• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
25 de junho de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Home Cinema & TV Central de Cinema

‘O Abismo Prateado’ retrata como é perder um grande amor

Paulo Camargo por Paulo Camargo
21 de novembro de 2019
em Central de Cinema
A A
O Abismo Prateado, de Karim Aïnouz

Em 'O Abismo Prateado', Alessandra Negrini vive o melhor momento de sua carreira no cinema. Imagem: Divulgação

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

O cineasta cearense Karim Aïnouz, que lança hoje, em circuito nacional, seu arrebatador melodrama tropical A Vida Invisível, já investigou antes o universo feminino em dois de seus longas-metragens, O Céu de Suely (2006) e O Abismo Prateado (2013), que hoje revisito neste texto. A trama do filme se desenrola ao longo de um único dia, um daqueles em que a vida parece chegar à beira de um precipício. Toma como inspiração “Olhos nos Olhos”, clássico de Chico Buarque sobre o abrupto e irreversível desfecho de uma relação de anos.

Violeta (Alessandra Negrini, em sua melhor atuação no cinema) é uma dentista chegando aos 40 anos, moradora da Zona Sul do Rio de Janeiro, casada e com um filho adolescente. Tudo parece ir bem, sem maiores sobressaltos, até receber um recado na secretária eletrônica que lhe rouba o chão. É o marido (Otto Jr.). Ele diz, na lata, sem dó nem piedade, que o amor acabou e ele está de partida para Porto Alegre, e para ela “ser feliz e passar bem”.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

O Abismo Prateado investiga o que se passa na cabeça de alguém que vê, em uma questão de horas, sua vida afetiva desabar sem aviso prévio.

Aïnouz, que explora um tema recorrente em sua filmografia, o abandono emocional, brinca com as expectativas de quem vê o filme sem saber o que virá pela frente: o fora vem pouco depois de uma ardente cena de sexo entre o casal. E tem o impacto de uma colisão frontal com um caminhão.

O Abismo Prateado investiga o que se passa na cabeça de alguém que vê, em uma questão de horas, sua vida afetiva desabar sem aviso prévio. Acompanha seu desespero, a busca por respostas, a tentativa de escapar da dor mergulhando de cabeça em uma longa jornada dia adentro, com direito até a dançar sozinha em uma pista qualquer, onde se refugia para não ouvir sua dor. Até terminar em um aeroporto, a um passo de pegar um voo para Porto Alegre.

Se o filme parece menos redondo, mais irregular do que outros longas de Aïnouz, como Madame Satã e o próprio A Vida Invisível, talvez porque seu roteiro seja mais fluido, construído em torno de sentimentos e sensações da protagonista, sem um rumo aparente, o longa tem a seu favor o raro trunfo de acompanhar o espectador por horas, depois de finda a exibição. Quem, afinal, nunca sofreu de amor? Aïnouz tem esse poder de impacto com a sua obra. Redescubra O Abismo Prateado.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: "Olhos nos Olhos"A Vida InvisívelAlessandra NegriniChico BuarqueCinemaCinema Brasileirocrítica cinematográficaKarim AïnouzO Abismo Prateadoresenhareview
Post Anterior

Os 30 anos da novela ‘Top Model’

Próximo Post

A literatura deve vender ou questionar? (ou como a dicotomia entre Mercado e Qualidade se tornou ultrapassada)

Posts Relacionados

'Jurassic World: Domínio' é genérico e sem qualquer personalidade

‘Jurassic World: Domínio’ é genérico e sem qualquer personalidade

23 de junho de 2022
'Jesus Kid' está no limite entre a paródia e o surrealismo

‘Jesus Kid’ está no limite entre a paródia e o surrealismo

17 de junho de 2022

‘Ilusões Perdidas’ é brilhante adaptação do clássico de Balzac, mais atual do que nunca

13 de junho de 2022

Festival Varilux 2022; confira guia completo

7 de junho de 2022

‘Top Gun: Maverick’: espetáculo cinematográfico ou exaltação ao militarismo americano?

31 de maio de 2022

‘O Homem do Norte’ é um espetáculo para a tela grande

17 de maio de 2022
  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • De quem é a casa do ‘É de Casa’?

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Ilusões Perdidas’ é brilhante adaptação do clássico de Balzac, mais atual do que nunca

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Vida Secreta de Zoe’ fica entre o apelo erótico e a prestação de serviço

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In