Na manhã de ontem, foi realizada a coletiva de imprensa que divulgou os filmes selecionados para a 28ª edição do festival de documentários É Tudo Verdade. Com homenagens a Humberto Mauro e Jean-Luc Godard, a edição 2023 do evento marca a retomada plena das atividades presenciais.
O É Tudo Verdade 2023 ocorrerá entre 13 e 23 de abril, simultaneamente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, sempre com entrada franca. Ao todo, serão exibidas 72 produções de 34 países, entre longas, médias e curtas-metragens. A edição também terá conferências, debates e sessões em streaming.
A abertura da edição paulista ficará a cargo de Subject, documentário de Jennifer Teixeira e Camilla Hall. O filme explora a experiência de compartilhar a própria vida na tela, revelando altos e baixos de personagens a partir de participantes de aclamados documentários. Ela ocorrerá no dia 12 de abril, na Cinemateca Brasileira, marcando a pré-estreia nacional do documentário. No Rio, 1968 – Um Ano na Vida, de Eduardo Escorel, será exibido para convidados no Estação NET Botafogo.
Retorno à alma do cinema
Com o avanço da vacinação e a diminuição dos números da pandemia, a economia criativa tem assistido a um processo de retomada das atividades culturais nos últimos meses. Entre os destaques do É Tudo Verdade 2023, o retorno pleno às salas de cinema talvez seja o maior.
“Festivais de cinema são atividades essencialmente presenciais, eventos coletivos de encontro entre realizadores e público”, comentou o diretor-fundador do festival, Amir Labaki. “Estávamos todos com saudades”, celebra.
Para este ano, o circuito do festival ocupará o Cine Marquise, Cinemateca Brasileira, Sesc 24 de Maio, Instituto Moreira Salles e o Centro Cultural São Paulo, todos na capital paulista. Já no Rio de Janeiro, as exibições ocorrerão no Estação NET Botafogo e Estação NET Rio.
Homenagens
Com direito a ciclos especiais, a produção do É Tudo Verdade celebrará dois realizadores: o brasileiro Humberto Mauro e o francês Jean-Luc Godard. Mineiro de Volta Grande, Humberto Mauro é um dos pioneiros do cinema brasileiro, com mais de 400 filmes em sua extensa carreira, entre longas e curtas, produzidos entre 1925 e 1975.
Referência para cineastas brasileiros, foi apontado por Glauber Rocha como patriarca do Cinema Novo, mas viveu distintas fases. FIlmes como Ganga Bruta, considerado por muitos seu melhor, foram fracasso de bilheteria, ao passo que Favella dos Meus Amores foi um enorme sucesso – sendo celebrado como precursor do neo-realismo brasileiro.
Com direito a ciclos especiais, a produção do É Tudo Verdade celebrará dois realizadores: o brasileiro Humberto Mauro e o francês Jean-Luc Godard.
No festival, serão exibidos dez de seus filmes, além de dois documentários sobre o criador de obras como Descobrimento do Brasil, Jangada e O Canto do Mar. A curadoria é de Sheila Schvarzman e Eduardo Morettin.
O francês Jean-Luc Godard também será homenageado. Para ele, a produção do evento preparou a apresentação dos oito episódios que compõem a série História(s) do Cinema.
Resultado de um livro escrito entre 1988 e 1998, a série é um grande poema-ensaio no qual Godard pensa o cinema, coincidindo a história do século e a sua própria, entrecruzando citações de livros, filmes e pinturas sob a forma de poemas, criando um caleidoscópio pessoal, com direito a cutucadas em feridas abertas da história. Seu ciclo teve apoio da Embaixada da França no Brasil.
Do É Tudo Verdade para o Oscar
Estruturado em Mostras Competitivas de Longas/Médias-Metragens Brasileiros e Internacionais e de Curtas-Metragens Brasileiros e Internacionais e nas mostras não-competitivas Programas Especiais, O Estado das Coisas, Foco Latino-Americano e Clássicos É Tudo Verdade, o festival classificará os vencedores das competitivas automaticamente para apreciação à disputa do Oscar em 2024.
A premiação se dára no dia 22 de abril, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. As produção premiadas pelos júris oficiais ganharão reapresentações especiais em São Paulo e no Rio de Janeiro no dia 23 de abril, dia seguinte à cerimônia.
Você pode conferir a programação completa, com a lista de filmes, no site oficial do É Tudo Verdade.
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.