• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

‘A Colina Escarlate’ parece saído das páginas de um clássico gótico

'A Colina Escarlate', novo filme de Guillermo del Toro, oferece um deslumbrante espetáculo visual e também consegue ter consistência dramática.

porPaulo Camargo
15 de outubro de 2015
em Cinema
A A
'A Colina Escarlate' parece saído das páginas de um clássico gótico

Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Desde que lançou O Labirinto do Fauno (2006), o mexicano Guillermo del Toro se consolidou como uma referência incontornável quando o assunto é cinema fantástico.

Filmes como Mutação (1997), A Espinha do Diabo (2001) e Hellboy (2004), todos dirigidos com uma marca muito distinta, autoral, já o haviam elevado à condição de cult, porém O Labirinto do Fauno, uma deslumbrante alegoria sobre o regime fascista do general Francisco Franco na Espanha, o catapultaram ao primeiro time de cineastas da atualidade.

Por isso, A Colina Escarlate estreia cercado de tantas expectativas. Trata-se de uma história gótica, na melhor tradição de Mary Shelley e Edgar Allan Poe, que parece ser a adaptação de uma obra literária do período, mas não é: o roteiro é original, assinado por Del Toro e Matthew Robbins.

Mia Wasikowska (de Alice no País das Maravilhas) vive a protagonista Edith Cushing, uma jovem norte-americana da segunda metade do século 19, aspirante a escritora que vive no limite entre a realidade e a ficção. Ela acredita ver fantasmas desde a morte trágica de sua mãe. Fica no ar a dúvida se as visões que tem são fruto de sua imaginação prodigiosa ou se, de fato, ela é assombrada por figuras do além.

Avessa a eventos sociais, como festas e bailes, que considera frívolos, Edith vê sua vida se transformar com a chegada de Thomas Sharpe (Tom Hiddleston, o Loki de Os Vingadores), um baronete britânico empobrecido que vai aos Estados Unidos em busca de quem financie uma de suas invenções. Ao seu lado, ele sempre tem a irmã mais velha, a algo sinistra Lucille (a excelente Jessica Chastain, de A Hora Mais Escura).

Embora o pai de Edith, Carter (Jim Beaver), seja contra o relacionamento entre a filha e Thomas, os dois acabam se casando, rendidos ao que parece ser uma paixão avassaladora. Após o casamento eles vão morar no Reino Unido, na propriedade dos Sharpe, uma mansão tão gigantesca quanto decadente que guarda segredos assustadores. O castelo parece ter vida própria e está localizado no topo de uma colina onde predomina o tom escarlate, devido à coloração rubra do barro que abunda no solo local.

O cenário da casa, construído no Canadá, é um personagem, aparentando ter vida própria.

Mais uma vez, como em todos os filmes de Del Toro, a direção de arte, figurinos, maquiagem e efeitos visuais e sonoros compõem um conceito estético, que evoca o melhor do cinema de horror e fantástico. O cenário da casa, construído no Canadá, é um personagem, aparentando ter vida própria.

Ao mesmo tempo um filme de horror gótico, mas também uma história de amor e um drama de suspense, A Colina Escarlate parece, em alguns momentos, ser mais forma do que conteúdo, mas no último terço da narrativa, todos os elementos visuais e narrativos se entrelaçam e resultam em um espetáculo satisfatório em vários sentidos, sobretudo por conta das ótimas atuações elenco. Não é uma obra-prima como O Labirinto do Fauno, mas também não decepciona.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: A Colina EscarlateCinemaCrítica de CinemaEdgar Allan PoegóticoGuillermo del ToroJessica ChastainMary ShelleyMia WasikowskaRomanceSéculo XIXTom Hiddleston

VEJA TAMBÉM

Emma Stone retoma parceria com o cineasta grego em 'Bugonia'. Imagem: Focus Features / Divulgação.
Cinema

‘Bugonia’ é desconfortável, áspero, excessivo, mas relevante

2 de dezembro de 2025
Chris Sarandon vive um vampiro memorável em 'A Hora do Espanto'. Imagem: Columbia Pictures / Divulgação.
Cinema

‘A Hora do Espanto’ segue vivo como clássico do “terrir” dos anos 1980

26 de novembro de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Casal na vida real, Mary Steenburgen e Ted Danson fazem par romântico na nova temporada. Imagem: Dunshire Productions / Divulgação.

Nova temporada de ‘Um Espião Infiltrado’ aposta no conforto e perde o peso emocional

4 de dezembro de 2025
Músico trouxe a turnê do novo álbum ao Brasil em 2025. Imagem: Divulgação.

‘Hurry Up Tomorrow’ é a apoteose de um artista à beira do próprio mito

3 de dezembro de 2025
Iniciativa é a primeira novela vertical do grupo Globo. Imagem: Divulgação.

‘Tudo por uma Segunda Chance’ cabe no bolso, mas some da memória

3 de dezembro de 2025
Emma Stone retoma parceria com o cineasta grego em 'Bugonia'. Imagem: Focus Features / Divulgação.

‘Bugonia’ é desconfortável, áspero, excessivo, mas relevante

2 de dezembro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.