• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
17 de maio de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados

‘Segredos de Sangue’ investe em violência e abordagem psicológica

Filme do diretor de Park Chan-wook, ‘Segredos de Sangue’ apresenta família mergulhada em tensão e mistério graças a falas e gestos contidos, diálogos sugestivos e enquadramentos estratégicos.

Tiago Bubniak por Tiago Bubniak
24 de março de 2020
em Central de Cinema
A A

Charlie (Matthew Goode), Evie (Nicole Kidman) e India (Mia Wasikowska): personagens suficientemente bizarros e complexos para constarem na lista de pacientes de um psiquiatra. Imagem: Divulgação.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

O cineasta sul-coreano Park Chan-wook ficou conhecido por Oldboy, filme de 2003 em que um homem é mantido em uma prisão domiciliar por quinze anos sem saber quem o prendeu e por quê. Seu único contato com o mundo é uma televisão. Ao sair desse cárcere de origens profundamente enigmáticas, carrega intenso o desejo de vingança. Não faltam cenas violentas para contextualizar a materialização desse sentimento do personagem. Muitas cenas violentas, diga-se de passagem, além da densidade do drama psicológico do protagonista.

Segredos de Sangue, lançado em 2013, marcou a estreia de Park Chan-wook em inglês. As duas principais características – gritantes, na verdade – lá do filme de dez anos atrás estão presentes neste trabalho do sul-coreano. Mas com uma ressalva: nesse outro trabalho, a violência explícita tem menos tomadas. A abordagem psicológica, no entanto, permanece. Os três personagens principais são suficientemente bizarros e complexos para constarem na lista de pacientes de um psiquiatra.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

Janelas, portas, paredes, jardins. Frestas, enfim. Elementos como esses são constantemente usados em Segredos de Sangue para criar e intensificar o clima de mistério. O resultado é envolvente e enriquecido por bela fotografia e pelo trabalho dos atores.

No aniversário de 18 anos, India (Mia Wasikowska) recebe a notícia da morte do pai que tanto admirava e com quem dividia muitos momentos em caçadas. O sentimento de perda é amplificado em razão de a menina não ter qualquer afinidade com a mãe, Evie, interpretada por Nicole Kidman. Em meio ao luto, India terá que se adaptar à chegada de um tio desconhecido do qual ela nem tinha ouvido falar. Charlie (Matthew Goode), com seu ar ora sedutor, ora misterioso, ora psicopata, vem para movimentar a vida das duas mulheres e tornar ainda mais sombrio o clima da mansão onde elas vivem.

Falas e gestos contidos. Diálogos sugestivos. Enquadramentos bem estudados. A somatória disso tudo compõe um ambiente muito estranho e fornece indícios de que existe algo muito mais estranho ainda em questão. Janelas, portas, paredes, jardins. Frestas, enfim. Elementos como esses são constantemente usados em Segredos de Sangue para criar e intensificar o clima de mistério. O resultado é envolvente e enriquecido por bela fotografia e pelo trabalho dos atores.

Em meio à atmosfera repleta de interrogações, a estreia do diretor sul-coreano em um filme falado em inglês consegue inserir, de forma competente, uma abordagem à parte (ou nem tanto): a transformação de uma menina em mulher. Basta acompanhar a trajetória de India em sua busca por emancipação. Em resumo, este novo filme de Park Chan-wook é original e autoral: faz jus às características que o cineasta demonstra como típicas de seu estilo.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: CinemaCríticacrítica cinematográficacrítica de cinemaMatthew GoodeMia WasikowskaNicole KidmanPark Chan-wookresenhareviewSegredos de Sangue
Post Anterior

Pandemia ressuscita a centralidade da TV na vida da população

Próximo Post

Uma distopia brasileira

Posts Relacionados

Em 'Eneida', Heloísa Passos nos coloca diante de seu espelho familiar

Em ‘Eneida’, Heloísa Passos nos coloca diante de seu espelho familiar

11 de maio de 2022

Cinema made in Hong Kong

9 de maio de 2022

Nos três andares de ‘Tre Piani’, Nanni Moretti encontra um universo de relações sociais e afetivas

5 de maio de 2022

‘Cidade de Deus’ completa 20 anos sem perder o vigor

28 de abril de 2022

Magnífico, ‘O Traidor’ é estudo político sobre a Cosa Nostra

19 de abril de 2022

‘Medida Provisória’ coloca o dedo na ferida do racismo estrutural no Brasil

14 de abril de 2022
  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 25 anos de ‘Xica da Silva’, uma novela inacreditável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Em ‘Eneida’, Heloísa Passos nos coloca diante de seu espelho familiar

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘O Nome da Morte’ usa violência crua em história real de matador de aluguel

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In