• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
27 de junho de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Home Cinema & TV Espanto

‘A Noite dos Mortos-Vivos’: 50 anos de iconografia zumbi

Coluna celebra o aniversário de 50 anos de 'A Noite dos Mortos-Vivos', de George A. Romero, exibido em cópia restaurada durante o Olhar de Cinema de 2018.

Rodolfo Stancki por Rodolfo Stancki
13 de junho de 2018
em Espanto
A A
'A Noite dos Mortos-Vivos': 50 anos de iconografia zumbi

Imagem: Reprodução.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

A sétima edição do Olhar de Cinema, aqui de Curitiba, exibiu no dia 8 de junho uma cópia restaurada em 4K de A Noite dos Mortos-Vivos (1968). A sessão estava lotada e tinha um ar de celebração dos 50 anos da obra de estreia do diretor George Romero. Aparentemente, parte do público nunca havia assistido ao filme, pois ouvi várias reações de surpresa em certos momentos da trama. Mesmo sem conhecer a produção, muita gente deve ter notado como ela dialoga com um repertório bastante familiar do horror.

Durante as últimas cinco décadas, a obra de Romero foi esquadrinhada, desconstruída e reapropriada em uma centena de outros títulos. Em outras palavras, o filme se tornou um dos mais influentes da história do cinema de horror, especialmente porque criou uma iconografia repleta de imagens que se repetem em outras produções.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

Uma das cenas do recente Cargo (2018), por exemplo, mostra o personagem Martin Freeman encarando um zumbi que o ameaça da janela do carro. O plano do longa-metragem australiano, dirigido pela dupla Ben Howling e Yolanda Ramke, remonta uma cena muito parecida do início de A Noite dos Mortos-Vivos, em que Barbara (Judith O’Dea) é atacada por um violento sujeito – quem nem parece um cadáver ressuscitado.

O mesmo tipo de imagem é usada por Steven Spielberg em um dos momentos mais tensos de sua adaptação de Guerra dos Mundos (2005). Na cena em questão, Robbie (Justin Chatwin) conduz o carro, com o pai e a irmã, em direção a uma multidão enfurecida por ver que a família é a única com um carro que funciona. Os três são retirados à força por pessoas iradas, que lembram muito o comportamento dos zumbis de Romero.

Outra iconografia recriada inúmeras vezes a partir da obra de 1968 é o modo como se dá a invasão dos mortos. Mesmo depois de ter as janelas e as portas reforçadas por madeiras retiradas de móveis, os sobreviventes liderados por Ben (Duane Jones) não conseguem conter a força da horda de criaturas que rompem a resistência e se jogam sobre os protagonistas como canibais.

Essa imagem aparece no clipe Thriller (1982), dirigido por John Landis. Michael Jackson vira um morto-vivo que deixa a namorada encurralada dentro de uma casa. A mesma cena também é comum nos jogos da série Resident Evil e no seriado The Walking Dead, que constantemente colocam os mortos rompendo janelas reforçadas com madeiras.

Sem ‘A Noite dos Mortos-Vivos’, boa parte da iconografia dos filmes de zumbi não existiria hoje.

Em A Noite dos Mortos-Vivos, há uma menina que é mordida por uma das criaturas, cuja ameaça de transformação paira sobre os demais personagens. Enfraquecida, ela parece inofensiva, mas é responsável por ao menos duas mortes da trama. A mordida secreta que carrega seria um dos clichês mais recorrentes desse subgênero e aparece em Maggie: A Transformação (2015), A Volta dos Mortos Vivos (1985) e REC (2007).

O título de estreia de Romero também foi o primeiro a propor a ideia de uma equipe militarizada que, sem responder a qualquer tipo de autoridade pública, assume uma ofensiva contra os zumbis e se tornam, eles mesmos, um tipo de ameaça aos demais personagens. Ben é assassinado por um desses personagens na última cena do filme. É bem possível pensar que os militares são bem mais perigosos que os zumbis em filmes como Extermínio (2003),Planeta Terror (2007) e Melanie – A Última Esperança (2016).

Há inúmeras outras imagens produzidas por A Noite dos Mortos-Vivos que se tornaram elementos fundamentais dentro das narrativas de horror, como os sobreviventes procurando por respostas na televisão, o personagem que se recusa em ajudar e a onipresença da horda de zumbis do lado de fora do refúgio. Sem esse primeiro filme, essa iconografia simplesmente não existiria no nosso imaginário coletivo.

Tags: A Noite dos Mortos-VivosCargoCinemaGeorge RomeroGuerra dos Mundosiconografia do horrorinfluênciasMichael JacksonOlhar de Cinema
Post Anterior

Sete a um

Próximo Post

O entre-lugar da poesia de Ocean Vuong

Posts Relacionados

Arte promocional de 'Godzilla Contra a Ilha Sagrada'

‘Godzilla contra a Ilha Sagrada’ foi o último papel do gigante radioativo como vilão na Era Shōwa

15 de junho de 2022
'Gorath' e 'Atragon' inserem monstros gigantes desnecessários em tramas malucas de ficção científica

‘Gorath’ e ‘Atragon’ inserem monstros gigantes desnecessários em tramas malucas de ficção científica

1 de junho de 2022

‘Mothra, a Deusa Selvagem’ trouxe otimismo ao cinema kaiju

18 de maio de 2022

‘Varan, o Monstro do Oriente’ foi originalmente pensado para ser um telefilme para o mercado americano

20 de abril de 2022

‘Os Bárbaros Invadem a Terra’ é ficção científica ‘puro-sangue’ de Ishirô Honda

23 de março de 2022

‘Rodan – O Monstro do Espaço’ foi tentativa da Toho de manter o interesse do público pelo cinema kaiju

16 de março de 2022

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Vida Secreta de Zoe’ fica entre o apelo erótico e a prestação de serviço

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • De quem é a casa do ‘É de Casa’?

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ’90 dias para casar’ é puro deleite e deboche cultural

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In