Em fevereiro, até o curitibano mais frio acaba indo se esquentar em meio à multidão dos blocos de carnaval de rua. São os ambientes perfeitos pra se desapegar daquela depressão pós-começo de ano e se preparar pro começo da rotina do dia-a-dia.
Pra quem é carnavalesco e gosta de um agito gratuito – afinal, nossa coluna só fala de evento zero pila -, o texto de hoje fala dos bloquinhos que já estão fazendo barulho na cidade. Vamos falar um pouco de cada um e também dos eventos que eles estão preparando.
Garibaldis e Sacis
Provavelmente um dos blocos de carnaval mais tradicionais de Curitiba. O bloco Garibaldis e Sacis, que já acumula 20 anos de história, se caracteriza por suas vestimentas vermelhas e amarelas, além de um número bastante generoso de integrantes de bateria e foliões.
Quem quer conhecer melhor o bloco, vale a pena dar uma olhada no Facebook deles. O próximo evento de bloquinho na rua acontece na Rua da Cidadania do Bairro Novo, no dia 17 de fevereiro. Uma semana depois, no dia 24, o grupo faz evento lá na Rua Marechal Deodoro.
Segura o CUritiba
Quem quer uma foliazinha sem escrúpulos, os bloquinhos do Bloco Segura o CUritiba são ideais. O agito geralmente inclui um pessoal amplamente fantasiado, vários estilos e batuques, com bastante espaço pra todo mundo se soltar.
O último evento foi no dia 4 de fevereiro, na rua Des. Ermelino de Leão. No Facebook do bloco são postadas informações sobre eventos futuros.
Siri Bloco
Outro bloco que desde 2018 vem fazendo um barulho pelas ruas da cidade, inclusive fora de época. De acordo com a página do grupo no Facebook, a proposta deles é “lateralizar a folia”.
O próximo evento acontece no dia 15 de fevereiro, no Largo da Ordem, nas cercanias do Centro Histórico. A concentração começa às 19 horas, no Cavalo Babão. Pra ficar ligado, acompanhe a página do evento.
Caiu no Cavalo Babão
Um bloquinho pra quem quer curtir uma energia carnavalesca, mas não é muito fã dos batuques clássicos da época. O bloco Caiu no Cavalo Babão tem uma proposta de embalar a galeria aos sons de rock clássico, como Beatles, The Doors, Led Zeppelin etc.
Esse ano já teve dois eventos do bloco, mas ainda não há um marcado para o futuro. Vale a pena ficar ligado na página deles pra acompanhar.
Ela Pode. Ela vai
Um dos blocos de carnaval que reflete a necessidade de diversos grupos de ocupar espaços que, muitas vezes, não têm suas portas abertas muito facilmente. E ainda bem que existe essa galera que briga pelo seu lugar, não é?
Acima de tudo, o Ela Pode. Ela vai demonstra ser um bloco engajado, que leva uma mensagem além da simples diversão.
Os dois últimos eventos foram realizados na Praça da Mulher Nua, no Centro de Curitiba. Vale a pena ficar de olho na página do Bloco pra acompanhar as próximas atrações.
Fui Pará
Um bloco que não parece nem um pouco amador. O Fui Pará leva uns batuques por várias cidades do Brasil. Não apenas Curitiba, também São Paulo, Recife, Florianópolis, Blumenau e outras cidades já puderam curtir o agito deles. Não à toa, o grupo conta com apoio do Projeto de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba.
Desde 2017, quando nasceu na capital paranaense, o Fui Pará já realizou mais de 50 eventos, levando parte da cultura paraense para diversos foliões do Brasil.
Para quem prioriza eventos em locais abertos, para curtir o céu e a brisa noturna, talvez o Fui Pará não seja a melhor opção, já que ele realiza várias edições em locais fechados.
O próximo evento, por exemplo, acontece no Carcará Bar, no dia 10 de fevereiro.
Os blocos de carnaval geralmente não precisam mais de uma página de Facebook para fazer uma divulgação bacana. Por isso, quem quer ficar ligado de tudo o que acontece, a melhor ideia é acompanhar os eventos nas redes sociais mesmo.
Quem tem carne de carnaval mesmo, certamente vai ter que o curtir aqui na capital paranaense.