• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Artes Visuais

‘Angeli por nós’ é o início de série de homenagens ao cartunista

Exposição ‘Angeli por nós’, que entrará em cartaz no Memorial da América Latina, é a primeira de uma série de homenagens que o cartunista receberá até o fim do ano.

porAlejandro Mercado
20 de setembro de 2022
em Artes Visuais
A A
‘Angeli por nós’ é o início de série de homenagens ao cartunista

Mais de 70 ilustrações compõem a mostra 'Angeli por nós'. Montagem sobre auto caricatura de Angeli que receberá os visitantes na entrada da exposição. Imagem: Angeli/Divulgação/Escotilha.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Diagnosticado com afasia, o cartunista Angeli anunciou o fim da longa e brilhante carreira de cartunista em abril, conforme divulgação do jornal Folha de S.Paulo. Em homenagem ao artista, a exposição Angeli por nós vai tomar o Espaço Gabo, no Memorial da América Latina, a partir do próximo dia 22 de setembro.

Com curadoria de JAL (José Alberto Lovetro) e Jorge Damião, a exposição contará com 72 ilustrações produzidas por desenhistas contemporâneos de Angeli, ou que tenha sido influenciados por seu trabalho, ao longo dos 50 anos de atuação.

Participam da mostra Laerte, Adão Iturrusgarai, Fernando Gonsales, Fernandes, Miguel Paiva, Manga, Baptistão, Fred, J.Bosco, Nei Lima, Amorim, Samuca, Júnior Lopes, Aroeira, Orlandeli, Will, entre outros.

O público que passar pelo Memorial da América Latina também poder ver em Angeli por nós vitrines dos bonecos e cenários do curta de animação Dossiê Rê Bordosa, bem como um Bob Cuspe em recorte de madeira. Desta maneira, o público poderá fazer uma selfie com o icônico personagem do cartunista.

Com curadoria de JAL e Jorge Damião, exposição contará com 72 ilustrações produzidas por desenhistas contemporâneos de Angeli.

“São muitos os expoentes da ilustração brasileira que tiveram em Angeli sua maior inspiração”, afirma Jorge Damião, presidente da Fundação Memorial da América Latina e um dos curadores da mostra.

A fala complementa a própria mostra na reafirmação da importância de Angeli para uma geração de ilustradores. “A grande de um artista está, também, na capacidade que ele tem de sensibilizar a todos com seu trabalho”, finaliza Damião.

Grande parte dos personagens de Angeli se tornaram conhecidos por sua atuação na Folha. No jornal, o cartunista atuou por mais de quarenta anos, iniciando como ilustrador em 1973. Entre 1983 e 2016, suas tirinhas foram publicadas diariamente no caderno “Ilustrada”.

A mostra ficará aberta à exposição até o próximo dia 6 de novembro, sempre com entrada gratuita.

SERVIÇO | Angeli por nós

Quando: de 23 de setembro a 6 de novembro; de terça a domingo, das 10h às 17h;
Onde: Memorial da América Latina | Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda | São Paulo/SP;
Quanto: Entrada gratuita.

Mais informações, confira no site do Memorial da América Latina.

Saída de Angeli do cartum não é um adeus

Saída de Angeli do cartum não é um adeus
Da esquerda para a direita os cartunistas Luiz Gê, Chico Caruso e Angeli. Imagem: Arquivo Público do Estado de São Paulo/Reprodução.

Carolina Guaycuru, esposa do cartunista, fez questão de ressaltar que Angeli estava apenas guardando os lápis. “Encerra [a carreira] como cartunista, mas não como artista”, contou em entrevista ao G1.

O diagnóstico da afasia, condição neurodegenerativa que prejudica a comunicação e, com sua evolução, incapacita o paciente de se expressar de forma verbal ou escrita, foi recebido há alguns anos.

No início de 2022, a condição passou a acelerar, o que levou o ilustrador a tomar a decisão de interromper a carteira no cartum. “Achamos que assim ele poderá trabalhar e produzir neste novo momento de vida mais tranquilamente”, afirmou Carolina.

Companhia das Letras também publicará coletânea do cartunista

Companhia das Letras também publicará coletânea do cartunista
Coletânea em dois volumes deve ser publicada pela Companhia das Letras ainda esse ano. Imagem: JB NETO/AE/Reprodução.

Além de Angeli por nós, seu trabalho será celebrado em uma ampla seleção, que a Companhia das Letras, editora que publica seus trabalhos há quase 20 anos, está elaborando.

Conduzido e organizado por André Conti e por Carolina Guaycuru, esposa de Angeli, o projeto está pinçando seus trabalhos ao longo das últimas cinco décadas, desde tiras de jornais e revistas, charges, ilustrações e desenhos dos mais variados tipos.

Segundo Conti, a ideia da dupla é que sejam publicados dois volumes ainda este ano, contemplando aproximadamente mil trabalhos do cartunista. Em entrevista à Folha de S.Paulo, Conti contou que a curadoria envolveu um extenso mergulho na produção de Angeli.

“Tínhamos mais de 50 mil desenhos, do papelão que ele rabiscava enquanto falava ao telefone até processos mais elaborados de capaz”, contou. O material deverá ser mais econômico sobre personagens que foram compilados recentemente pela Companhia das Letras, como Bob Cuspe, Rê Bordosa e Wood&Stock.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: André ContiAngeliAngeli por nósBob CuspecartumcartunistaCompanhia das LetrasDossiê Rê BordosaexposiçãoilustraçãoJalJorge DamiãoJosé Alberto LovetroMemorial da América Latinawoodstock

VEJA TAMBÉM

Segunda edição da Bienal do Lixo ocupa Parque Villa-Lobos até domingo. Imagem: Divulgação.
Artes Visuais

Em ano de COP30, Bienal do Lixo quer desafiar população a conceber novas formas de pensar o consumo

23 de maio de 2025
Exposição ficará até abril de 2026. Imagem: Gabriel Barrera / Divulgação.
Artes Visuais

Exposição na Estação Luz celebra a Clarice Lispector centenária

8 de maio de 2025

FIQUE POR DENTRO

A escritora francesa Anne Pauly. Imagem:  Édition Verdier / Divulgação.

‘Antes Que Eu Esqueça’ traz uma abordagem leve e tocante sobre o luto

30 de junho de 2025
Jon Hamm volta à boa forma com Coop. Imagem: Apple TV+ / Divulgação.

‘Seus Amigos e Vizinhos’ trata o privilégio com cinismo e humor ácido

30 de junho de 2025
Longa de Babenco foi indicado em quatro categorias no Oscar, levando a de melhor ator. Imagem: HB Filmes / Divulgação.

‘O Beijo da Mulher Aranha’, de Hector Babenco, completa 40 anos como marco do cinema latino-americano

27 de junho de 2025
Assinada por George Moura e Sergio Goldenberg, produção é nova aposta da Globo. Imagem: Globoplay / Divulgação.

‘Guerreiros do Sol’ e a reinvenção do cangaço na dramaturgia brasileira contemporânea

26 de junho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.