• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

‘A Caça’ e sua denúncia do perigo das suposições

Em 'A Caça', Thomas Vinterberg faz retrato assustador da prontidão com a qual muitas vezes o ser humano coleta pedras para lançar contra seus semelhantes.

porTiago Bubniak
8 de maio de 2018
em Cinema
A A
‘A Caça’ e sua denúncia do perigo das suposições

Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

De tempos em tempos, fatos policiais polêmicos e misteriosos “explodem” na imprensa. Algo comum em todos eles não está em meio aos diretamente envolvidos, sejam suspeitos, vítimas ou investigadores; está no lado de cá da tela ou da página, em quem acompanha de longe. Muitos observadores apressam-se em ocupar a posição de juízes ou até mesmo de justiceiros com base no que veem, ouvem ou leem. A Caça (2012), do diretor dinamarquês Thomas Vinterberg, é um filme soberbo que flerta com essa situação.

No caso, não há nada referente à imprensa, mas a uma “notícia” que se espalha de boca em boca em uma pequena comunidade. A única mediação no fluxo da informação, portanto, é a do vizinho, do amigo, do colega de trabalho. Pela gravidade do assunto, o relato se espalha rapidamente, ganha proporções maiores do que deveria e gera consequências desastrosas para muitos. A origem de tudo está na crença de que crianças não mentem. Jamais.

Mads Mikkelsen se encaixa com perfeição no papel de Lucas, professor de uma creche que, de repente, vira alvo da paixão de uma garotinha, Clara (Annika Wedderkopp). Como é de se esperar, essa paixão não é correspondida. Contrariada, a pequena inventa que foi abusada sexualmente. O filme é cuidadoso nos detalhes e, portanto, evidencia de onde ela tirou inspiração para arquitetar sua história.

Mads Mikkelsen se encaixa com perfeição no papel de Lucas, professor de uma creche que, de repente, vira alvo da paixão de uma garotinha, Clara.

Não é nenhum spoiler deixar claro a inocência do protagonista, já que o roteiro privilegia o ponto de vista do professor e, com isso, concentra forças em nos indignar em razão da covardia. Acompanhamos Lucas e sabemos que ele é inocente, mas o mesmo não acontece com os demais personagens, que veem nascer em si a incerteza e/ou a raiva.

Situações e reações são agregadas ao fato inicial de forma gradativa. Graças à naturalidade com a qual o roteiro faz esse trabalho, o espectador é progressivamente envolvido em uma espiral de complexidade, injustiça e indignação. Essa é a grande força do filme. Mas não só. Em seu recorte de uma situação ficcional particular (centrada na pedofilia, assunto delicado), A Caça revela-se universal por retratar a assustadora prontidão com a qual muitas vezes o ser humano enche as mãos de pedras para lançá-las contra os outros.

A qualidade do roteiro é diretamente proporcional ao esmero dos atores. Destaque especial para Mads Mikkelsen e Annika Wedderkopp. Ele chegou a ganhar o prêmio de melhor ator em Cannes, em 2012, por sua atuação em A Caça. Ela está bem convincente no papel da menininha de imaginação fértil, confusa e, por vezes, medrosa e arrependida. O capricho não decai em momento algum. O final do filme, aliás, é bastante sugestivo.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: A CaçaAnnika WedderkoppCinemaCrítica CinematográficaMas MikkelsenMovie ReviewResenhaReviewThomas Vinterberg

VEJA TAMBÉM

Imagem: Reprodução.
Cinema

Na 49ª Mostra Internacional de Cinema, São Paulo volta a ser capital mundial das imagens

15 de outubro de 2025
'O Último Episódio': angústia adolescente. Imagem: Filmes de Plástico / Divulgação.
Cinema

‘O Último Episódio’ aposta na nostalgia para falar sobre as dores do crescimento

9 de outubro de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Charlie Sheen hoje, aos 60 anos. Imagem: Boardwalk Pictures / Divulgação.

‘Aka Charlie Sheen’ é um contundente relato sobre a decadência de uma estrela

24 de outubro de 2025
Francês virou sensação no Brasil com suas obras autobiográficas. Imagem: Laura Stevens / Modds / Reprodução.

Édouard Louis e a escrita como forma de fuga e enfrentamento

23 de outubro de 2025
Ellen Pompeo protagoniza minissérie produzida pelo Hulu. Imagem: Disney / Divulgação.

Inquietante, ‘Uma Família Perfeita’ evidencia o abismo entre aparência e verdade

22 de outubro de 2025
'Frankito em Chamas' é a primeira obra do autor publicada pela Todavia. Imagem: Carolina Vicentini / Divulgação.

‘Frankito em Chamas’: o romance inesperado de Matheus Borges que flerta com David Lynch

20 de outubro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.