• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
7 de agosto de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Home Cinema & TV Central de Cinema

‘Cahiers du Cinéma’ aponta: ‘Holy Motors’ é o melhor longa-metragem da década de 2010

'Holy Motors', de Leos Carax, é uma obra sombria e com fortes traços de hiper-realismo, quando não de surrealismo. Discute a fetichização do automóvel no mundo contemporâneo, mas também a possibilidade de viver outras vidas.

Paulo Camargo por Paulo Camargo
28 de maio de 2020
em Central de Cinema
A A
Holy Motors, de Leos Carx

Denis Lavant e Eva Mendezs outras vidas. Imagem: Divulgação.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

A revista francesa Cahiers du Cinéma, mais importante publicação sobre a sétima arte no mundo, escolheu, no fim de 2019, Holy Motors (2012), do francês Leos Carax, o melhor longa-metragem da década passada. No top 10, ficou apenas atrás de Twin Peaks: O Retorno (2017),  de David Lynch, tecnicamente não um filme, mas uma série, terceira temporada da mítica produção televisiva de 1990.

Embora rankings sejam sempre discutíveis, Holy Motors é mesmo uma obra-prima hipnótica e perturbadora. É sombrio e com fortes traços de hiper-realismo, quando não de surrealismo, assim como Twin Peaks, e, portanto exemplar na filmografia Carax, um cineasta muito original que, em 2020, completa 60 anos.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

Na lista, ficou apenas atrás de Twin Peaks – O Retorno,, de David Lynch, que, tecnicamente, não é um filme, mas uma série, sequência da mítica produção televisiva de 1990..

Denis Lavant, que já trabalhou com o cineasta em grandes filmes como Sangue Ruim e Os Amantes de Pont Neuf, vive o personagem central , o sr. Oscar, um homem que encarna diferentes papéis e, ao longo de sua jornada pelas ruas de Paris, se transforma. Ele pode ser um assassino, um industrial, um mendigo, um monstro assustador e um pai de família.

O espectador tem acesso às várias vidas do protagonista, mas nunca consegue descobrir sua identidade, quem ele é em seu dia a dia. Oscar é sempre escoltado por Céline, que o transporta em uma limusine cidade adentro.

Ao mesmo tempo em que discute o tema super contemporâneo da mobilidade urbana, e a fetichização do automóvel, o filme fala sobre a busca de outras experiências, de uma quebra com a mesmice da realidade e do dia a dia. Carax defende que, com a internet, com o mundo digital, tornou-se mais possível, de certa maneira, ter diferentes vivências, porém quase sempre no plano virtual. E Holy Motors propõe a possibilidade de concretização dessas fantasias, por mais extremas que sejam. O resultado assusta, mas é espetacular.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: crítica cinematográficaDavid LynchDenis Lavanthiper-realismoHoly MotorsLeos Caraxmelhores filmes da décadareviewSurrealismoTwin Peaks: o Retorno
Post Anterior

Brincar pode ser um bom remédio em tempos de pandemia

Próximo Post

Sobre premiações, o campo literário e outros caminhos

Posts Relacionados

'Agente Oculto' é retrocesso na evolução do cinema de ação

‘Agente Oculto’ é retrocesso na evolução do cinema de ação

5 de agosto de 2022
'Diários de Otsoga', híbrido de documentário e ficção, traz olhar subjetivo sobre a Covid-19 em Portugal

‘Diários de Otsoga’, híbrido de documentário e ficção, traz olhar subjetivo sobre a Covid-19 em Portugal

3 de agosto de 2022

Em ‘Boa Sorte, Leo Grande’, Emma Thompson se desnuda de várias formas

29 de julho de 2022

‘Memória’ propõe ao espectador uma experiência estética única

27 de julho de 2022

‘Elvis’ é espetáculo ruidoso, imperfeito, mas também arrebatador

19 de julho de 2022

Em ‘Crimes of the Future’, Cronenberg retorna ao corpo como território do terror

12 de julho de 2022
  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Pacto Brutal’ escancara os problemas do gênero true crime

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Procura-se’ trabalha suspense a partir do desespero de casal com filha desaparecida

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Casa Mágica da Gabby’: por muito mais gatinhos fofinhos e coloridos

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In