• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
19 de agosto de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Home Cinema & TV Olhar de Cinema

‘João e Maria’: Um encontro nostálgico – Olhar de Cinema

'João e Maria', de Eduardo Baggio, une criação e reflexão ao resgatar a nostalgia do rádio a partir da história de casal que se conhece em programa de rádio.

Aline Vaz por Aline Vaz
15 de junho de 2016
em Olhar de Cinema
A A
'João e Maria': Um encontro nostálgico - Olhar de Cinema

Imagem: Divulgação.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

Em tempos que discutimos com exaustão os encontros virtuais, relacionamentos iniciados por intermédio de redes sociais, o documentário João e Maria, de Eduardo Baggio, conta a história de um casal que se conhece a partir da ligação de João para uma rádio, expressando o desejo de encontrar uma amiga, uma namorada. Maria retorna o interesse do futuro companheiro, começam a conversar pelo telefone, o interesse é mútuo e inicia-se um relacionamento, baseado no amor e nas canções que ouvem e interpretam.

A história de amor, que se dá inicialmente pelas conversas ao telefone, chama a atenção para como os primeiros contatos mediados por meios de comunicação não são exclusivos da internet. O rádio agora com menor intensidade, já foi um grande meio de comunicação afetiva, minimizador de distâncias, aproximando sujeitos de seus sentimentos, seja através das canções ou das interações que as cartas e os telefonemas permitiam e ainda permitem entre o ouvinte e o locutor, entre ouvintes, entre sensações e aproximações simbólicas até os encontros físicos.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

O locutor é lembrado com carinho pelo casal, que ao ouvir a música composta para eles tocando na rádio, profere o nome do locutor com afeição, pois no imaginário de João e Maria, ele desempenha a função de cupido, o mediador do encontro que resultou em uma vida a dois.

A história de amor, que se dá inicialmente pelas conversas ao telefone, chama a atenção para como os primeiros contatos mediados por meios de comunicação não são exclusivos da internet.

Mariana Sanchez, convidada pelo diretor para realizar a pesquisa, baseada na ideia de investigar casais que se conheceram pelos quase extintos programas de rádio em Curitiba, entrevistou muitos casais e com sensibilidade soube olhar para a história de João e Maria, casal simples e cativante que invade a tela do cinema e nos coloca a pensar sobre um estilo de vida que parece já ter desaparecido da maioria de nossas rotinas.

O documentário dirigido pelo cineasta Eduardo Baggio, que une a criação e a reflexão em sua obra, enquanto teórico e documentarista, resgata a nostalgia das emoções trazidas pela era do rádio, dos sentimentos mais simples, do sertanejo de raiz, das modas de viola, de uma geração que conserva uma cultura, por vezes, minimizada no estilo de vida urbano.

João e Maria, que integra a Mostra “Mirada Paranaense”, tem mais uma exibição. Quarta-feira, dia 15, às 14h30, no Cineplex Batel.

VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, QUE TAL CONSIDERAR SER NOSSO APOIADOR?

Jornalismo de qualidade tem preço, mas não pode ter limitações. Diferente de outros veículos, nosso conteúdo está disponível para leitura gratuita e sem restrições. Fazemos isso porque acreditamos que a informação deva ser livre.

Para continuar a existir, Escotilha precisa do seu incentivo através de nossa campanha de financiamento via assinatura recorrente. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

Se preferir, faça uma contribuição pontual através de nosso PIX: [email protected] Você pode fazer uma contribuição de qualquer valor – uma forma rápida e simples de demonstrar seu apoio ao nosso trabalho. Impulsione o trabalho de quem impulsiona a cultura. Muito obrigado.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Cinemacrítica cinematográficacrítica de cinemaEduardo BaggioJoão e MariaMariana SanchezMirada ParanaenseOlhar de Cinemaresenha
Post Anterior

‘Geografia’: O passado em uma aula pessoal de história – Olhar de Cinema

Próximo Post

‘Distância de Resgate’: realidade insólita

Posts Relacionados

'Paterno' discute a crise do patriarcado num Brasil em transformação

‘Paterno’ discute a crise do patriarcado num Brasil em transformação

8 de junho de 2022
‘Filme Particular’ e ‘Alan’ atestam a força no cinema de não ficção brasileiro

‘Filme Particular’ e ‘Alan’ atestam a força no cinema de não ficção brasileiro

6 de junho de 2022

‘Vai e Vem’ é jogo de olhares cinematográficos sobre a pandemia

3 de junho de 2022

Olhar Retrospectivo: a lente e o cinema de Su Friedrich

2 de junho de 2022

11º Olhar de Cinema: Guia Completo; confira

27 de maio de 2022

‘Edge of Darkness’, a minissérie britânica que revolucionou o suspense televisivo

18 de fevereiro de 2019

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Salman Rushdie com seu livro 'Os Versos Satânicos'

    A polêmica de ‘Os Versos Satânicos’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Casa Mágica da Gabby’: por muito mais gatinhos fofinhos e coloridos

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A gente mira no amor e acerta na solidão’: o amor pelo que ele é (e não é)

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2022 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2022 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In