• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Colunas Espanto

‘Equinox’ foi janela para o talento do técnico de efeitos visuais Dennis Muren

Ganhador do Oscar por filmes como 'O Exterminador do Futuro 2' e 'O Parque dos Dinossauros', Dennis Muren começou com 'Equinox', uma fita de monstros gigantes que misturava Lovecraft com efeitos em stop motion.

porRodolfo Stancki
2 de fevereiro de 2022
em Espanto
A A
Cena do filme 'Equinox'

Cena do filme 'Equinox'. Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O técnico de efeitos especiais Dennis Muren era apenas um estudante quando realizou seu primeiro filme, o curta-metragem Equinox: Journey into the Supernatural (1967). Ele nem estudava cinema na época. Estava matriculado em um curso de negócios na faculdade de Pasadena, na Califórnia. O projeto juntava algumas paixões: os longas-metragens de Ray Harryhausen, efeitos visuais pirotécnicos e a literatura de H. P. Lovecraft.

O desafio foi enfrentado com o apoio do jovem David W. Allen, que se tornaria uma referência nos efeitos visuais de stop motion, e do ainda pouco experiente Jim Danforth, que tinha sido assistente do cineasta George Pal em A Máquina do Tempo (1960) e As Sete Faces do Dr. Lao (1964). O resultado foi uma narrativa com monstros gigantes de encher os olhos dos produtores de Hollywood.

A trama não era lá grande coisa: quatro amigos vão fazer um piquenique num bosque, onde vive um professor que está desaparecido. O grupo encontra uma caverna, em que um velho lhes entrega um livro, que abre as portas para um mundo repleto de criaturas enormes e demônios.

O grande atrativo de Equinox são os efeitos em stop motion, que renderam elogios até do próprio Harryhausen.

O produtor Jack H. Harris se encantou com o filme. Ele já tinha alguma experiência com fitas baratas de horror, pois havia financiado títulos como A Bolha Assassina (1958) e A Volta ao Mundo Pré-Histórico (1960). Depois de adquirir os direitos de distribuição, ele convocou o técnico de som Jack Woods para escrever e rodar cenas adicionais para um lançamento comercial.

Nascia assim Equinox (1970), fita obscura que abriu caminho para que os talentos de Muren, Allen e Danforth pudessem ser efetivamente apreciados no cinema. O grande atrativo da obra são os efeitos em stop motion, que renderam elogios até do próprio Harryhausen.

O resto se perde um pouco na simplicidade da própria história, que empresta as ideias de saberes proibidos e enlouquecedores de Lovecraft. O fato de o elenco inexperiente atuar de maneira mecânica também não ajuda.

Muren viraria uma referência ao assumir a direção criativa da Industrial Light & Magic, acumulando estatuetas de Oscar de melhores efeitos visuais por filmes como O Parque dos Dinossauros (1994), O Exterminador do Futuro 2 (1992) e O Segredo do Abismo (1990). Danforth e Allen trabalharam em obras menores nas décadas seguintes, mas geralmente com um pé no stop motion e, não raro, dando vida a monstros gigantes.

VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, QUE TAL CONSIDERAR SER NOSSO APOIADOR?

Jornalismo de qualidade tem preço, mas não pode ter limitações. Diferente de outros veículos, nosso conteúdo está disponível para leitura gratuita e sem restrições. Fazemos isso porque acreditamos que a informação deva ser livre.

Para continuar a existir, Escotilha precisa do seu incentivo através de nossa campanha de financiamento via assinatura recorrente. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

Se preferir, faça uma contribuição pontual através de nosso PIX: pix@escotilha.com.br. Você pode fazer uma contribuição de qualquer valor – uma forma rápida e simples de demonstrar seu apoio ao nosso trabalho. Impulsione o trabalho de quem impulsiona a cultura. Muito obrigado.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Cinema de HorrorCinema KaijuDavid W. AllenDennis MurenEquinoxfilme de monstro giganteJim Danforthmonstro giganteOscarstop motion

VEJA TAMBÉM

Cena do filme 'Godzilla Minus One'. Imagem: Divulgação.
Espanto

‘Godzilla Minus One’ emociona com a vida e não com a destruição

3 de abril de 2024
Cena do filme 'Somente Deus por Testemunha'. Imagem: Reprodução.
Espanto

‘Somente Deus por Testemunha’ horrorizou sobreviventes do Titanic

16 de fevereiro de 2024
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

A escritora francesa Anne Pauly. Imagem:  Édition Verdier / Divulgação.

‘Antes Que Eu Esqueça’ traz uma abordagem leve e tocante sobre o luto

30 de junho de 2025
Jon Hamm volta à boa forma com Coop. Imagem: Apple TV+ / Divulgação.

‘Seus Amigos e Vizinhos’ trata o privilégio com cinismo e humor ácido

30 de junho de 2025
Longa de Babenco foi indicado em quatro categorias no Oscar, levando a de melhor ator. Imagem: HB Filmes / Divulgação.

‘O Beijo da Mulher Aranha’, de Hector Babenco, completa 40 anos como marco do cinema latino-americano

27 de junho de 2025
Assinada por George Moura e Sergio Goldenberg, produção é nova aposta da Globo. Imagem: Globoplay / Divulgação.

‘Guerreiros do Sol’ e a reinvenção do cangaço na dramaturgia brasileira contemporânea

26 de junho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.