• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
27 de junho de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Home Cinema & TV Olhar de Cinema

‘Vai e Vem’ é jogo de olhares cinematográficos sobre a pandemia

O potente documentário 'Vai e Vem' é construído a partir de cartas em forma de vídeos, trocadas entre duas amigas diretoras em 2020, primeiro ano da pandemia, uma em São Paulo e a outra em Los Angeles. Filme abriu o 11º Olhar de Cinema.

Paulo Camargo por Paulo Camargo
3 de junho de 2022
em Olhar de Cinema
A A
‘Vai e Vem’ é jogo de olhares cinematográficos sobre a pandemia

'Vai e Vem': introspecção e registro do momento político durante a pandemia. Imagem: Divulgação.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

A 11ª edição do festival Olhar de Cinema foi aberta, na noite da última quarta-feira (1º), no Cine Passeio, em Curitiba, com o potente documentário Vai e Vem, dirigido por duas amigas cineastas: Fernanda Pessoa, que vive em São Paulo, e a mexicana brasileira Chica Barbosa, residente em Los Angeles.

Ao longo de 2020, primeiro ano da pandemia de Covid-19, as diretoras, ambas em países sob governos de contornos neofascistas, de extrema direita, fizeram um pacto – comunicarem-se apenas por cartas em formato de vídeos, inspirados pelas obras de cineastas mulheres que ambas admiram.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

A proposta era a de que cada uma das realizadoras pudesse sentir o que a outra estava vivenciando.

A proposta era a de que cada uma das realizadoras pudesse sentir o que a outra estava vivenciando. Fernanda enviou a amiga imagens dos panelaços diários na capital paulista; o impactante depoimento de sua sogra – uma mulher progressista tendo de lidar com uma nova vida num reduto bolsonarista em Maringá, norte do Paraná –; e as dificuldades que muitos trabalhadores brasileiros tiveram de enfrentar, impossibilitados de permanecer em casa e se protegerem contra a doença, que avançava a passos largos.

Da Califórnia, Chica enviou imagens dos protestos do movimento Black Lives Matter e da campanha presidencial do candidato democrata Joe Biden; o emocionante testemunho de uma chicana (descendente mestiça de mexicanos) sobre não se sentir pertencente a cultura alguma nos Estados Unidos; e a respeito da experiência de adaptação da cineasta, recém-chegada em pleno governo Trump, sempre sob a sombra ameaçadora da pandemia.

Chica Barbosa vive em Los Angeles, de onde produz imagens sobre seu cotidiano
Chica Barbosa vive em Los Angeles, de onde produz imagens sobre seu cotidiano. Imagem: Divulgação.

Para estabelecer esse diálogo imagético, as duas cineastas partiram de uma espécie de jogo, que toma como base um livro da professora norte-americana R. Blaetz sobre o cinema experimental dirigido por mulheres. A publicação é composta de 16 artigos sobre diversas diretoras de cinema de invenção.

Além dessa lista de Blaetz, a dupla também buscou nomes de outras realizadoras para enriquecer o processo, o tornando ainda mais pessoal. O vai e vem das correspondências digitais, estendido por meses, atravessa momentos políticos, como os processos eleitorais nos dois países. No Brasil, a eleição municipal de 2020, e nos Estados Unidos, a presidencial, que tirou Trump do poder.

O resultado é um mergulho ao mesmo tempo introspectivo, porque parte de percepções assumidamente íntimas e pessoais que ambas tiveram de seus cotidianos, e valioso do ponto de vista histórico, porque registra, em primeira pessoa, o que elas testemunharam, viveram e sentiram durante esse período tão delicado. Vai e Vem será lançado nos cinemas em 2023 e merece muito ser visto.

VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, QUE TAL CONSIDERAR SER NOSSO APOIADOR?

Jornalismo de qualidade tem preço, mas não pode ter limitações. Diferente de outros veículos, nosso conteúdo está disponível para leitura gratuita e sem restrições. Fazemos isso porque acreditamos que a informação deva ser livre.

Para continuar a existir, Escotilha precisa do seu incentivo através de nossa campanha de financiamento via assinatura recorrente. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

Se preferir, faça uma contribuição pontual através de nosso PIX: [email protected] Você pode fazer uma contribuição de qualquer valor – uma forma rápida e simples de demonstrar seu apoio ao nosso trabalho. Impulsione o trabalho de quem impulsiona a cultura. Muito obrigado.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: 11º Olhar de CinemaChica BarbosaCinema Brasileirocovid-19crítica cinematográficadocumentárioFernanda Pessoafilm reviewLos Angelesmovie reviewOlhar de CinemapandemiaresenhaSão PauloVai e Vem
Post Anterior

Olhar Retrospectivo: a lente e o cinema de Su Friedrich

Próximo Post

‘Filme Particular’ e ‘Alan’ atestam a força no cinema de não ficção brasileiro

Posts Relacionados

'Paterno' discute a crise do patriarcado num Brasil em transformação

‘Paterno’ discute a crise do patriarcado num Brasil em transformação

8 de junho de 2022
‘Filme Particular’ e ‘Alan’ atestam a força no cinema de não ficção brasileiro

‘Filme Particular’ e ‘Alan’ atestam a força no cinema de não ficção brasileiro

6 de junho de 2022

Olhar Retrospectivo: a lente e o cinema de Su Friedrich

2 de junho de 2022

11º Olhar de Cinema: Guia Completo; confira

27 de maio de 2022

‘Edge of Darkness’, a minissérie britânica que revolucionou o suspense televisivo

18 de fevereiro de 2019

‘Primavera de Fernanda’: o T da comunidade LGBT precisa de um final feliz

24 de junho de 2018

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • De quem é a casa do ‘É de Casa’?

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Vida Secreta de Zoe’ fica entre o apelo erótico e a prestação de serviço

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Ilusões Perdidas’ é brilhante adaptação do clássico de Balzac, mais atual do que nunca

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In