Chegando consagrado à 12ª edição como um dos principais festivais de cinema do Brasil, o Olhar de Cinema divulgou os filmes selecionados para a edição 2023. Marcada para ser realizada em Curitiba entre os dias 14 e 22 de junho, a produção celebra uma realização feita presencialmente, ainda que o festival tenha assumido, aparentemente em definitivo, o formato híbrido.
“Ano passado voltamos, mas muita gente não queria ir para as salas de cinema”, contou Antonio Gonçalves Junior, diretor artístico do Olhar de Cinema. “Esse ano voltamos mais plenos, sem máscara, vendo o rosto um do outro, estabelecendo essas trocas entre o público, realizadores e organização”, disse.
Para 2023, foram escolhidos 87 filmes, que ocuparão salas no Cine Passeio, que concentrará as exibições, além de duas salas no Cineplex Novo Batel. Através de uma parceria firmada com o Itaú Cultural Play, de 20 de junho a 4 de julho a maioria dos curtas brasileiros selecionados para o festival poderão ser vistos no streaming de forma gratuita.
Longa-metragem paranaense abre o Olhar de Cinema

Pela primeira vez, a Ópera de Arame, espaço turístico e marcante para a cultura em Curitiba, receberá o festival.
Novidade anunciada durante a coletiva de imprensa, a sessão de abertura do Olhar de Cinema vai ocorrer em um espaço completamente diferente. Pela primeira vez, a Ópera de Arame, espaço turístico e marcante para a cultura em Curitiba, receberá o festival.
Outro aspecto relevante é a escolha de Casa Izabel, longa-metragem do paranaense Gil Baroni, que terá o papel de abrir o evento. “É um filme que faz sua estreia na cidade durante o festival. É potente, com diversos profissionais daqui, incluindo o ator Luiz Pazello, falecido em fevereiro”, pontuou Antonio Junior. “O Gil [Baroni] está super animado com essa exibição em casa, ‘jogou fora e ganhou’, mas agora ‘jogar em casa’ tem sempre um friozinho na barriga”, brincou o diretor artístico.
Casa Izabel fez sua estreia no Cine PE em 2022, onde arrebatou o prêmio de melhor longa-metragem pelo júri. O filme acompanha os desdobramentos de uma casa isolada, fundada por membros da elite escravocrata, que, durante a década de 1970, serviu de abrigo para um clube secreto de crossdressers. O título também venceu as categorias de melhor direção de arte, trilha sonora, ator e ator coadjuvante (ambos dados ao conjunto do elenco masculino do filme).
Mudanças

Entre as mudanças anunciadas para 2023, além da diminuição dos espaços de exibição, a principal é a divisão da mostra competitiva. A partir de agora, ela é separada em filmes nacionais e internacionais. A alteração também acontece no número de prêmios, mas apenas para a parcela brasileira, que passa a contar com vencedores em em direção, roteiro, atuação, direção de arte, fotografia, som e montagem.
As mostras Outros Olhares e Olhares Brasil foram extintas. Esta última acabou aglutinada pela mostra Exibições Especiais, que passa a exibir filmes nacionais e internacionais não necessariamente inéditos e que não se encaixem em outros espaços do Olhar de Cinema.
A mostra Foco também sofreu alteração, não exibindo a trajetória de um cineasta emergente neste ano. Através de uma parceria concretizada com o festival RIDM, evento canadense dedicado ao documentário, filmes contemporâneos do gênero produzidos em Québec serão exibidos. A proposta é que a mostra coloque em evidência a filmografia de territórios que compartilhem traços e vínculos.
Resistente às mudanças, as tradicionais mostras Mirada Paranaense, Pequenos Olhares, Olhares Clássicos, Novos Olhares e Olhar Retrospectivo seguem na programação. Essa última homenageará o canadense David Cronenberg, com exibição de filmes dos primeiros 25 anos de carreira do cineasta. O início da venda de ingressos ocorrerá no próximo dia 15, através do site do festival.
SERVIÇO | 12º Olhar de Cinema
Quando: de 14 a 22 de junho, no formato presencial; de 20 de junho a 4 de julho, online no Itaú Cultural Play;
Onde: Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro, Curitiba/PR) e Cineplex Novo Batel (Alameda Dom Pedro II, 255 – Batel, Curitiba/PR);
Quanto: Valores a serem divulgados.
Compra de ingressos, sinopses, horários e mais informações podem ser obtidas no site do festival.
