• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
27 de junho de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Home Cinema & TV Espanto

‘Rodan – O Monstro do Espaço’ foi tentativa da Toho de manter o interesse do público pelo cinema kaiju

Lançado em 1956, filme repetia as parcerias de Godzilla, com Ishirô Honda na direção e Tomoyuki Tanaka na produção. O vilão, dessa vez, era um pteranodonte vermelho.

Rodolfo Stancki por Rodolfo Stancki
16 de março de 2022
em Espanto
A A
'Rodan - O Monstro do Espaço' foi tentativa da Toho de manter o interesse do público pelo cinema kaiju

Cena do filme 'Rodan, o Monstro do Espaço'. Imagem: Reprodução.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

Depois de praticamente criar o cinema kaiju com Godzilla (1954), o cineasta Ishiro Honda se afastou das criaturas gigantes durante quase dois anos. Nesse período, dedicou-se a ficções científicas menos ambiciosas e dramas familiares. O retorno ao gênero ocorreu com Rodan – O Monstro do Espaço (1956), fita que apresentou um dos personagens mais importantes do hall de monstros da Toho.

A ideia do projeto veio do produtor Tomoyuki Tanaka, que queria aproveitar o interesse do público pelos dois primeiros filmes do gigante radioativo no Japão. Segundo os biógrafos de Honda, Steve Ryfle e Ed Godziszewski, o ponto de partida era apresentar uma ameaça grandiosa que pudesse voar e, assim, evocar o medo de discos voadores presentes no imaginário popular desde o fim da década de 1940.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

A adaptação para um pteranodonte vermelho veio na fase de escrita do roteiro, que teve contribuição do próprio diretor. Tal como Godzilla, a história começa com o desaparecimento de pessoas de um mesmo grupo – aqui, membros de uma equipe de mineração. Logo, descobre-se que as vítimas são atacadas por insetos gigantes, que lembram uma libélula sem asas.

Como o primeiro título colorido do universo kaiju da Toho, o cuidado com o visual foi redobrado. Rodan, embora apareça em quase uma dezena de outros filmes durante a Era Showa nunca esteve tão bem quanto na sua estreia.

A investigação do caso leva uma equipe de cientistas a um ninho gigante em que um ovo foi chocado. Durante boa parte da projeção, o público fica sem ver ou saber qual é o monstro que nasceu ali. Somente lá pela metade do filme é que Rodan aparece, primeiro como um vulto e depois como um dinossauro alado cujas passadas destroem pontes e carros e o bater de asas derruba prédios.

O foco inicial nos mineradores e nas cavernas escuras dá a Rodan – o Monstro do Espaço um clima bastante claustrofóbico. Ainda mais do que em Godzilla, Honda cria uma narrativa bem pautada pelo horror. Há corpos ensanguentados, ameaças que vivem pelas sombras e até um personagem que fica catatônico depois de encontrar o ninho do pteranodonte vermelho.

O dublê Haruo Nakajima veste a fantasia da criatura para as cenas em que ela desce sobre a cidade e duela com os militares. A equipe de efeitos especiais de Eiji Tsuburaya também usa marionetes, miniaturas e projeção de tela para dar vida ao monstro. Como o primeiro título colorido do universo kaiju da Toho, o cuidado com o visual foi redobrado. Rodan, embora apareça em quase uma dezena de outros filmes durante a Era Showa nunca esteve tão bem quanto na sua estreia.

A obra chegou ao Brasil em 1959, sem fazer muito alarde na imprensa. No ano seguinte, quando foi exibido em Pernambuco, o crítico de cinema Fernando Spencer afirmou que, em Rodan – o Monstro do Espaço, “encontramos, além de mau cinema, o exagero, a inverossimilhança e a falta de imaginação dos realizadores”. O texto, publicado no Diário de Pernambuco, ignorou que, para aproveitar um filme como o de Honda, é preciso deixar o imaginário livre para melhor apreciar a destruição de borracha criada por um fictício dinossauro voador gigante.

VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, QUE TAL CONSIDERAR SER NOSSO APOIADOR?

Jornalismo de qualidade tem preço, mas não pode ter limitações. Diferente de outros veículos, nosso conteúdo está disponível para leitura gratuita e sem restrições. Fazemos isso porque acreditamos que a informação deva ser livre.

Para continuar a existir, Escotilha precisa do seu incentivo através de nossa campanha de financiamento via assinatura recorrente. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

Se preferir, faça uma contribuição pontual através de nosso PIX: [email protected] Você pode fazer uma contribuição de qualquer valor – uma forma rápida e simples de demonstrar seu apoio ao nosso trabalho. Impulsione o trabalho de quem impulsiona a cultura. Muito obrigado.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: cinema de horrorCinema de monstroCinema kaijuGodzillaHaruo NakajimaIshirô Hondakaijumonstro giganteRodan!... O Monstro do EspaçoToho
Post Anterior

Em ‘Arrastados’, Daniela Arbex reconstitui o tsunami de lama em Brumadinho

Próximo Post

A “transformação” de Jessica Chastain é o segredo de ‘Os Olhos de Tammy Faye’

Posts Relacionados

Arte promocional de 'Godzilla Contra a Ilha Sagrada'

‘Godzilla contra a Ilha Sagrada’ foi o último papel do gigante radioativo como vilão na Era Shōwa

15 de junho de 2022
'Gorath' e 'Atragon' inserem monstros gigantes desnecessários em tramas malucas de ficção científica

‘Gorath’ e ‘Atragon’ inserem monstros gigantes desnecessários em tramas malucas de ficção científica

1 de junho de 2022

‘Mothra, a Deusa Selvagem’ trouxe otimismo ao cinema kaiju

18 de maio de 2022

‘Varan, o Monstro do Oriente’ foi originalmente pensado para ser um telefilme para o mercado americano

20 de abril de 2022

‘Os Bárbaros Invadem a Terra’ é ficção científica ‘puro-sangue’ de Ishirô Honda

23 de março de 2022

‘No Mundo dos Monstros Pré-Históricos’ é charmosa fita barata de monstros e dinossauros

2 de março de 2022

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • De quem é a casa do ‘É de Casa’?

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Vida Secreta de Zoe’ fica entre o apelo erótico e a prestação de serviço

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Ilusões Perdidas’ é brilhante adaptação do clássico de Balzac, mais atual do que nunca

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In