• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Colunas Espanto

Filmes de nictofobia exploram medo da escuridão

Coluna discute um conjunto de filmes que representa a escuridão como uma ameaça literal em suas tramas.

porRodolfo Stancki
9 de novembro de 2016
em Espanto
A A
Filmes de nictofobia exploram medo da escuridão

Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

A escuridão é um elemento recorrente no cinema de horror. Nas produções góticas da era de ouro da Universal, as sombras serviam como metáfora para o comportamento obscuro das criaturas que habitavam os antros dos castelos europeus. A luz era a representação da segurança, pois só com a sua presença podemos ver o que está a nossa frente com clareza e racionalidade.

Há um conjunto de obras do gênero que parece se alimentar literalmente dessa discussão. São os filmes de nictofobia, que transformam a escuridão em uma espécie de receptáculo para monstros e outros seres das trevas.

No recente Quando as Luzes se Apagam (2016), de David F. Sandberg, uma família é assombrada pela aparição de uma mulher fantasma que tem aversão às luzes. Para se proteger, os personagens precisam de lanternas, luzes incandescentes e tochas. Como a maior parte da trama se passa à noite, os momentos de tensão se consolidam quando os personagens não conseguem refúgio na claridade.

Esse conjunto não deixa de fazer uma releitura do imaginário popular dos vampiros. As vítimas não se refugiam mais ao sol, mas em qualquer fonte de iluminação que os permita escapar da morte que os espera na sombra.

A mesma estratégia narrativa aparece em Eclipse Mortal (2000), de David Twohy. O longa-metragem que catapultou Vin Diesel ao estrelato acompanha uma equipe de expedição espacial que cai em um planeta desabitado. O local passará por um eclipse de um mês, o que permite que alienígenas fotossensíveis saiam de suas cavernas para atacá-los. Aqui, fontes de iluminação também são mais importantes do que armas de fogo para as vítimas.

No Cair da Noite (2003) talvez seja o mais famoso desse conjunto heterogêneo de obras. É também o mais criticado. Uma cidade é atacada pela fada do dente, uma feiticeira que não pode ser tocada pela luz. Ainda que a proposta pareça interessante, a execução carece de criatividade e, ao contrário do título de Twohy, as soluções visuais não se resolvem muito bem.

Nas três produções, crianças ocupam um papel importante na percepção da ameaça. Medo do escuro, afinal, não é uma coisa muito adulta. São os pequenos que significam silhuetas de roupas e objetos do quarto como criaturas ameaçadoras – ideia representada com bastante precisão na animação Monstros S.A. (2001).

A lista de narrativas de nictofobia ainda inclui A Sétima Vítima (2002), Habitantes da Escuridão (2002) e Mistério da Rua 7 (2010), entre outros. Penso que esse conjunto não deixa de fazer uma releitura do imaginário popular dos vampiros. As vítimas não se refugiam mais ao sol, mas em qualquer fonte de iluminação que os permita escapar da morte que os espera na sombra.

Há certa cumplicidade do público com os personagens desses filmes. Afinal, cinema é luz. Quando estamos em frente à tela, nosso maior pavor é ficar no escuro e perder de ver o que se projeta diante dos nossos olhos.

Tags: A Sétima VítimaCinemaCinema de HorrorDavid F. SandbergDavid TwohyEclipse MortalescuridãoHabitantes da EscuridãoHorrorLights OutMistério da Rua 7Monstros S.A.nictofobiaNo Cair da NoiteQuando as Luzes se ApagamVin Diesel

VEJA TAMBÉM

Cena do filme 'Godzilla Minus One'. Imagem: Divulgação.
Espanto

‘Godzilla Minus One’ emociona com a vida e não com a destruição

3 de abril de 2024
Cena do filme 'Somente Deus por Testemunha'. Imagem: Reprodução.
Espanto

‘Somente Deus por Testemunha’ horrorizou sobreviventes do Titanic

16 de fevereiro de 2024
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Calçadão de Copacabana. Imagem: Sebastião Marinho / Agência O Globo / Reprodução.

Rastros de tempo e mar

30 de maio de 2025
Banda carioca completou um ano de atividade recentemente. Imagem: Divulgação.

Partido da Classe Perigosa: um grupo essencialmente contra-hegemônico

29 de maio de 2025
Chico Buarque usa suas memórias para construir obra. Imagem: Fe Pinheiro / Divulgação.

‘Bambino a Roma’: entre memória e ficção, o menino de Roma

29 de maio de 2025
Rob Lowe e Andrew McCarthy, membros do "Brat Pack". Imagem: ABC Studios / Divulgação.

‘Brats’ é uma deliciosa homenagem aos filmes adolescentes dos anos 1980

29 de maio de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.