O longa Ator Martinez, híbrido entre documentário e ficção, dirigido por Nathan Silver e Mike Ott, narra a história de Arthur Martinez, um técnico de computadores que anseia em ser ator e, para isso, decide contratar dois cineastas independentes para rodarem um filme onde ele é o protagonista: justamente Silver e Ott. As coisas começam a sair do prumo quando Arthur nota que ele e os diretores que contratou têm ideias completamente diferentes sobre que tipo de filme deve ser feito.
Há momentos curiosos no longa, como durante o processo de criação de uma “nova vida” para o protagonista. Eles decidem fazer um teste de seleção para uma namorada, e é a partir dos critérios dos diretores durante os testes que fica claro o objetivo da dupla. Eles querem encontrar alguém que lembre sua ex-esposa, de forma com que ele sinta-se desconfortável.
A sorte é que esse mergulho exacerbado na vida do protagonista querendo forçá-lo a exprimir “emoções verdadeiras” tem sua função na obra, levantando, por exemplo, perguntas sobre os limites (e a função) de um documentário.
Mas ao contrário do que possa soar, chega até a fazer sentido a escolha dos diretores. É uma espécie de técnica capaz de tirar de Martinez tudo o que ele pode oferecer. Em virtude disso, muitos dos direcionamentos de Silver e Ott são vagos, não levando o personagem a lugar algum.
É certo afirmar que Ator Martinez por vezes é exageradamente pretensioso, principalmente quando o colocamos diante de uma lupa para confrontá-lo com documentários propriamente ditos.
A sorte é que esse mergulho exacerbado na vida do protagonista querendo forçá-lo a exprimir “emoções verdadeiras” tem sua função na obra, levantando, por exemplo, perguntas sobre os limites (e a função) de um documentário. Onde ficam os limites? Eles precisam existir? Quais os limites éticos para um documentarista interferir em uma obra?
Ator Martinez é uma obra densa, que deixará mais perguntas do que respostas na mente dos espectadores. É, certamente, o melhor filme de Nathan Silver, e mais uma encantadora obra da mostra “Outros Olhares”.
Ator Martinez tem mais uma exibição no Olhar de Cinema. Domingo, às 19h30, no Cineplex Batel.
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.