• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
19 de agosto de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Home Cinema & TV Olhar de Cinema

Person é corajoso ao escancarar tortura em plena Ditadura Militar

'O Caso dos Irmãos Naves', de Luiz Sérgio Person, retrata um dos fatos mais graves de injustiça do país, de irmãos presos e condenados por um crime que não cometeram.

Isadora Rupp por Isadora Rupp
15 de junho de 2016
em Olhar de Cinema
A A
Person é corajoso ao escancarar tortura em plena Ditadura Militar

Cena do filme O Caso dos Irmãos Naves. Imagem: Reprodução.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

Mesmo que você não consiga tempo para ver O Caso dos Irmãos Naves (1967) na última exibição da obra de Luiz Sérgio Person no 5º Olhar de Cinema, que encerra nesta quarta-feira (15), dê um jeito de colocar o filme  em uma daquelas listas de “para se ver” sem falta: o drama envolvente, que conta uma história acontecida em 1937, ainda explica muito sobre o funcionamento e as falhas da Justiça brasileira.

Um dos mais importantes filmes nacionais da década de 1960, Person conta na tela a história verídica, retratada pelo advogado João Alamy Filho em um livro que detalha um dos casos mais chocantes de injustiça no país: dois irmãos de Araguari, no interior de Minas Gerais, Sebastião José Naves e Joaquim Rosa Naves foram condenados por um crime que não cometeram.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

Em pleno Estado Novo, a tortura da polícia, além de juiz acuado pelo autoritarismo policial, fez com que ambos confessassem o sumiço de um comerciante de cereais, sócio dos irmãos. A versão da polícia: eles o mataram para ficar com o dinheiro de uma grande venda. Mesmo não encontrando o dinheiro, a polícia bolou os detalhes do crime e colocou a pequena cidade contra os irmãos e a família.

O drama envolvente, que conta uma história acontecida em 1937, ainda explica muito sobre o funcionamento e as falhas da Justiça brasileira.

Alamy quer resolver a injustiça e trabalha com extrema dedicação: além das barbáries cometidas contra os irmãos, a mãe também foi presa e torturada pelas autoridades. Nem as esposas ou filhos dos irmãos foram poupados. Mesmo com os apelos do advogado, até mesmo o juiz ignorava depoimentos dizendo que houve tortura.

Das idas e vindas na justiça, com apelações ao caso, mesmo com a absolvição pelo júri por duas vezes, o veredito final não foi favorável, apesar de todas as evidências apontaram que não havia culpa por parte dos irmãos.

Contexto

Fora a história extraordinária, Person foi extremamente corajoso ao mostrar a tortura policial fria e bárbara na tela em plena Ditadura Militar: o filme acaba traçando um forte paralelo com a repressão e violência que aconteciam naquele ano de lançamento do filme, a mesma dos trinta anos anteriores.

O Caso dos Irmãos Naves  ganhou prêmios em festivais como o de Brasília (melhor roteiro),e foi celebrado no 5º Moscow International Film Festival.

VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, QUE TAL CONSIDERAR SER NOSSO APOIADOR?

Jornalismo de qualidade tem preço, mas não pode ter limitações. Diferente de outros veículos, nosso conteúdo está disponível para leitura gratuita e sem restrições. Fazemos isso porque acreditamos que a informação deva ser livre.

Para continuar a existir, Escotilha precisa do seu incentivo através de nossa campanha de financiamento via assinatura recorrente. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

Se preferir, faça uma contribuição pontual através de nosso PIX: [email protected] Você pode fazer uma contribuição de qualquer valor – uma forma rápida e simples de demonstrar seu apoio ao nosso trabalho. Impulsione o trabalho de quem impulsiona a cultura. Muito obrigado.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Cinemacrítica de cinemaLuís Sérgio PersonLuiz Sérgio PersonO Caso dos Irmãos NavesOlhar de Cinema
Post Anterior

‘Viola’ e “Las Shakespereadas” de Matías Piñeiro – Olhar de Cinema

Próximo Post

‘O Vento Sabe que Volto à Casa’ vence o 5º Olhar de Cinema; veja os vencedores

Posts Relacionados

'Paterno' discute a crise do patriarcado num Brasil em transformação

‘Paterno’ discute a crise do patriarcado num Brasil em transformação

8 de junho de 2022
‘Filme Particular’ e ‘Alan’ atestam a força no cinema de não ficção brasileiro

‘Filme Particular’ e ‘Alan’ atestam a força no cinema de não ficção brasileiro

6 de junho de 2022

‘Vai e Vem’ é jogo de olhares cinematográficos sobre a pandemia

3 de junho de 2022

Olhar Retrospectivo: a lente e o cinema de Su Friedrich

2 de junho de 2022

11º Olhar de Cinema: Guia Completo; confira

27 de maio de 2022

‘Edge of Darkness’, a minissérie britânica que revolucionou o suspense televisivo

18 de fevereiro de 2019

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Salman Rushdie com seu livro 'Os Versos Satânicos'

    A polêmica de ‘Os Versos Satânicos’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Casa Mágica da Gabby’: por muito mais gatinhos fofinhos e coloridos

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A gente mira no amor e acerta na solidão’: o amor pelo que ele é (e não é)

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2022 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2022 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In