• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
19 de agosto de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Home Cinema & TV Olhar de Cinema

‘Antonia.’: Retrato de uma poeta quando jovem – Olhar de Cinema

'Antonia.' reconstitui a breve e atormentada vida da poeta Antonia Pozzi. Elegante e requintado, o filme é irregular, mas revela um cineasta promissor.

Paulo Camargo por Paulo Camargo
9 de junho de 2016
em Olhar de Cinema
A A
'Antonia.': Retrato de uma poeta quando jovem - Olhar de Cinema

Imagem: Divulgação.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

Cinebiografias são quase sempre uma armadilha. Muito raramente dão conta da complexidade dos personagens que pretendem retratar. Ficam na superfície dos fatos, de acontecimentos marcantes, que não podem ser deixados de lado, e acabam perdendo de vista a dimensão mais humana, e originária, de seus protagonistas. Antonia. (assim mesmo com um ponto) não escapa a essa regra, embora tenha o mérito de tentar estabelecer um diálogo entre cinema e poesia.

O longa-metragem do diretor italiano Ferdinando Cito Filomarino, que estreia hoje na Mostra Competitiva do 5º Olhar de Cinema, é ambicioso: busca desvendar a enigmática personalidade da poeta Antonia Pozzi, que morreu em 1938 com apenas 26 anos e só teve sua obra reconhecida postumamente.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

Em sua breve, e atormentada existência, Antonia, interpretada de forma bastante naturalista pela novata Linda Caridi, buscou encontrar seu lugar no mundo, sempre em estado de desconforto existencial, tanto em seus relacionamentos amorosos quanto em seu convívio social. Desse desajuste, defendo o filme, viria a força de sua poesia, considerada simplória, desprovida de uma dicção, enquanto a autora era viva.

Com o passar dos anos, o despojamento e a intensa pessoalidade dos versos de Antonia vieram à tona, à medida em que ela, pouco a pouco, também se transformou objeto de culto, lida como uma voz feminina potente, à frente do seu tempo.

Filomarino filma com elegância, talvez até demais para alguns: alguns críticos chegaram a dizer que os muitos suéteres da personagens, fornecidos à produção pela grife italiana Fendi, são mais expressivos do que o desempenho da protagonista.

Filomarino filma com elegância, talvez até demais para alguns: alguns críticos chegaram a dizer que os muitos suéteres da personagens, fornecidos à produção pela grife italiana Fendi, são mais expressivos do que o desempenho da protagonista. Maldade! Fazendo lembrar um jovem James Ivory (diretor britânico veterano de O Retorno de Howard’s End), que por sua vez sempre foi um fã confesso do mestre Luchino Visconti (de O Leopardo), o jovem diretor prima pela plasticidade, pelo requinte na reconstituição histórica, o que, sim, diz algo sobre o cinema que pretende realizar.

Antonia era filha de um importante advogado milanês, teve uma primorosa educação, cercada de luxo e privilégios. De certa forma, era refém da ordem social em que nasceu e cresceu, e a poesia foi o meio que desenvolveu para expressar sua inquietude diante de uma realidade regulada por aparência e rígidos códigos de conduta e etiqueta. A opção pelo detalhismo no excesso de plasticidade no filme de Filomarino parece não apenas justificável, mas um elemento dramático em si, e não um maneirismo.

Um certo artificialismo performático que permeia o longa parecer ser inerente ao universo no qual Antonia Pozzi está imersa, e da qual parece ser uma prisioneira de luxo. Pena que, ainda que a vida da peta tenha sido curta, o filme não dê totalmente conta de sua complexidade, nos proporcionando uma visão mais panorâmica do que verticalizada da personagem. Mas não é um filme desprovido de qualidades.

VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, QUE TAL CONSIDERAR SER NOSSO APOIADOR?

Jornalismo de qualidade tem preço, mas não pode ter limitações. Diferente de outros veículos, nosso conteúdo está disponível para leitura gratuita e sem restrições. Fazemos isso porque acreditamos que a informação deva ser livre.

Para continuar a existir, Escotilha precisa do seu incentivo através de nossa campanha de financiamento via assinatura recorrente. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

Se preferir, faça uma contribuição pontual através de nosso PIX: [email protected] Você pode fazer uma contribuição de qualquer valor – uma forma rápida e simples de demonstrar seu apoio ao nosso trabalho. Impulsione o trabalho de quem impulsiona a cultura. Muito obrigado.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Antonia PozziAntonia.Ferdinando Cito FilomarinoFestival Internacional de Cinema de CuritibaLinda CaridiLuchino Viscontimostra competitivaOlhar de Cinemapoesia
Post Anterior

Temática migratória está presente no 5º Olhar de Cinema

Próximo Post

Segundo ato de Truque de Mestre não tem magia alguma

Posts Relacionados

'Paterno' discute a crise do patriarcado num Brasil em transformação

‘Paterno’ discute a crise do patriarcado num Brasil em transformação

8 de junho de 2022
‘Filme Particular’ e ‘Alan’ atestam a força no cinema de não ficção brasileiro

‘Filme Particular’ e ‘Alan’ atestam a força no cinema de não ficção brasileiro

6 de junho de 2022

‘Vai e Vem’ é jogo de olhares cinematográficos sobre a pandemia

3 de junho de 2022

Olhar Retrospectivo: a lente e o cinema de Su Friedrich

2 de junho de 2022

11º Olhar de Cinema: Guia Completo; confira

27 de maio de 2022

‘Edge of Darkness’, a minissérie britânica que revolucionou o suspense televisivo

18 de fevereiro de 2019

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Salman Rushdie com seu livro 'Os Versos Satânicos'

    A polêmica de ‘Os Versos Satânicos’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Casa Mágica da Gabby’: por muito mais gatinhos fofinhos e coloridos

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A gente mira no amor e acerta na solidão’: o amor pelo que ele é (e não é)

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2022 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2022 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In