• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Colunas Maternamente

‘Emocionário’ explica os sentimentos

'Emocionário - Diga o que você sente' ajuda a nomear emoções e colabora para o autoconhecimento das crianças (e adultos).

porTaiana Bubniak
18 de setembro de 2020
em Maternamente
A A
Emocionário: Diga o que você sente

Entender o que se sente é um processo e aprendizado. Imagem: Arquivo Pessoal.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

A gente não nasce sabendo quase nada, nem sabe que nasceu.

Os médicos e neurocientistas dizem que um bebê leva pelo menos 3 meses depois de nascer para se dar conta que é algo separado de sua mãe. Os humanos nascem com um sistema nervoso tão pífio e dependente que, dizem, é isso que fez com que nos organizássemos em sociedade: a necessidade do cuidado com o outro, com os filhotes principalmente.

As crianças precisam de, pelo menos, 6 ou 7 anos até que o cérebro esteja um pouco mais desenvolvido e consiga tomar decisões de forma mais racional (e quantos adultos até hoje não se desenvolveram?). Essa jornada pela maturidade emocional das crianças passa por algo que parece simples, mas nem sempre é.

Precisamos nomear as emoções e os sentimentos. Fome, frio, calor, sede, tristeza, raiva, alegria, sono, empolgação, frustração… Tudo precisa ser ensinado e nomeado para poder ser minimamente compreendido e aceitado.

A gente automatiza os sentimentos e reações e, criar uma criança, passa pelo processo de rever o que se sente, afinal, precisamos ensinar à outra criatura humana o que diabos é aquela animação que chega de repente quando estamos perto do parquinho ou a tristeza que dá quando o personagem do filme se perde dos cuidadores ou a raiva quando chega a hora de dormir.

A gente automatiza os sentimentos e reações e, criar uma criança, passa pelo processo de rever o que se sente.

Há dois anos tenho (muito mal) desenhado na geladeira, uma folha de A4 com algumas das sensações e sentimentos mais comuns. Agora, turbinamos as explicações com o Emocionário – Diga o que você sente (Sextante, 2018).

O livro é um dicionário de emoções que auxiliam na jornada de pais de filhos.

“Descobrir, identificar e diferenciar as emoções é uma forma de educar os pequenos para que experimentem seus sentimentos sem medo, descubram a si mesmos e se tornem adultos autoconscientes, com a sensibilidade e a sabedoria necessárias para enfrentar os desafios da vida”, explica o prefácio do livro, assinado pela psicóloga e psicoterapeuta Rosa Collado Carrascosa.

O livro explica 90 diferentes emoções e sentimentos, explica de onde eles vem e como podem ser sentidos. Ricamente ilustrado, o dicionário chama a atenção das crianças. Mesmo as minhas, ainda pequenas, pelas figuras, entendem do que a emoção se trata.

O livro é para crianças, mas a jornada de autoconhecimento vale para a família toda.

EMOCIONÁRIO: DIGA O QUE VOCÊ SENTE | Cristina Núñez Pereira e Rafael R. Valcárcel

Editora: Sextante;
Tradução: Rafaella Lemos;
Tamanho: 96 págs.;
Lançamento: Outubro, 2018.

Compre o livro e ajude a Escotilha

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: Cristina Núñez PereiraEmocionárioEmocionário - Diga o que você senteemoçõesMaternidadeRafael R. ValcárcelRosa Collado CarrascosasentimentosSextante

VEJA TAMBÉM

Literatura indígena para crianças
Maternamente

Literatura indígena para crianças

30 de abril de 2021
'Soul', animação disponível na Disney+
Maternamente

‘Soul’ fala da morte com leveza

23 de abril de 2021

FIQUE POR DENTRO

Keanu Reeves e River Phoenix revivem a Pietà de Michelangelo em 'Garotos de Programa'. Imagem: New Line Cinema / Divulgação.

‘Garotos de Programa’, de Gus Van Sant, é um marco no cinema queer

18 de novembro de 2025
Kevin Bacon encarna Hub Halloran, um caçador a serviço do demônio. Imagem: Amazon Studios / Divulgação.

‘Caçador de Demônios’ falha em sustentar seu próprio enredo

17 de novembro de 2025
Ainda que irregular, romance guarda todas as virtudes que tornaram a autora reconhecida. Imagem: Isadora Arruda / Divulgação.

A presença das faltas em ‘Uma delicada coleção de ausências’

14 de novembro de 2025
Ari Aster encena impasse entre xerife e prefeito em uma pequena cidade no Novo México. Imagem: A24 / Divulgação.

Em ‘Eddington’, Ari Aster retrata o delírio americano em tempos de pandemia

14 de novembro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.