• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
25 de junho de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Home Cinema & TV Central de Cinema

‘Eu Não Sou um Homem Fácil’ é comédia romântica inventiva no tema, mas não no formato

Dirigido por Eleonore Pourriat, 'Eu Não Sou um Homem Fácil', que entrou recentemente na Netflix, se utiliza de clichês do gênero e estereótipos invertidos.

Giovanna Tortato por Giovanna Tortato
20 de abril de 2018
em Central de Cinema
A A
'Eu Não Sou um Homem Fácil' é comédia romântica inventiva no tema, mas não no formato

Imagem: Reprodução.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

O que melhor do que perder todos os seus privilégios para perceber que eles sempre existiram? Essa é a premissa básica da comédia francesa Eu Não Sou um Homem Fácil (Je ne suis pas un Homme Facile, no original), que entrou há poucos dias no catálogo da Netflix. O longa de 2018 foi roteirizado e dirigido por Eleonore Pourriat e teve sua estreia internacional pelo serviço de streaming.

No filme, Damien é um conquistador e machista inveterado que – da maneira menos criativa que um filme pode pensar (batendo a cabeça em um poste) – acorda em um mundo invertido, onde as mulheres têm a função social dos homens e vice-versa.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

Mais do que uma comédia, ‘Eu Não Sou um Homem Fácil’ é uma sátira da sociedade patriarcal em que vivemos.

Ele tem os mesmos amigos, família e emprego inicialmente, mas tudo adaptado a essa nova sociedade. Seu melhor amigo é dono de casa, ele só tem roupas curtas ou coloridas que “valorizem” seu corpo e seus pais praticamente inverteram as personalidades.

É um filme difícil de amar ou odiar pois algumas das provocações que faz são ótimas, mas ao mesmo tempo extrapola e se perde na mesmice do formato do seu gênero, perdendo um pouco de seu maior trunfo que é a originalidade do tema: uma sociedade matriarcal é tão ruim quanto a patriarcal, só mudam os oprimidos. Porém, o filme se distrai da defesa da igualdade para entrar no romance entre Damien e a escritora (cafajeste?) Alexandra.

Prós:

  • Cenas de depilação masculina funcionando como alívio cômico desde Um Virgem de 40 Anos antes de Cristo. E aqui o asco de uma mulher ao ver o peito cabeludo do protagonista assim como o dele ao ver a perna dela é engraçado.
  • O jeito diferente de lidar com a infidelidade quando ela é masculina (feminina aqui, no caso).
  • Os gays no mundo alternativo, que só aparecem em baladas exclusivas e meio escondidas, não têm necessariamente a ver com a sexualidade. São homens e mulheres que se vestem da forma como nossa sociedade (a real) esperaria deles, o que ironiza o fato de que, dependendo do lugar onde você estiver, o diferente sempre será marginalizado, ainda que seja o “normal” em outros.

Contras:

  • O filme é cheio de clichês das comédias românticas e estereótipos de gênero, só que esses estão invertidos pela primeira vez. Como mulher, dei várias vezes aquela risadinha culpada de “isso é errado também, mas é bom para eles verem”.
  • A não ser de maneira bem mais explícita e violenta no final do filme, o assédio feminino é bem recebido pelo protagonista, como se isso fosse um “bônus” da situação ruim.
  • Não espere entender profundamente como a transição de Damien aconteceu ou ainda ter respostas mais concretas sobre o desenrolar de questões secundárias do filme, como a família de Alexandra ou o casamento de Christophe. Não vai acontecer.
  • O filme tem diversos problemas de coerência, desde furos de roteiro à mudança brusca de atitude do personagem, às vezes até entre cenas.

Em resumo: mais do que uma comédia, Eu Não Sou um Homem Fácil é uma sátira da sociedade patriarcal em que vivemos (e afirmar isso não é uma posição política, mas um fato, vale esclarecer). Como sátira, é 9/10, como comédia romântica, 4/10.

VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, QUE TAL CONSIDERAR SER NOSSO APOIADOR?

Jornalismo de qualidade tem preço, mas não pode ter limitações. Diferente de outros veículos, nosso conteúdo está disponível para leitura gratuita e sem restrições. Fazemos isso porque acreditamos que a informação deva ser livre.

Para continuar a existir, Escotilha precisa do seu incentivo através de nossa campanha de financiamento via assinatura recorrente. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

Se preferir, faça uma contribuição pontual através de nosso PIX: [email protected] Você pode fazer uma contribuição de qualquer valor – uma forma rápida e simples de demonstrar seu apoio ao nosso trabalho. Impulsione o trabalho de quem impulsiona a cultura. Muito obrigado.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: CinemacomédiaCríticacrítica cinematográficaEleonore PourriatEu Não Sou Um Homem Fácilmovie reviewNetflixNetflix Brasilresenhareview
Post Anterior

Feito por universitários, Festival Lux Mundi leva arte gratuita para Curitiba

Próximo Post

‘Filhos de Nazistas’: a vida dos filhos da elite do nazismo

Posts Relacionados

'Jurassic World: Domínio' é genérico e sem qualquer personalidade

‘Jurassic World: Domínio’ é genérico e sem qualquer personalidade

23 de junho de 2022
'Jesus Kid' está no limite entre a paródia e o surrealismo

‘Jesus Kid’ está no limite entre a paródia e o surrealismo

17 de junho de 2022

‘Ilusões Perdidas’ é brilhante adaptação do clássico de Balzac, mais atual do que nunca

13 de junho de 2022

Festival Varilux 2022; confira guia completo

7 de junho de 2022

‘Top Gun: Maverick’: espetáculo cinematográfico ou exaltação ao militarismo americano?

31 de maio de 2022

‘O Homem do Norte’ é um espetáculo para a tela grande

17 de maio de 2022

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • De quem é a casa do ‘É de Casa’?

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Ilusões Perdidas’ é brilhante adaptação do clássico de Balzac, mais atual do que nunca

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Vida Secreta de Zoe’ fica entre o apelo erótico e a prestação de serviço

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In