suficiente para outras pessoas compreenderem o que elas mesmas passaram. Jasmín descobre ao longo da produção que outras pessoas de seu seio familiar foram vítimas do avô, como primas e a própria mãe, enquanto vem à tona o abuso sofrido pela irmã, feito pelo próprio pai.

López busca demonstrar a beleza do processo, como uma espécie de libertação do aprisionamento perpetrado pelos abusadores.

A diretora monta um caleidoscópio, usando imagens de arquivo com filmagens recentes, dando espaço à mãe, à irmã e a parentes para que se expressem, confrontando-se e aceitando verdades difíceis de serem digeridas.

López busca demonstrar a beleza do processo, como uma espécie de libertação do aprisionamento perpetrado pelos abusadores. Poder expressar sua dor é, então, uma forma de acesso ao ar, à vida. Nota-se esse desejo pelo tom metafórico que a diretora decide imprimir na montagem de sua obra, em que a felicidade e a amplitude de determinadas cenas sempre agem em serviço de um discurso muito mais amplo do que a palavra sugere.

A opção é ousada, e exige do espectador que dê um passo atrás de modo a enxergar o todo, buscando a compreensão das intenções da diretora. Ao fim, Beleza Silenciosa é, também, um acerto de contas com a família da diretora, mas não do modo convencional.

Jasmín Mara López não está em busca de culpados (inclusive, fica evidente que se há culpados, são os abusadores), mas de um estreitamento nas relações familiares, de forma a compreenderem tudo que passou e buscarem reconciliações e reencontros.

Primeiro, entre eles, entre os entes que romperam relação ou se distanciaram pela incompreensão do que se passou. Em um segundo momento, deles com eles mesmos, o perdão a si próprio, o reencontro com suas essências. Pelo trabalho da diretora, parece a única forma de, efetivamente, seguirem adiante.

O filme terá mais duas exibições no É Tudo Verdade. No dia 19, no Rio de Janeiro, e no próximo dia 21, em São Paulo. Confira a programação completa do festival no site do evento.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: abuso sexualBeleza SilenciosaCinemaCrítica CinematográficaDocumentárioÉ tudo verdadeFestival É Tudo VerdadeFilm ReviewJasmín Mara LópezResenha

VEJA TAMBÉM

Roteiro de Joseph Minion foi sua tese na universidade. Imagem: The Geffen Company / Divulgação.
Cinema

‘Depois de Horas’: o filme “estranho” na filmografia de Martin Scorsese

8 de julho de 2025
Documentário é mais uma produção de 2025 a abordar a história da cantora. Imagem: Biônica Filmes / Divulgação.
Cinema

‘Ritas’ é autorretrato caleidoscópico de uma artista indomável

7 de julho de 2025

FIQUE POR DENTRO

'O Amigo' foi o primeiro romance de Sigrid Nunez publicado no Brasil. Imagem: Marion Ettlinger / Divulgação.

Em ‘O Amigo’, Sigrid Nunez conecta as dores do luto e do fazer literário

10 de julho de 2025
Michael Cunningham tornou a publicar após anos sem novos livros. Imagem: Richard Phibbs / Reprodução.

Michael Cunningham e a beleza do que sobra

8 de julho de 2025
Roteiro de Joseph Minion foi sua tese na universidade. Imagem: The Geffen Company / Divulgação.

‘Depois de Horas’: o filme “estranho” na filmografia de Martin Scorsese

8 de julho de 2025
O escritor estadunidense Kurt Vonnegut. Imagem: Matthias Rietschel / AP Photo / Reprodução.

‘Um Homem Sem Pátria’: o provocador livro de memórias de Kurt Vonnegut

7 de julho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.