• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

Em ‘De Volta à Itália’, Liam Neeson e seu filho revisitam perda da vida real

O drama britânico 'De Volta à Itália' traz Liam Neeson e Michael Richardson nos papéis de pai e filho que têm de ajustar contas com o passado, que envolve uma morte trágica, situação que ambos viveram fora da tela.

porPaulo Camargo
12 de agosto de 2021
em Cinema
A A
'De volta à Itália', de James D’Arcy

Jack (Michael Richardson) e Robert (Liam Neeson) são filho e pai que vão à Itália em busca de um ajuste de contas com o passado. Imagem: Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Em 2009, a atriz britânica Natasha Richardson, mulher do astro irlandês Liam Neeson, sofreu um acidente fatal de esqui nas imediações de Montreal, no Canadá. O casal deixou dois filhos, Michael, então com 14 anos, e Daniel Jack, de 13. Neeson não voltou a se casar. O drama De Volta à Itália, escrito e dirigido pelo também inglês James D’Arcy, dialoga com essa tragédia da vida real.

Hoje aos 26 anos, Michael Richardson, que também é neto da grande Vanessa Redgrave e do cineasta Tony Richardson, adotou o sobrenome materno, tornou-se ator e estrela o filme no papel de Jack, um rapaz que é sócio da esposa, Ruth (Yolanda Kettle), em uma pequena galeria de arte em Londres. O casal está se separando e ela quer vender o negócio, mas ele não tem dinheiro para comprar a parte dela. Resta-lhe recorrer ao pai, o pintor Robert (Liam Neeson), com quem mantém uma relação distante.

Aí começam os pontos em comum entre o passado Michael e seu personagem. Jack também perdeu a mãe, que era italiana, em um acidente trágico na Toscana, onde ele e o pai possuem uma Villa, que o rapaz deseja vender para se capitalizar. Mas, para isso, ele e Robert têm de retornar à terra natal de sua mãe, e encontram a propriedade em péssimo estado de conservação. Mais do que isso: a viagem faz com que venham à tona traumas e ressentimentos do passado.

É inevitável que o roteiro de De Volta à Itália, por mais que seja uma obra de ficção, se espelhe na história de Neeson e seu filho.

Jack muito pouco se lembra da infância na Itália, e desde o acidente, seu relacionamento com Robert, um homem excêntrico, é errático. Após a perda da mulher, o pintor não soube lidar com a paternidade e preferiu enviar o filho para um internato. Sua carreira nas artes também nunca voltou a ser a mesma.

É inevitável que o roteiro de De Volta à Itália, por mais que seja uma obra de ficção, se espelhe na história de Neeson e seu filho, até onde se saiba muito próximos fora das telas. A dor da perda, compartilhada pelos atores com seus personagens, é a razão de ser da trama, um tenso e doloroso de ajuste de contas.

A direção de D’Arcy, ator que estreia na direção de um longa-metragem, não é ruim, porém não consegue imprimir ao filme a carga dramática que o enredo pede. Neeson e Richardson estão muito bem nos seus papéis, contudo a narrativa talvez leve tempo demais para colocar o dedo na ferida. Há, claro, o encantamento com a beleza da paisagem da Toscana, a reconexão de ambos com a cultura e o passado de Rafaella, mãe do rapaz, e isso confere a  De Volta à Itália uma leveza meio fora de lugar, ainda que agradável.

É quando Michael confronta Robert e lhe cobra por que fala tão pouco de Rafaella, de seu passado com a mãe e das circunstâncias de sua morte, que o filme consegue decolar, dando aos dois atores, pai e filho, a oportunidade de brilhar. Não deve ter sido exatamente fácil revisitar esses territórios de dor e luto, e é admirável que Neeson e Richardson tenham encarado o desafio.

De Volta à Itália fez parte da programação do Festival do Rio e pode ser visto no canal de streaming Telecine Play.

Tags: Cinemade Volta à ItáliaDramaFilm ReviewItáliaJames D'ArcyLiam NeesonMichael RichardsonMovie ReviewNatasha RichardsonPai e FilhoResenhavida real

VEJA TAMBÉM

Bárbara Lennie e Victoria Luengo dão vida a Elsa e Patricia no nome filme de Pedro Almodóvar. Imagem: El Deseo / Divulgação.
Cinema

‘Natal Amargo’ transforma memória e luto em ficção melancólica

28 de maio de 2026
Zazie Beetz encara demônios em 'Eles Vão Te Matar'. Imagem: New Line Cinema / Divulgação.
Cinema

‘Eles Vão Te Matar’ diverte como terrir, mas é mais do mesmo

19 de maio de 2026
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Em 'O Adversário', Emmanuel Carrère reconta um dos crimes mais chocantes da história da França. Imagem: Andreu Dalmau / Reprodução.

‘O Adversário’: a história real de um homem que matou para sustentar uma mentira

29 de maio de 2026
Bárbara Lennie e Victoria Luengo dão vida a Elsa e Patricia no nome filme de Pedro Almodóvar. Imagem: El Deseo / Divulgação.

‘Natal Amargo’ transforma memória e luto em ficção melancólica

28 de maio de 2026
O escritor estadunidense de origem tailandesa Tony Tulathimutte. Imagem: Vincent Tullo / The Guardian / Reprodução.

‘Rejeição’, de Tony Tulathimutte, é o livro do ano

22 de maio de 2026
Zazie Beetz encara demônios em 'Eles Vão Te Matar'. Imagem: New Line Cinema / Divulgação.

‘Eles Vão Te Matar’ diverte como terrir, mas é mais do mesmo

19 de maio de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.