• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Colunas Espanto

‘Godzilla Minus One’ emociona com a vida e não com a destruição

'Godzilla Minus One', que marca o aniversário de 70 anos do clássico de Ishirô Honda, usa da metáfora para discutir o papel da Segunda Guerra Mundial na história do Japão.

porRodolfo Stancki
3 de abril de 2024
em Espanto
A A
Cena do filme 'Godzilla Minus One'. Imagem: Divulgação.

Cena do filme 'Godzilla Minus One'. Imagem: Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Quando a Toho lançou Godzilla: Final Wars, em 2004, havia uma promessa de que o aniversário de meio século do monstro deveria marcar o fim de um tipo específico de narrativa para o personagem. No filme de Ryuhei Kitamura, o kaiju passa duas horas enfrentando uma dezena de rivais, com diversas participações especiais e referências ao legado da franquia, iniciada em 1954. Era uma despedida, que encerrava um longo carnaval de luta-livre que marcou a carreira do gigante lagarto.

Desde então, Godzilla se tornou protagonista de uma ambiciosa franquia-pipoca nos Estados Unidos pelas mãos da Legendary Pictures, mas só deu as caras duas vezes no cinema japonês. A primeira em 2016, em Shin Godzilla, ao se reconectar com suas raízes alegóricas em uma trama repleta de ironias políticas e imagens que ecoavam a tragédia de Fukushima, em 2011 – quando um terremoto, seguido por um tsunami, provocou um desastre nuclear.

A segunda no fim do ano passado, em Godzilla Minus One, dirigido por Takashi Yamazaki. A obra, que marca o aniversário de 70 anos do clássico de Ishirô Honda, também usa da metáfora para discutir o papel da Segunda Guerra Mundial na história do Japão.

O filme começa quando o piloto kamikase Koichi Shikishima, vivido por Ryunosuke Kamiki, finge que o próprio avião está com defeito para fugir da função militar [suicida]. Ele faz uma parada em uma ilha, para reparos, e o local é atacado por Godzilla. Quando cobrado para que atire contra o monstro, o sujeito entra em pânico e ele se torna um dos únicos sobreviventes.

“É nessa jornada de conexão do personagem, com o mundo e com sua nova família, que reside grande parte da força emocional do filme.“

De volta a Tóquio, Shikishima precisa lidar com a destruição da cidade, a morte dos pais e a dupla vergonha por abandonar a guerra e assistir à morte dos trabalhadores da ilha. Na cidade, encontra uma mulher e uma criança, que acolhe em sua casa enquanto tenta viver nessa nova realidade.

É nessa jornada de conexão do personagem, com o mundo e com sua nova família, que reside grande parte da força emocional do filme. Yamazaki, que também assina o roteiro, retorna ao coração do cinema kaiju e faz um filme sobre sobrevivência do próprio pós-guerra.

Na cena em que Tóquio é dizimada por Godzilla no original de 1954 há um corte para uma criança, que chora sozinha durante o ataque. Em vários sentidos, Minus One é uma extensão desse momento. É uma narrativa que se importa com os laços que o espectador cria com os personagens humanos e está interessado na gravidade do gênero.

É um raro blockbuster catástrofe, que entrega mais emoção com a vida do que com a destruição. E olha que aqui estão algumas das melhores cenas de ataque kaiju já criadas pelo cinema – não por acaso, fez história ao ser indicado ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais neste ano.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Cinema de HorrorCinema KaijuGodzillaGodzilla Minus OneTakashi Yamazaki

VEJA TAMBÉM

Cena do filme 'Somente Deus por Testemunha'. Imagem: Reprodução.
Espanto

‘Somente Deus por Testemunha’ horrorizou sobreviventes do Titanic

16 de fevereiro de 2024
Gravações do filme 'Verde Oliva'. Imagem: Rodolfo Stancki/Escotilha.
Espanto

Longa-metragem ‘Verde Oliva’ promete suspense político inspirado em Brian De Palma ambientado nas ruas de Curitiba

5 de fevereiro de 2024

FIQUE POR DENTRO

Michelle Williams e Jenny Slate estão impecáveis em 'Morrendo Por Sexo'. Imagem: 20th Television / Divulgação.

‘Morrendo Por Sexo’ acerta na sua abordagem franca da sexualidade das mulheres

3 de julho de 2025
Cantora neozelandesa causou furor com capa de novo álbum. Imagem: Thistle Brown / Divulgação.

Lorde renasce em ‘Virgin’ com pop cru e sem medo da dor

3 de julho de 2025
Paul Reubens como Pee-Wee Herman. Image: HBO Films / Divulgação.

‘Pee-Wee Herman: Por Trás do Personagem’ busca justiça ao comediante Paul Reubens

2 de julho de 2025
Brad Pitt está bastante confortável em cena. Imagem: Warner Bros. / Divulgação.

‘F1: O Filme’ acelera com estilo, mas nunca sai totalmente do piloto automático

1 de julho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.