Quando foi lançado, em 2008, Amantes, subestimado drama romântico do cineasta norte-americano James Gray (de Ad Astra – Rumo às Estrelas), teve sua carreira comercial bastante prejudicada nos Estados Unidos.
O filme levou poucos espectadores às salas de exibição, apesar de ter figurado em várias listas de melhores do ano das associações de críticos, como as do National Board of Review e do New York Critic’s Circle. Na França, onde triunfou nas bilheterias, foi indicado ao César de melhor filme estrangeiro.
A fria recepção nos EUA teria sido, para Gray, consequência do “surto” vivido por seu ator principal, Joaquin Phoenix, durante a fase de lançamento: o ator de Coringa engordou, deixou a barba crescer e anunciou, em uma série de entrevistas erráticas nas quais falou pouco ou nada sobre a produção, que havia abandonado o cinema para se tornar rapper.
A fria recepção nos EUA teria sido, para Gray, consequência do “surto” vivido por seu ator principal, Joaquin Phoenix, durante a fase de lançamento.
Um pouco mais de uma década mais tarde, é preciso rever Amantes, que traz excelente desempenho de Phoenix em um momento em que o astro parece ter chegado ao topo de sua carreira.
Na trama, Phoenix, um dos atores favoritos de Gray, vive Leonard Kraditor, sujeito deprimido, com tendências suicidas, que vê sua vida virar de cabeça para baixo ao ficar dividido entre duas mulheres completamente diferentes.
Sandra (vivida pela pouco conhecida Vinessa Shaw do seriado Ray Donovan), é a amável filha de uma família amiga cujos pais torcem para que eles se casem; e Michelle (Gwyneth Paltrow, de Shakespeare Apaixonado, muito bem no papel), bela e algo instável vizinha com quem ele passa a ter um caso.
Sandra representa para Leonard a segurança e a estabilidade. Michelle, o oposto: a liberdade de ser e fazer o que realmente deseja. O personagem, mais um para a extensa galeria de anti-heróis de Phoenix, é o primogênito de uma família que nele enxerga uma espécie de pilar, de certeza de uma continuidade. Tanto que, na hora em que tenta se matar, ele leva consigo um dos cabides da tinturaria do pai, com a inscrição “Nós amamos nossos clientes”.
Amantes encontra Leonard numa encruzilhada. Embora seja uma boa pessoa, ele rejeita o fardo de ser responsável por todos os que o cercam. Afeto, em sua vida, se confunde com sufocamento e a ele, portanto, a opção de fugir, se lá como for, é o mais próximo de uma saída.
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