• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
27 de junho de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Home Cinema & TV Espanto

‘Arquivo X’: a lógica do impossível

Em 'Arquivo X', Fox Mulder buscava respostas no sobrenatural para fatos em que a razão não dava conta de explicar. Hoje, todos nos tornamos um pouco Mulders.

Rodolfo Stancki por Rodolfo Stancki
25 de novembro de 2020
em Espanto
A A
‘Arquivo X’: a lógica do impossível

Cena de 'Arquivo X'. Imagem: Reprodução.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

Em um dos primeiros episódios de Arquivo X, o Agente Fox Mulder (David Duchovny) explica a sua parceira, Dana Scully (Gillian Anderson), que sobrenatural é apenas uma expressão usada para tratar de fatos que a ciência ainda não deu conta de explicar. “Às vezes é preciso buscar respostas improváveis”, comenta o personagem diversas vezes ao longo da série.

É curioso perceber que, em tempos em que movimentos antivacinas e terraplanistas são levados à sério, a lógica do protagonista do programa criado por Chris Carter é muito mais uma regra do que uma exceção. Estamos vivendo um momento em que teorias mirabolantes e, às vezes, sobrenaturais soam mais plausíveis do que a própria racionalidade em certos grupos sociais.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

Ouso arriscar que o fenômeno está indiretamente ligado ao fato de que alimentamos nosso imaginário com a vontade de que muitos fenômenos do cotidiano tenham motivos extraordinários.

Ouso arriscar que o fenômeno está indiretamente ligado ao fato de que alimentamos nosso imaginário com a vontade de que muitos fenômenos do cotidiano tenham motivos extraordinários. Por isso, sempre nos voltamos ao mágico, ao sobrenatural e ao milagroso para casos que teriam outras razões de ser.

Em certos casos, o imaginário do horror age bastante para interferir na nossa percepção da realidade. Algumas semanas atrás, um vídeo feito no Distrito Federal ganhou os noticiários do país após circular como se fosse a prova da existência de um lobisomem que assola a região. O registro, feito à distância, mostrava uma sombra se movimentando em um ambiente escuro e de forma estranha.

O caso, que ficou conhecido como “O Lobisomem de Ceilândia”, não passava de um sujeito que adestrava o próprio cachorro. Na internet, porém, o olhar objetivo sobre o vídeo foi ofuscado pelas potencialidades do que ele poderia mostrar (ainda que nada fosse possível observar na tela).

Esse tipo de ocorrência não é exatamente uma exceção. O Bebê Diabo do Notícias Populares, a presença do Chupacabras nos jornais brasileiros e até mesmo o vídeo da assombração de Araucária servem como exemplos de como nos acostumamos a olhar a realidade pelas lentes da ficção.

Em Arquivo X, Mulder era ridicularizado, excluído e ignorado. Suas teorias absurdas eram um modo de o personagem racionalizar sobre as investigações que conduzia, pensando fora da caixa. Hoje, usamos o mesmo recurso no dia a dia. Estamos sempre dispostos a procurar soluções fascinantes sem se preocupar com as respostas mais lógicas que estão diante dos nossos olhos.

Tags: Arquivo-XCinemaficção e realidadeHorrorimaginárioLobisomem de Ceilândiarepresentação do real
Post Anterior

A água e o demônio

Próximo Post

‘Quem Quer Ser um Milionário?’ foi o conto de fadas perfeito para um mundo em crise

Posts Relacionados

Arte promocional de 'Godzilla Contra a Ilha Sagrada'

‘Godzilla contra a Ilha Sagrada’ foi o último papel do gigante radioativo como vilão na Era Shōwa

15 de junho de 2022
'Gorath' e 'Atragon' inserem monstros gigantes desnecessários em tramas malucas de ficção científica

‘Gorath’ e ‘Atragon’ inserem monstros gigantes desnecessários em tramas malucas de ficção científica

1 de junho de 2022

‘Mothra, a Deusa Selvagem’ trouxe otimismo ao cinema kaiju

18 de maio de 2022

‘Varan, o Monstro do Oriente’ foi originalmente pensado para ser um telefilme para o mercado americano

20 de abril de 2022

‘Os Bárbaros Invadem a Terra’ é ficção científica ‘puro-sangue’ de Ishirô Honda

23 de março de 2022

‘Rodan – O Monstro do Espaço’ foi tentativa da Toho de manter o interesse do público pelo cinema kaiju

16 de março de 2022

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • De quem é a casa do ‘É de Casa’?

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Vida Secreta de Zoe’ fica entre o apelo erótico e a prestação de serviço

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Ilusões Perdidas’ é brilhante adaptação do clássico de Balzac, mais atual do que nunca

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In