• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
17 de maio de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados

‘Rock’n Roll – Por Trás Da Fama’ debocha da “sociedade da imagem”

Tiago Bubniak por Tiago Bubniak
26 de novembro de 2019
em Central de Cinema
A A

Guillaume Canet e Marion Cotillard interpretam a si mesmos. Imagem: Divulgação.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

Rock’n Roll: Por Trás Da Fama (2017) é uma brincadeira metalinguística do ator e diretor francês Guillaume Canet. Na vida real, Guillaume Canet vive com Marion Cotillard e tem um filho com ela. Em Rock’n Roll: Por Trás Da Fama, Guillaume Canet interpreta ele mesmo, Marion Cotillard interpreta ela mesma, os dois vivem juntos e têm um filho. Esse é o ponto comum entre a realidade e o filme. O restante? Puro embaralhamento entre o real e ficcional.

A graça deste trabalho dirigido pelo próprio Canet não está apenas no enfraquecimento das fronteiras entre a “verdade” e a invenção, mas, também, naquilo que apresenta como centro da narrativa. O título refere-se ao tripé “sexo, drogas e rock’n roll”. Com 43 anos, Canet é induzido por uma colega de trabalho a considerar que, nessa tríade, o “rock’n roll” foi deixado de lado. Ou melhor: o protagonista é estimulado a julgar que não está passando para a opinião pública a imagem de descolado no grau que gostaria.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

Rock’n Roll: Por Trás Da Fama é uma brincadeira metalinguística do ator e diretor francês Guillaume Canet, na qual ele mostra uma incrível capacidade de rir de si mesmo. E, ao fazer isso, estende o riso ácido para todo o sistema no qual está incluído.

Essa crise dos 40 não deixa o protagonista apenas chateado por “não ser tão rock’n roll” quanto deseja, mas o joga à beira da paranoia. Um problema no testículo pode ser considerado o símbolo da somatização de todo esse descontentamento. E o detalhe de uma cena é capaz de chocar como representação do auge do descontrole e da decadência: um companheiro de noitada cheira cocaína em cima do celular de Canet, em cuja tela está a imagem do filho do protagonista.

Em Rock’n Roll: Por Trás Da Fama, o ator e cineasta francês mostra uma incrível capacidade de rir de si mesmo. Ao fazer isso, estende o riso ácido para todo o sistema no qual está incluído. E vai além: a alfinetada dessa quase/pseudo/cinebiografia é dirigida para toda a “sociedade da imagem”, tão pronta em disseminar a ditadura da beleza, tão rápida em estimular a ideia de juventude eterna, tão propícia para o cultivo de egos inflados, tão fértil para o culto exagerado à construção e preservação da própria imagem.

A primeira frase deste texto considera o filme uma “brincadeira metalinguística”. Mas, diante de tudo o que o roteiro reserva ao espectador, torna-se pertinente pensar: é mesmo uma… brincadeira? Não deixa de ser, considerando-se o tom cômico da narrativa. No entanto, quando se leva em conta o alcance das reflexões que a crítica e o sarcasmo dessa produção provocam (sem poupar Hollywood, inclusive), é possível enxergar o lado sério da proposta. E isso apenas tende a enriquecer a experiência de acompanhar o exercício cômico-dramático do ator-diretor.

 

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: Cinemacinema francêsCríticacrítica cinematográficacrítica de cinemaGuillaume CanetMarion CotillardresenhareviewRock’n Roll: Por Trás Da Fama
Post Anterior

Uma parte da televisão brasileira morre com Gugu

Próximo Post

Filhos do silêncio

Posts Relacionados

Em 'Eneida', Heloísa Passos nos coloca diante de seu espelho familiar

Em ‘Eneida’, Heloísa Passos nos coloca diante de seu espelho familiar

11 de maio de 2022

Cinema made in Hong Kong

9 de maio de 2022

Nos três andares de ‘Tre Piani’, Nanni Moretti encontra um universo de relações sociais e afetivas

5 de maio de 2022

‘Cidade de Deus’ completa 20 anos sem perder o vigor

28 de abril de 2022

Magnífico, ‘O Traidor’ é estudo político sobre a Cosa Nostra

19 de abril de 2022

‘Medida Provisória’ coloca o dedo na ferida do racismo estrutural no Brasil

14 de abril de 2022
  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 25 anos de ‘Xica da Silva’, uma novela inacreditável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Em ‘Eneida’, Heloísa Passos nos coloca diante de seu espelho familiar

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘O Nome da Morte’ usa violência crua em história real de matador de aluguel

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In