• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
13 de agosto de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Home Cinema & TV Canal Zero

O retorno triunfal de Faustão à Band

No primeiro minuto de 2022, Fausto Silva retornou à televisão em grande estilo com prévia do 'Faustão na Band', na emissora em que fez sua estreia.

Maura Martins por Maura Martins
3 de janeiro de 2022
em Canal Zero
A A
O retorno triunfal de Faustão à Band

Fausto Silva retorna à Band tendo como elenco de apoio Anne Lottermann e o filho João Guilherme. Imagem: Divulgação.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

Quem ligou a TV na Band no primeiro minuto de 2022 levou um susto: lá estava o apresentador Fausto Silva, recepcionando o ano novo. Sete meses depois de ter saído do ar na Globo, sem ter se despedido do seu público, Faustão acabou por gerar um grande frisson em torno de sua relação com a emissora. Isto porque, após 32 anos de contrato com a Globo, o apresentador saiu do ar sem que houvesse um encerramento.

Por isso, sua entrada oficial na programação da Band teve um certo tom de “bela vingança”: ele entrou ao ar exatamente no momento em que seu contrato com a Globo se encerrou. Boa sacada da nova emissora, que vinha esquentando a expectativa em torno do retorno de Fausto para a televisão há meses. Ele chegou ladeado por dois apoios: a apresentadora Anne Lottermann, que fazia a previsão do tempo no Jornal Nacional, e o filho João Guilherme, de 17 anos, estreando na TV com uma postura bastante desenvolta (e promissora) para sua idade e sua pouca experiência.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

Mas o mais assustador do primeiro momento do retorno de Faustão à Band talvez tenha sido um fato específico: tudo lembrava o Domingão no Faustão na Globo. O mise-en-scène inteiro se repetia: o palco, o figurino, o balé, os cenários, até a música tema é a mesma (“Para alegria eu peço bis”, do grupo Fundo de Quintal). Embora Fausto tenha vindo para anunciar novidades (ele agora passa a apresentar um programa diário, baseado em quadros – que, claramente, remetem ao Domingão), é uma estreia sustentada na repetição. Como se Faustão tivesse retornado para a casa que o lançou – ele se tornou famoso na TV por conta do programa Perdidos na Noite, apresentado na Band entre 86 e 88 – mas assegurando que ainda o mesmo personagem consolidado em três décadas de Globo.

O novo programa de Faustão na Band traz os mesmos elementos de seu programa da Globo, como o famoso balé. Imagem: Divulgação.

O espectador que chega à Band então, está contemplado, dentro do “faustoverso” específico criado em torno deste célebre apresentador.

O espectador que chega à Band então, está contemplado dentro do “faustoverso” específico criado em torno deste célebre apresentador. Aqui temos um case curiosíssimo de sucesso – e que talvez tenha sido construído meio ao acaso. Explico: Faustão surgiu na TV, no Perdidos na Noite, depois de uma carreira bem-sucedida no rádio, como um apresentador subversivo, diferente de tudo que estava no ar. Mestre no improviso, habilidade lapidada pelos anos de rádio, Fausto soava como se fosse anti-TV: era alguém espontâneo, debochado, exatamente o contrário do que se esperava dos apresentadores de TV na época. Sua ida para a Globo, em 1989, teve uma repercussão negativa em boa parte de sua audiência, como se o rebelde tivesse se vendido (por um salário sedutor) para a inimiga que tentava combater.

Em 32 anos de Domingão do Faustão, o apresentador parece ter conseguido algo impossível: ele passou longos anos simbolizando o que havia de pior na televisão (o auge de sua má fama provavelmente ocorreu nos anos de disputa de audiência com Gugu Liberato no Domingo Legal, do SBT) e foi reconfigurado como um personagem cult. Parte de seu rebranding se deu pela sua apropriação pela internet. Ele foi “capturado” por fanfics inverossímeis (como seu romance imaginário com a cantora e atriz Selena Gomez) e foi valorizado pela memória afetiva das pelo menos 3 gerações que se lembram dos quadros clássicos do Domingão, como as “Olimpíadas do Faustão”, “Videocassetadas”, entre outros.

Por isso, o cenário para a chegada de Fausto na Band foi desenhado de maneira magistral – mesmo que a estratégia envolva vários elementos que se imagina ser involuntários. A saída abrupta da Globo, com toques de ingratidão por parte da emissora (incluindo algumas decisões ruins, como a de substitui-lo por Luciano Huck no programa que tornou Faustão famoso), ajudou a criar uma expectativa grande para o retorno do “filho pródigo” à Band – casa em que o talento de Faustão foi reconhecido, mas não foi desenvolvido.

Agora cabe esperar o dia 17 de janeiro para sabermos o que haverá de novo e de antigo nesta nova temporada de Faustão da Band. Será um teste e tanto: o mito cult em torno de Faustão resistirá ao contato diário com seu estilo de comunicação? Em breve, cenas de novos capítulos.

VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, QUE TAL CONSIDERAR SER NOSSO APOIADOR?

Jornalismo de qualidade tem preço, mas não pode ter limitações. Diferente de outros veículos, nosso conteúdo está disponível para leitura gratuita e sem restrições. Fazemos isso porque acreditamos que a informação deva ser livre.

Para continuar a existir, Escotilha precisa do seu incentivo através de nossa campanha de financiamento via assinatura recorrente. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

Se preferir, faça uma contribuição pontual através de nosso PIX: [email protected] Você pode fazer uma contribuição de qualquer valor – uma forma rápida e simples de demonstrar seu apoio ao nosso trabalho. Impulsione o trabalho de quem impulsiona a cultura. Muito obrigado.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Anne LottermannbandDomingão do FaustãoFaustãoFaustão na BandFausto SilvaGloboGugu LiberaturoJoão GuilhermePerdidos na Noitetelevisão
Post Anterior

‘É o amor!’ é uma péssima propaganda para Zezé di Camargo

Próximo Post

‘A Filha Perdida’ é mergulho sensível na subjetividade feminina

Posts Relacionados

Jô Soares: o intelectual da televisão permanece vivo entre nós

Jô Soares: o intelectual da televisão permanece vivo entre nós

8 de agosto de 2022
Netflix: confira o que chega ao catálogo em agosto

Netflix: confira o que chega ao catálogo em agosto

28 de julho de 2022

‘Pipoca da Ivete’ empolga mais pela tensão dos bastidores do que pelo programa

25 de julho de 2022

Disney fecha acordo de colaboração com BTS

13 de julho de 2022

Netflix é refém de seu modelo criativo incerto

12 de julho de 2022

Representatividade e exclusão no ‘Encontro’ e em ‘É de Casa’

11 de julho de 2022

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Salman Rushdie com seu livro 'Os Versos Satânicos'

    A polêmica de ‘Os Versos Satânicos’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Procura-se’ trabalha suspense a partir do desespero de casal com filha desaparecida

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Ilha’ traz personagens perturbados para elevar e manter o suspense

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2022 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2022 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In