Confira programação completa
Filme de Abertura
- Casa Izabel ( Dir Gil Baroni | Brasil | 2022 | 84 min)
Mostra Competitiva Brasileira
Longas-metragens
- Neirud (Dir. Fernanda Faya | Brasil | 2023 | 71 min)
- O Estranho (Dir. Flora Dias, Juruna Mallon | Brasil | 2023 | 105 min)
- O Policial e a Pastora (Dir. Alice Riff | Brasil | 2023 | 65 min)
- Quando eu me Encontrar (Dir. Amanda Pontes e Micheline Helena | Brasil | 2023 | 78 min)
- Toda Noite Estarei Lá (Dir. Suellen Vasconcelos e Tati Franklin | Brasil | 2023 | 72 min)
- Zé (Dir. Rafael Conde | Brasil | 2023 | 124 min)
Curtas-metragens
- Apocalypses Repentino (Pedro Henrique | Brasil | 2023 | 17 min)
- As Inesquecíveis (Dir Rafaelly LaConga Rosa | Brasil | 2023 | 8 min)
- Cemitério Verde (Dir. Maurício Chades | Brasil | 2023 | 25 min)
- Kanau’Kyba (Dir. Gustavo Cacoco | Brasil | 2023 | 11 min)
- O Mar Também é Seu (Dir. Michelle Coelho | Suíça, Cuba e Brasil | 2022 | 21 min)
- Ramal (Dir. Higor Guimarães | Brasil | 2023 | 16 min)
- Thüe Pihi Kuuwi – Uma Mulher Pensando (Dir. Ainda Harika, Edmar Tokorino Yanomami, Roseane Yariana | Brasil | 2023 | 10 min)
- Virtual Genesis (Dir. Arthur B. Senra | Brasil | 2023 | 8 min)
Mostra Competitiva Internacional
Longa-metragens
- A Migração Silenciosa ( Stille Liv | Dir. Malene Choi | Dinamarca | 2023 | 103 min)
- ANHELL 69 (Dir. Theo Montoya | Colombia, Romênia, França, Alemanha | 2022 | 74 min)
- Disco Boy (Dir. Giacomo Abbruzzese | França | 2023 | 93 min)
- Lembranças de Todas as Noites ( Subete no Yoru wo Omoidasu | Dir. Yui Kiyohara | Japão | 2022 | 116 min)
- Lugar Seguro ( Sigurno Mjestro | Dir. Juraj Lerotíc | Croácia | 2022 | 102 min)
- No Cemitério do Cinema (Au Cimetière de la Pellicule | Dir. Thierno Souleymane Diallo | França, Senegal, Guiné, Arábia Saudita | 2023 | 93 min)
Curtas-metragens
- A Mecânica dos Fluídos ( La Mécanique des Fluides | Dir. Gala Hernandez López | França, Espanha | 2022 | 38 min)
- A Moça (The Lady | Dir. Fardin Ansari | Irã | 2023 | 15 min)
- Fuga de Visão (Dir. Zuqiang Peng – China | 2022 | 12 min)
- Humano Não-Humano (Human Not Human | Dir. Natan Castay | Bélgica | 2023 | 40 min)
- Maria Schneider, 1983 (Dir. Elisabeth Subrin | Estados Unidos | 2022 | 25 min)
- Paralelo 45º (45th Parallel | Dir Lawrence Abu Hamdam | Reino Unido | 2022 | 15 min)
- Pele de Mãe (Mother’s Skin | Dir. Leah Johnston | Canada | 2022 | 20 min)
- Um Caroço de Abacate (Dir. Ary Zara | Portugal | 2022 | 20 min)
- Uma Espécie de Testamento (Um Genre de Testament | Dir. Vuillermin Stephen | França | 2023 | 16 min)
Novos Olhares
- A Portas Fechadas (Dir. João Pedro Bim | Brasil | 2023 | 64 min)
- A Vida e as Estranhas e Surpreendentes Aventuras de Robinson Crusoé, que Viveu 28 Anos Sozinho em uma Ilha e Disse que Era Dele (Het Leven en de Vreemde Verrassende Avonturen van Robinson Crusoe Die Acht en Twintig Jaar Helemaal Alleen op een Bewoond Eiland Leefde en Zei Dat Het Van Hem Was | Dir. Benjamin Deboosere | Bélgica | 2023 | 75 min)
- Desvío de Noche (Dir. Paul Chotel, Ariane Falardeau St. Amour | Canadá | 2022 | 96 min)
- Mudos Testemunhos ( Mudos Testigos | Dir. Jerónimo Atehortúa, Luís Ospina | Colombia, França | 2022 | 78 min)
- Notas do Eremoceno (Poznámky Z Eremoceno | Dir. Viera Cákanyová | Eslováquia, República Checa | 2023 | 78 min)
- O Mel é Mais Doce que o Sangue (Dir. André Guerreiro Lopes | Brasil | 2023 | 70 min)
Exibições Especiais
- A Invensão do Outro (Dir. Bruno Jorge | Brasil | 2023 | 144 min)
- Anotações Para um Filme ( Notas Para Uma Película | Dir. Ignácio Agüero | Chile | 2022 | 102 min)
