• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

Detalhes e versões são a base do excelente ‘Testemunha Invisível’

Refilmagem de longa espanhol, ‘Testemunha Invisível’ integrou programação do festival de cinema italiano disponível gratuitamente na plataforma Looke.

porTiago Bubniak
15 de setembro de 2020
em Cinema
A A
Testemunha Invisível, de Stefano Mordini

Laura (Miriam Leone) e Adriano (Riccardo Scamarcio): amantes sob suspeita de crimes. Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Detalhes. É preciso prestar muita atenção nos detalhes. É com convicção severa, cortante, quase grosseira, que a advogada Virginia Ferrara (Maria Paiato) diz isso com insistência para o seu mais novo cliente, o empresário de tecnologia Adriano Doria (Riccardo Scamarcio). Adriano contratou Virginia para defendê-lo de uma acusação de homicídio. O cuidado com os detalhes, enfim, é um dos elementos mais importantes sobre o qual se sustenta o excelente suspense italiano Testemunha Invisível (2018).

Testemunha Invisível é um daqueles tantos filmes que provoca o espectador a vê-lo de novo e de novo e de novo. Não apenas pelo exercício lógico de ligar os pontos, mas, também, pelo simples e genuíno prazer de acompanhar a um filme de qualidade.

Quem já assistiu ao espanhol Um Contratempo (2016) pode sentir-se bastante familiarizado com a trama. E não é para menos. Testemunha Invisível é, na verdade, uma refilmagem de Um Contratempo. A versão italiana tem direção de Stefano Mordini e roteiro do próprio Mordini e Massimiliano Catoni. O roteiro original tem a autoria de Oriol Paulo, que merece os créditos pela competência no enlace das situações da narrativa. Afinal, outro elemento bastante importante neste suspense capaz de prender a atenção do espectador logo de início é o investimento na multiplicidade de versões.

O roteiro original de Oriol Paulo, agora creditado a Mordini e Catoni, mostra o quanto é possível uma história ser contada de diferentes formas. O diálogo entre Adriano e Virginia é um verdadeiro caleidoscópio de versões que, na mesma medida em que elevam as interrogações e enredam o espectador, enriquecem a qualidade do material que é entregue.

Segundo a trama, ao acordar em um quarto de hotel, Doria descobre que, a poucos passos, está o corpo de sua amante morta. Como não há qualquer maneira de entrar ou sair, Doria é automática e inevitavelmente considerado o autor do crime, após a perícia policial no local do assassinato. Cliente e advogada, então, travam uma batalha intelectual para montar a melhor estratégia de defesa. É a partir dessa batalha que se estrutura todo o filme, fortemente amparado em flashbacks.

Testemunha Invisível tem características de noir, com a presença de fraquezas humanas, mulher fatal, ambiente noturno, uso de narração, assassinato, roteiro intrincado e morais ambíguas e relativas. Em termos gerais, é um daqueles tantos filmes que provoca o espectador a vê-lo de novo e de novo e de novo. Não apenas pelo exercício lógico de ligar os pontos, averiguar as minúcias, confrontar o próprio raciocínio com o do roteirista, mas, também, pelo simples e genuíno prazer de acompanhar a um filme de qualidade.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: 8 1/2 Festa do Cinema ItalianoBook ReviewCinemaCríticaCrítica CinematográficaCrítica de CinemaLookeMaria PaiatoMassimiliano CatoniOriol PauloResenhaRiccardo ScamarcioStefano MordiniTestemunha InvisívelUm Contratempo

VEJA TAMBÉM

Rob Lowe e Andrew McCarthy, membros do "Brat Pack". Imagem: ABC Studios / Divulgação.
Cinema

‘Brats’ é uma deliciosa homenagem aos filmes adolescentes dos anos 1980

29 de maio de 2025
Espaço antigo da Cinemateca de Curitiba, hoje Casa da Memória. Imagem: Marcos Campos / Acervo Casa da Memória / DPC / FCC / Reprodução.
Cinema

A Cinemateca de Curitiba e os filmes que nunca terminam

28 de maio de 2025

FIQUE POR DENTRO

Calçadão de Copacabana. Imagem: Sebastião Marinho / Agência O Globo / Reprodução.

Rastros de tempo e mar

30 de maio de 2025
Banda carioca completou um ano de atividade recentemente. Imagem: Divulgação.

Partido da Classe Perigosa: um grupo essencialmente contra-hegemônico

29 de maio de 2025
Chico Buarque usa suas memórias para construir obra. Imagem: Fe Pinheiro / Divulgação.

‘Bambino a Roma’: entre memória e ficção, o menino de Roma

29 de maio de 2025
Rob Lowe e Andrew McCarthy, membros do "Brat Pack". Imagem: ABC Studios / Divulgação.

‘Brats’ é uma deliciosa homenagem aos filmes adolescentes dos anos 1980

29 de maio de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.