• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
28 de junho de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Home Cinema & TV Central de Cinema

‘Arábia’, um grande filme brasileiro

Paulo Camargo por Paulo Camargo
5 de abril de 2018
em Central de Cinema
A A
Arábia - Affonso Uchôa e João Dumans

Aristides de Sousa venceu o prêmio de melhor ator no Festival de Brasília como o protagonista Cristiano. Imagem: Divulgação.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

Arábia, longa-metragem de Affonso Uchôa e João Dumans, é, sem qualquer exagero, um filme notável. Daqueles cujas imagens, muitas delas hipnotizantes, e as sensações que elas nos provocam, colam na memória e seguem ecoando por dias, calando fundo e nos fazendo pensar sobre quem somos. Talvez porque falem muito sobre um Brasil essencial que está em tantos lugares, mas se mostra, paradoxalmente, tão ausente na cinematografia nacional de maior visibilidade.

O filme, que chega hoje ao circuito exibidor, pode ser descrito como uma obra sobre o mundo do trabalho a partir de uma perspectiva muito pessoal: a de seu protagonista, Cristiano (Aristides de Souza), cuja trajetória de vida é narrada por ele mesmo a partir de um diário escrito de próprio punho, que, de maneira tão sutil quanto potente, o acompanha ao longo de sua existência algo errática, e nada espetacular, sempre mudando de empregos. Ele é um enigma a ser decifrado.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

‘Arábia’ é um drama essencialmente político nas entrelinhas, mas nunca panfletário.

Trata-se de uma narrativa exemplar em uma realidade pautada por incertezas e que, de maneira sutil, discute, do ponto de vista de Cristiano, as condições de sobrevivência num país que pouco ou nada lhe garante. Ele, porém, está longe de se colocar na posição de vítima. Muito pelo contrário – sua autonarrativa distancia-se do maniqueísmo simplificador, e revela uma vida muito rica de aventuras, sensações e vivências internas. É um homem em movimento constante, que ao mesmo tempo se confronta, mas foge sem parar. Não seria injusto, portanto, dizer que é movido pela dor que deveras sente. Assim, Arábia é um drama essencialmente político nas entrelinhas, mas nunca panfletário. Fala muito sobre um país que trabalha até cair de exaustão.

Na edição 2017 do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Arábia venceu quatro prêmios: melhor filme, ator (Aristides de Sousa, então amador), trilha sonora e montagem. A produção mineira recebeu, ainda, o Prêmio Abraccine, da Associação de Brasileira de Críticos de Cinema. Antes disso, o longa-metragem havia participado do Festival de Cinema de Roterdã, do qual saiu premiado pela Federação Internacional dos Críticos de Cinema (Fipresci). É, sem dúvida, um dos grandes longas-metragens nacionais dos últimos anos.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: Affonso UchoaArábiaCinemaCinema Brasileirocrítica cinematográficaestreiaFestival de BrasíliaFestival de RoterdãJoão Dumansmovie reviewreviewtrabalho
Post Anterior

Geladeira

Próximo Post

Kim Gordon: a garota do Sonic Youth

Posts Relacionados

'Jurassic World: Domínio' é genérico e sem qualquer personalidade

‘Jurassic World: Domínio’ é genérico e sem qualquer personalidade

23 de junho de 2022
'Jesus Kid' está no limite entre a paródia e o surrealismo

‘Jesus Kid’ está no limite entre a paródia e o surrealismo

17 de junho de 2022

‘Ilusões Perdidas’ é brilhante adaptação do clássico de Balzac, mais atual do que nunca

13 de junho de 2022

Festival Varilux 2022; confira guia completo

7 de junho de 2022

‘Top Gun: Maverick’: espetáculo cinematográfico ou exaltação ao militarismo americano?

31 de maio de 2022

‘O Homem do Norte’ é um espetáculo para a tela grande

17 de maio de 2022

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Vida Secreta de Zoe’ fica entre o apelo erótico e a prestação de serviço

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Casa Mágica da Gabby’: por muito mais gatinhos fofinhos e coloridos

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ’90 dias para casar’ é puro deleite e deboche cultural

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In