- Caixa Preta (Dir. Bernardo Oliveira, Saskia | Brasil | 2022 | 51 min)
- Diálogos com Ruth de Souza (Dir. Juliana Vicente | Brasil | 2022 | 107 min)
- Lá nas Matas Tem (Dir. Pedro Aspahan, César Guimarães | Brasil | 2022 | 55 min)
- O Acidente (Dir. Bruno Carboni | Brasil | 2022 | 95 min)
- O Muro dos Mortos (Le Mur Des Morts |Dir. Eugène Green | França | 2022 | 51 min)
Mirada Paranaense
Longas-metragens
- Fale Comigo Verão: O Diário de um Cineasta Amador (Dir. Evandro Scorsin |Brasil |2023 | 80 min)
- Solange (Dir. Nathália Tereza, Tomás Osten | Brasil | 2023 | 63 min)
Curtas-metragens
- A Trilha Sonora de um Bairro (Dir. Carlos Alberto Moura, Danilo Custódio | Brasil | 2023 | 13 min)
- Blackout (Dir. Rodrigo Grota | Brasil | 2022 | 15 min)
- Menininha (Dir. Débora Zanatta | Brasil |2023 | 11 min)
- Midríase (Dir. Eduardo Monteiro | Brasil | 2022 | 7 min)
- Pés que Sangram (Dir. Roberta Takamatsu | Brasil | 2022 | 14 min)
- Pixo na Cidade Modelo (Dir. Willian Germano | Brasil | 2023 | 18 min)
- Sereia (Dir. Estevan de la Fuente | Brasil | 2023 | 15 min)
- Só Por Hoje (Dir. Stillo Eustachio, Dionwiul, Jessica Candal | Brasil | 2023 | 24 min)
Olhares Clássicos
- A Paixão da Lembrança (The Passion of Rememberence | Dir. Maureen Blackwood, Isaac Julien | Reino Unido | 1986 | 82 min )
- A Rainha Diaba ( Dir. Antonio Carlos da Fontoura | Brasil | 1974 | 110 min)
- Cría Cuervos (Dir. Carlos Saura | Espanha | 1976 | 110 min)
- En Rachâchant ( Dir. Jean – Marie Straub e Danièle Huillet | França | 1982 | 7 min)
- Jeanne Dielman (Dir. Chantal Akerman | Bélgica | 1975 |201 min)
- No Calor da Noite (Dir. Norman Jewison | Estados Unidos | 1967 | 110 min)
- Salomé (Dir. Charles Bryant e Alla Nazimova | Estados Unidos | 1923 | 72 min)
Pequenos Olhares
- A Menina e o Mar (Dir. Gabriel Mellin | Brasil | 19 min)
- A Pedra Mágica ( Dir. Paula Herreras Vivas | Argentina | 9min)
- Coelhitos e Gambazitas (Dir. Thomas Larson | Brasil | 10 min)
- De Miau a Pior (Dir. Rodrigo Toporov |Brasil | 5min)
- Diafragma (Dir. Robson Cavalcante | Brasil | 10 min)
- Jussara ( Dir. Camila Ribeiro | Brasil | 9 min)
- Shackle ( Dir. Ainslie Henderson | Escócia | 10 min)
- Teo, o Menino Azul (Dir. Hygor Amorim | Brasil |10 min)
- Fabulosos João e Maria (Dir. Arnaldo Galvão | Brasil | 101 min)
Mostra Foco
- Bestiário (Bestiaire |Dir. Denis Côté | Canadá | 2012 | 72 min)
- Kassinu (Dir. Uapukun Mestokosho McKenzie | Canadá | 2019 | 12 min)
- Katatjatuuk Kangirsumi (Cantos Guturais em Kangirsuk) (Dir.Eva Kaukai, Manon Chamberland | Canadá | 2019 | 3 min)
- L.A Tea Time (Dir. Sophie Bédard Macotte | Canadá | 2019 | 82 min)
- Manitushiss (Vírus) (Dir. Réal Junior Leblanc | Canadá | 2022 | 5 min)
- Milikᵘ tshishutshelimunuau (Conceda-me Sua Confiança) (Dir. Isabelle Kanapé | Canadá | 2022 | 12 min)
- Novembro ( Novembre | Dir. Iphigénie Marcoux-Fortier, Karine van Ameringen | Canadá | 2023 | 95 min)
- O Innu do Futuro (L’Innu du Futur | Dir. Stéphane Nepton | Canadá | 2021 | 6 min)
- Perdi Minha Mãe (J’ai Placé Ma Mère | Dir. Denys Desjardins | Canadá | 2022 | 75 min)
- Xalko (Dir. Hind Benchekroun, Sami Mermer | Canadá | 2018 | 90min)
Olhar Retrospectivo
- Ralo Acima (1975 | 14 min)
- Calafrios (1975 | 87 min | 16 anos)
- Videodrome: A Síndrome do Vídeo (1983 | 87 min | 16 anos)
- A Mosca (1986 | 96 min | 14 anos)
- Gêmeos: Mórbida Semelhança (1988 | 116 min | 16 anos)
- Crash: Estranhos Prazeres (1986 | 100 min | 16 anos)
- eXistenZ (1999 | 97 min | 16 anos)
Filme de Encerramento
- Agressor (Perpetrator | Dir Jennifer Reeder | Estados Unidos | 2023 | 100 min)
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.