• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

Crítica: ‘Portrait of the Artist’ e a beleza da monstruosidade humana

'Portrait of the Artist', de Antoine Barraud, e a beleza da monstruosidade humana. Análise do filme exibido no 4º Olhar de Cinema.

porAndy Jankowski
19 de junho de 2015
em Cinema
A A
'Portrait of the Artist' e a beleza da monstruosidade humana

Imagem: Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

banner-patrocinio

Os antigos acreditavam que retratar-se em pinturas e fotos lhes roubaria a alma, pois, assim como um espelho distorcido, o retrato mostra o ser humano às avessas, um mundo inteiro contrário ao real cheio de representações eternas do Eu.

Diferentemente de nós, o retrato permanece eterno, imortal, observando o mundo se decompor silenciosamente diante de seus olhos. Será que existe algo mais monstruoso que um espectro distorcido de nós mesmos?

Pensando em seu próximo projeto, o cineasta Bertrand (interpretado pelo realmente cineasta Bertrand Bonello) está obcecado pela questão da monstruosidade, e decide visitar museus e galerias acompanhado de uma misteriosa e intrigante historiadora de arte. Entra Caravaggios, Renoirs, Francis Bacons entramos num profundo questionamento sobre nossa natureza, nossa relação com o mundo, com o passado, com o presente e, por fim, sobre a importância da arte neste processo.

É como se Bertrand pudesse, como um voyeur, espiar uma representação de si mesmo através dos olhos da câmera.

É interessante citar que quando Antoine Barraud, o diretor de Portrait of the Artist (Retrato do artista, Antoine Barraud), coloca Bertrand Bonello para interpretar Bertrand (o personagem) enquanto ator, o filme o coloca na mesma posição de análise da pintura, afinal, o que é o cinema além da representação de um recorte da realidade (ou não) em imagem e som?

É como se Bertrand pudesse, como um voyeur, espiar uma representação de si mesmo através dos olhos da câmera. Como se assim, enquanto arte e artista, Bertrand tivesse domínio sobre os dois mundos, o real e o da representação. Aos poucos a obsessão que lhe consome se materializa na forma de uma mancha vermelha em suas costas, que cresce mais a cada dia tornando-se, aos poucos, o monstro que tanto procura. O belo é uma construção subjetiva que depende dos olhos do observador, assim como a monstruosidade pode ser vista no mais doce dos quadros.

O que pensa e planeja uma criatura fadada ao silêncio? Qual o destino do ser que foi criado para observar e ser observado? Que possíveis relações, superficiais ou profundas, podemos estabelecer com a arte? Portrait of the Artist não poderia ter um nome mais claro, é um filme sobre o retrato monstruoso de Bertrand Bonello numa representação de si mesmo. Definitivamente um dos melhores da mostra Outros Olhares deste 4º Olhar de Cinema.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Antoine BarraudArteBertrand BonelloCinemaCrítica de CinemaFestival Internacional de CuritibaFrançaMonstruosidadeOlhar de CinemaOutros OlharesPortrait of the Artist

VEJA TAMBÉM

Um dos registros de 'One to One: John & Yoko'. Imagem: Mercury Studios / Divulgação.
Cinema

‘One To One’ revela detalhes do engajamento político de John Lennon e Yoko Ono

9 de março de 2026
Josh O'Connor e Paul Mescal dão vida aos personagens da história criada por Ben Shattuck. Imagem: Film4 / Divulgação.
Cinema

‘A História do Som’ transforma silêncio e música em gesto de amor contido

3 de março de 2026
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Série 'O Mistério de Varginha' recupera o fenômeno midiático ocorrido há 30 anos. Imagem: Globoplay / Divulgação.

‘O Mistério de Varginha’ mostra o Brasil do Brasil

26 de março de 2026
Autora conversou com exclusividade com nossa reportagem. Imagem: Sebastián Freire / Divulgação.

Mariana Enriquez: “Minha primeira impressão do mundo foi sob um regime autoritário muito feroz”

25 de março de 2026
Bellotto venceu o Jabuti de 2025 pela obra, lançada no ano anterior. Imagem: Chico Cerchiaro / Divulgação.

‘Vento em Setembro’ transita entre o mistério e as feridas do Brasil

24 de março de 2026
'PLAY ME' é o terceiro trabalho solo de Kim Gordon. Imagem: Todd Cole / Reprodução.

Kim Gordon troca o atrito pela forma em ‘PLAY ME’

24 de março de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.