• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

‘Ex-Pajé’: uma visão estética sobre a catequização neopentecostal de uma comunidade indígena

'Ex-Pajé', de Luiz Bolognesi, retrata vilarejo dos Paiter Suruí consumido pela tecnologia, agronegócio e pela catequização neopentecostal.

porValsui Júnior
15 de março de 2019
em Cinema
A A
'Ex-Pajé', de Luiz Bolognesi

Perpera, um homem dividido entre as crenças de sua origem e o novo estilo de vida que leva como pastor, é o protagonista do filme. Imagem: Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Em tempos de discussão efervescente sobre a demarcação de terras indígenas no Brasil, que está a poucos passos de ser transferida para responsabilidade do Ministério de Agricultura — uma situação que reflete a maneira catastrófica como a questão é tratada aqui -, o filme de Luiz Bolognesi aborda sobre o tema com potência. O diretor, que já tem uma trajetória respeitável na representação da cultura indígena no audiovisual brasileiro contemporâneo, demonstra como o buraco é mais embaixo: em Ex-Pajé (2018), além do avanço das madeireiras e do agronegócio, o neopentecostalismo evangélico também é outra ameaça à cultura nativa dos indígenas da tribo Paiter Suruí, no norte do país.

Apesar da má circulação nas salas de cinema do país (o filme só chegou a ser exibido em 12 salas por um curto período de tempo, diga-se de passagem), o longa de Bolognesi é de extrema importância. Desde o início, o documentário, que oscila entre a ficção e a representação real, não se preocupa em esconder sua intenção. A frase do antropólogo francês Pierre Clastres é exibida nos primeiros minutos do longa-metragem e diz muito sobre o que ele se trata: “O etnocídio não é a destruição física dos homens, mas de seu modo de vida e pensamento”.

‘Ex-Pajé’ flutua entre a denúncia social de um etnocídio silencioso e filme estético sobre os Paiter Suruí.

O protagonista, o ex-pajé Perpera, é um homem que vive boa parte de sua vida dedicado à igreja do vilarejo onde mora. A catequização dos indígenas, no entanto, é sutil. Em nenhum momento, por exemplo, se vê que eles foram obrigados a fazer parte daquela comunidade neopentecostal. Pelo contrário, todos parecem muito bem acomodados àquela realidade, como se ela já estivesse tão intrínseca à própria identidade dos moradores que não fosse nem algo passível de mudança. Alguns poucos momentos poéticos, no entanto, retratam essa realidade de maneira a denunciar as mudanças: como, por exemplo, quando o índio Perpera está lavando a frente da igreja do vilarejo, e se vê consumido pela escuridão do interior do templo.

Longe de uma dizimação necessariamente física, Ex-Pajé apresenta ao espectador uma reflexão sobre como o modo de vida daquela população foi exterminado, tanto por conta da influência massiva da tecnologia, quanto pela missão quase que jesuítica da intervenção de grupos evangélicos nessas comunidades. A questão vai além de um julgamento moral: afinal, onde foram parar os valores e as crenças que permeavam a cultura daquele povo? Simplesmente desapareceram por conta do desgaste ao tempo, ou pelos agentes externos que os aniquilaram? A resposta fica na ponta da língua para quem assiste.

As imagens construídas em Ex-Pajé são cheias de simbologias: como os closes nas crianças mexendo em smartphones, ou do fogão no meio de uma casa. A tradição e a contemporaneidade se misturam no filme de Bolognesi, e é a lenta e quase imperceptível morte de uma cultura que se sobressai. Apesar de ter momentos no filme que são nitidamente planejados — o que confunde o hibridismo entre documentário e ficção, Ex-Pajé tem o êxito de ser um filme que desdobra a denúncia de maneira estética, sem ser necessariamente explícita. Uma reflexão bastante digna e essencial diante para os tempos que vivemos.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Cinema BrasileiroCinema NacionalContemporanedadeCultura indígenaDocumentárioEtnocídio CulturalEx-PajéficçãoHibridismoLuiz BolognesimodernidadeMovie ReviewNeopentecostalismoNorte do BrasilPaiter SuruíPerperaReligião EvangélicaResenhaRondôniaSimbologiastecnologia

VEJA TAMBÉM

Rob Lowe e Andrew McCarthy, membros do "Brat Pack". Imagem: ABC Studios / Divulgação.
Cinema

‘Brats’ é uma deliciosa homenagem aos filmes adolescentes dos anos 1980

29 de maio de 2025
Espaço antigo da Cinemateca de Curitiba, hoje Casa da Memória. Imagem: Marcos Campos / Acervo Casa da Memória / DPC / FCC / Reprodução.
Cinema

A Cinemateca de Curitiba e os filmes que nunca terminam

28 de maio de 2025

FIQUE POR DENTRO

Calçadão de Copacabana. Imagem: Sebastião Marinho / Agência O Globo / Reprodução.

Rastros de tempo e mar

30 de maio de 2025
Banda carioca completou um ano de atividade recentemente. Imagem: Divulgação.

Partido da Classe Perigosa: um grupo essencialmente contra-hegemônico

29 de maio de 2025
Chico Buarque usa suas memórias para construir obra. Imagem: Fe Pinheiro / Divulgação.

‘Bambino a Roma’: entre memória e ficção, o menino de Roma

29 de maio de 2025
Rob Lowe e Andrew McCarthy, membros do "Brat Pack". Imagem: ABC Studios / Divulgação.

‘Brats’ é uma deliciosa homenagem aos filmes adolescentes dos anos 1980

29 de maio de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.